SpaceX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde dezembro de 2012). Ajude e colabore com a tradução.
A sede da SpaceX, em Hawthorne, na Califórnia.

A Space Exploration Technologies Corporation, ou simplesmente SpaceX, é uma empresa de transporte espacial dos Estados Unidos, sediada em Hawthorne, na Califórnia.

Ela foi fundada em 2002 por Elon Musk, cofundador da PayPal, e sua sede, ficava originalmente em El Segundo, na Califórnia.

A SpaceX desenvolveu os veículos lançadores: Falcon 1 e Falcon 9, projetados desde o início como foguetes modulares e reutilizáveis. Ela desenvolveu também a espaçonave Dragon, a ser colocada em órbita usando o foguete Falcon 9.

Em 2006, a NASA concedeu a SpaceX um contrato para que ela fizesse parte do Commercial Orbital Transportation Services (COTS), com a finalidade de projetar e demonstrar um sistema de lançamento capaz de reabastecer a Estação Espacial Internacional.

Para manter os custos baixos, a SpaceX projeta, testa e fabrica a maioria dos componentes que usa nas suas próprias dependências, incluindo os motores Merlin, Kestrel e Draco.

Em 25 de Maio de 2012, a SpaceX fez história ao realizar o primeiro voo privado de reabastecimento da Estação Espacial Internacional.

Falcon 1[editar | editar código-fonte]

É um foguete pequeno e parcialmente reutilizável capaz de colocar centenas de quilogramas na baixa órbita terrestre. Também funciona como uma plataforma de testes para desenvolver novos conceitos e componentes para serem utilizados no Falcon 9, que será maior.

Falcon 9[editar | editar código-fonte]

Em 8 de setembro de 2005, a SpaceX anunciou o desenvolvimento do foguete Falcon 9, que possuirá nove motores Merlin no seu primeiro estágio.

No dia 8 de dezembro de 2010, o foguete Falcon 9 lançou a capsula Dragon que retornou em segurança pousando no Oceano Pacífico no mesmo dia, menos de quatro horas após o seu lançamento. O foguete foi lançado de Cabo Canaveral e foi a primeira vez que uma empresa privada enviou uma nave para a órbita terrestre e depois trouxe de volta para a terra.[1]

Em 22 de maio de 2012 o foguete lançou a cápsula Dragon, após uma tentativa em 19 de maio de 2012. [2] A cápsula foi capturada pelo braço robótico Canadarm2, atingindo com sucesso o objetivo de ser o primeiro voo privado para a Estação Espacial Internacional.[3]

Dragon[editar | editar código-fonte]

A Dragon SpaceX, é uma capsula desenvolvida pela SpaceX com a função de levar carga ou tripulação para a órbita terrestre. Mais especificamente, num primeiro momento, para a Estação Espacial Internacional.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Folha.com, Cápsula de carga privada vai ao espaço e volta à Terra pousando no oceano Pacífico, 08/12/2010 às 18h00.
  2. Primeiro voo privado para Estação Espacial está em órbita
  3. Cápsula não tripulada Dragon da SpaceX chegou à Estação Espacial Internacional
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.