Space Generation Advisory Council

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Space Generation Advisory Council (em português: "Conselho Consultivo Geração do Espaço", ou simplesmente SGAC) é uma organização não-governamental que "visa incluir os pontos de vista e a voz de estudantes e jovens profissionais às Nações Unidas, agências espaciais e outras organizações", em apoio ao Programa das Nações Unidas em Aplicações Espaciais

Concebido na UNISPACE-III, o SGAC tem status permanente de observador no Comitê de Uso Pacífico do Espaço da Organização das Nações Unidas e busca desenvolver um conjunto pragmático de conselhos aos tomadores de decisão no campo da Política Espacial, levando em consideração os interesses de estudantes e jovens profissionais, de modo geral entre 18-35 anos de idade, com empenho na exploração do espaço exterior.

Conduz várias iniciativas em Política Espacial e Educação Espacial, fóruns e grupos de trabalho nos mais diversos temas como: segurança, mudanças climáticas e tecnologia espacial, uso de dados espaciais para benefício da humanidade, mover asteróides próximos à Terra que podem ameaçar determinada população com possível impacto, visão para os próximos 50 anos de atividade espacial, exploração da Lua e de Marte, desastres naturais e muito mais. Envolvendo a juventude e proporcionando um perfeito ambiente para novas conexões, amizades, projetos e network em geral.

Possui um sistema de troca de mensagens através do "talk" (talk@spacegeneration.org) onde os membros participantes podem além de muito aprender através de e-mails vindos de todo mundo (diferentes culturas, abordagens, realidades de desenvolvimento), fazendo suas vozes serem ouvidas, tecendo comentários, sugestões, compartilhando eventos etc.

Possui escritório central em Viena, Áustria, junto ao Instituto Europeu de Política Espacial European Space Policy Institute (ESPI). Todo ano organiza também o Space Generation Congress que é realizado junto ao International Astronautical Congress.

Links Relacionados[editar | editar código-fonte]