Space Invaders

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Space Invaders
Produtora(s) Taito Corporation
Editora(s) Midway Games
Projetista(s) Tomohiro Nishikado
Plataforma(s) Arcade
Lançamento
  • JP junho de 1978
  • AN julho 1978
  • PAL 1978
Gênero(s) Shoot 'em up
Sistema Taito 8080
Gabinete Vertical, cocktail
CPU 880 @ 2 MHz
Som SN76477 @ 1.9968 MHz
Vídeo Fujitsu MB14241, raster monocromático, orientação vertical.
Resolução 224×256

Space Invaders (スペースインベーダー Supēsu Inbēdā?) é um jogo de videogame de arcade desenhado por Tomohiro Nishikado e lançado em 1978. Foi originalmente construído pela Taito Corporation e um tempo depois foi licenciado para produção nos Estados Unidos pela Midway Games. Space Invaders foi um dos primeiros jogos de tiro com gráfico bidimensional. O objetivo é destruir ondas de naves com uma espaçonave humana para ganhar o maior número de pontos possível. Para construir o jogo, Nishikado se inspirou na mídia popular, como A Guerra dos Mundos e Star Wars.

Apesar de seus controles simples comparados com os jogos de hoje, este jogo ajudou a expandir a indústria de video game para uma indústria mundial. Quando o jogo foi primeiramente lançado, ele fez muito sucesso virando popular.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Em Space Invaders o jogador controla os movimentos da arma "Laser Base", um canhão laser que se movimento na parte inferior da tela. Da parte superior marcham em direção ao canhão aliens organizados em linhas. O objetivo do jogador é evitar que os aliens atinjam a parte inferior da tela, para essa tarefa o canhão possui munição infinita para atirar. Ao acertar e destruir um número grande aliens os restantes começam a marchar mais rapidamente em direção ao jogador. Quando o jogador elimina todos os aliens uma nova formação é montada agora iniciando uma linha abaixo da formação anterior. Ocasionalmente uma nave surge voando na parte superior da tela e dá ao jogador pontos extras quando atingida.

Segundo Toshihiro Nishikado, designer do jogo, os aliens são inspirados na descrição dos invasores do romance A Guerra dos Mundos, do escritor Herbert George Wells.[carece de fontes?] "Na história, os aliens se parecem com polvos. Eu desenhei o primeiro bitmap baseado nessa ideia, depois criei outros aliens parecidos com criaturas marinhas, como lulas e caranguejos." disse Nishikado.[carece de fontes?] O designer também contou que a ideia inicial eram fazer os inimigos como aviões mas isso não foi possível devido as dificuldades técnicas da época.[carece de fontes?] Nishikado também se mostrou contrário a ideia de colocar seres humanos como inimigos por considerar moralmente incorreto fazer os jogadores atirarem em imagens humanas.[carece de fontes?]

Nas primeiras versões do arcade em 1978, o jogo se passava em uma tela em "reverso" na parte inferior do gabinete e refletido na forma correta em espelhos dentro do arcade, onde também se encontravam desenhos ao fundo. Com a ajuda da iluminação interna, todo este conjunto dava um efeito tridimensional ao jogo. Tinha-se a ilusão de os gráficos estarem flutuando. Estes efeitos não mais foram observados nas versões futuras deste jogo e outros games.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Space Invaders foi um sucesso e gerou centenas de milhões de dólares, não só para os desenvolvedores mas também para outras empresas que imitaram a fórmula de sucesso do jogo. A jogabilidade foi muito inovadora na época. Antes a maioria dos jogos tinha um tempo para acabar, já em Space Invaders o jogo só acabava quando o jogador perdesse suas três vidas, com isso a duração do jogo ficava nas mãos da habilidade dos jogadores.

O jogo foi o primeiro arcade a ser convertido para o console Atari 2600, sendo um sucesso imediato por não apenas capturar as características do jogo original mas também por adicionar novas versões de jogo. Posteriormente foram lançadas versões para Atari 5200, MSX, NES e Colecovision. Clones de Space Invaders podem ser encontrados em qualquer videogame moderno, internet e até mesmo em celulares.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Space Invaders

A IGN colocou o jogo na sua lista de dez jogos mais influentes de todos os tempos.[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.