SpamAssassin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde maio de 2011).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

SpamAssassin é um programa de computador licenciado através da licença Apache e utilizado como filtro de spam enviado através de mensagem eletrônica.

O filtro SpamAssassin (versão 3.x) funciona dando uma pontuação a cada mensagem que entra, baseado em diferentes "testes" que faz analisando todo o conteúdo da mensagem. De acordo com esta análise, ele acrescenta cabeçalhos na mensagem que informam o seu "nível de spam", e os testes nos quais ela caiu. Em particular, a mensagem recebe uma pontuação ("score").

Se o score fica acima de certo limite (5 por default), a mensagem é colocada num arquivo chamado "bulk" dentro da pasta "mail" do usuário. Portanto, será colocada em mail/bulk. Mas, se a mensagem tem um score muito alto (14 por default), ela é colocada no arquivo mail/SPAM. Agora, se o score for inferior a 5, a mensagem é deixada na pasta usual (Inbox).

Portanto, a idéia é que não seremos mais incomodados pelo SPAM chegando constantemente a Caixa de Entrada. Porém, periodicamente, precisamos revisar a pasta SPAM para ver se não tem nela alguma mensagem que não seja SPAM e apagar as restantes. Do mesmo modo, precisamos revisar a pasta SPAM, só que desta vez uma olhadinha rápida será suficiente: é muito difícil uma mensagem que não seja SPAM ir para a pasta SPAM.

O arquivo .spamassassin/user_prefs[editar | editar código-fonte]

Neste arquivo é onde o usuário pode mudar as configurações default do SpamAssassin. Isto é importante para melhorar, e muito, a performance do filtro. Para entender a fundo a configuração, pode executar o comando "man Mail::SpamAssassin::Conf" em qualquer máquina UNIX e obterá a informação completa.

Este arquivo possui várias partes (as linhas que começam com "#" são ignoradas pelo SpamAssassin, sendo simples comentários para o usuário). Entre elas:

  • required_score: o score default para uma mensagem ser considerada SPAM. Em particular, colocando 1000 como required_score deshabilita o SpamAssassin. Obs: NÃO cair na tentação de baixar muito este número, pois então mensagens não SPAM poderão cair nas pastas SPAM(s)!!
  • ok_languages: Trocar "all" pelos idiomas nos quais o usuário recebe mensagens. Por exemplo, eu tenho configurado para considerar como SPAM as mensagens que não sejam em português, inglês, francês ou espanhol:
ok_languages      pt en fr es

Dentro do comando "man Mail::SpamAssassin::Conf" encontrarão a lista das iniciais de todos os idiomas.

  • ok_locales: Para os usuários ocidentais, trocar "all" por "en". Eu tenho assim:
ok_locales        en
  • blacklist_from e whitelist_from: Aqui o usuário pode colocar endereços de mensagens que são consideradas SPAM periodicamente quando não deveria (whitelist_from) ou, ao contrário, que são consideradas não SPAM periodicamente quando deveriam ser consideradas SPAM (blacklist_from). Tem exemplos no próprio arquivo (tirar o "#" no começo da linha que acrescentarem).

Vários "score", que modificam a pontuação padrão dos testes. Aqui o usuário deve ajustar quando veja que mensagens estão sendo filtradas em forma incorreta: o SpamAssassin acrescenta cabeçalhos na mensagem que informam em quais testes ela caiu e qual a pontuação de cada teste.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]