Spaghetti alla puttanesca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Spaghetti a la Puttanesca

O 'Spaghetti alla Puttanesca é um prato elaborado com massa e com um molho denominado sugo alla puttanesca.

Origens[editar | editar código-fonte]

A origem deste prato é incerta, estando sujeito a debate entre os peritos em culinária, mas sem dados conclusivos. No entanto, o próprio nome pode fornecer uma pista.

São dadas em conta várias as origens do molho, mas é provável que datam de meados do século XX. A referência impressa mais adiantada deste prato, como identificado pelo "Grande dizionario della lingua italiana", é a novela de Raffaele La Capria: "Ferito a Morte" datada de 1961, que se refere ao "spaghetti alla puttanesca come li fanno a Siracusa" (espaguete à puttanesca como feito em Siracusa).[1]

De acordo com a união profissional de fabricantes italianos de pasta, o molho tornou-se popular nos anos 60.[2]

Ingredientes[editar | editar código-fonte]

Os ingredientes para o sugo alla puttanesca são relativamente fáceis de obter, e são tipicamente mediterrânicos. Coloca-se azeite extra-virgem numa frigideira. Adiciona-se alho finamente cortado (às vezes com cebola), peperoncino (um tipo de pimento picante seco) e anchovas esmagadas. Podem também juntar-se atum e cogumelos para mais variedade. Juntam-se os tomates e quando o molho ferve juntam-se as alcaparras picadas e as azeitonas pretas. De seguida procede-se à redução do molho sob fogo forte. Para terminar pode-se agregar salsa ou manjericão picados.

Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. The dictionary entry is cited in Jeremy Parzen, ‘The origins of Sugo alla puttanesca?’, Do Bianchi, 13 January 2008.
  2. Sughi d’Italia: 1000 anni di pasta, 1000 anni di condimenti’, Unione Industriali Pastai Italiani.