Space Jockey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Space Jockey é o apelido dado a um tipo de extraterrestre da série Alien dos filmes e jogos, aparecendo pela primeira vez em Alien - O Oitavo Passageiro (1979). As origens da espécie são exploradas no filme Prometheus (2012), onde um ser chamado Engenheiro acaba sendo fecundado por um ser recém parido por uma humana contaminada, e de dentro das entranhas do engenheiro surge o primeiro Space Jockey.

Aparições[editar | editar código-fonte]

O Space Jockey é descoberto em Alien - O Oitavo Passageiro, quando a nave comercial Nostromo visita o planeta LV-426 para investigar um sinal desconhecido. A tripulação encontra uma nave espacial que caiu com seu piloto fossilizado - o Space Jockey. Estranhamente não há qualquer vestígio do Alien que nasceu a partir do Space Jockey.

A nave abandonada contém milhares de ovos alienígenas. Ridley Scott sugere no seu comentário do DVD que a nave Jockey foi uma "bomba" de ovos aliens que poderiam eliminar um planeta inimigo. Segundo James Cameron, diretor de Aliens, a nave levava os ovos alienígenas e foram infectados pela carga, a nave desembarcou em LV-426 e Space Jockey começou a transmitir o sinal de aviso.

Na novelização de Alien por Alan Dean Foster, Ash descreve que o povo de Space Jockey como nobre e espera que a humanidade irá encontrá-los em circunstâncias mais agradáveis. Ele também afirma que eles eram maiores, mais forte e possivelmente mais inteligentes que os seres humanos. Foster afirma na novelização que Jockey estava tentando alertar os humanos para ficarem longe dos Aliens.

Nos quadrinhos de Alien pela Dark Horse Comics por Mark Verheiden, um Space Jockey surge 15 anos depois dos eventos de Aliens em LV-426. Depois de salvar alguns humanos dos Aliens, é revelado que ele quer exterminar ou escravizar a humanidade, com direito a terraformar o planeta Terra para ter um clima mais frio similar ao de LV-426.

No filme Aliens vs. Predator: Requiem (2007), o capacete de um Space Jockey é visto na nave do Predador.

Em 2012, Scott resolveu explorar a origem do Space Jockey em Prometheus. No filme, é revelado que a espécie é humanoide, e um de seus habitantes foi a origem da vida na Terra ao se sacrificar e ter suas partículas orgânicas misturadas à água. Esse fato faz os personagens do filme referirem à espécie como "Engenheiros". No filme, uma expedição da nave Prometheus chega a lua de um planeta distante, chamada LV-223, seguindo um "mapa estelar" feito por diversas civilizações antigas. No planeta se encontra uma nave similar à que os tripulantes da Nostromo encontrariam em Alien, carregando urnas cheias de um líquido mutagênico e com um dos tripulantes ainda vivo. Porém a protagonista Elizabeth Shaw descobriu que os Engenheiros querem a extinção da raça humana, por isso sua nave é derrubada pela Prometheus. Mais tarde o Space Jockey tenta matar Shaw, mas é atacado por um ser que o incuba com um proto-Alien.