Spanair

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Spanair
IATA JK
ICAO JKK
Indicativo de chamada Spanair
Fundada em 1988
Encerrou atividades em 27 de Janeiro de 2012
Principais centros
de operações
Aeroporto de Barcelona
Outros centros
de operações
Aeroporto Internacional Son Sant Joan International
Aeroporto Internacional de Barajas
Programa de milhagem Spanair Plus
Serviço VIP Sala VIP
Aliança comercial ex-membro Star Alliance
Frota 45
Destinos 26
Sede Espanha Barcelona, Espanha
Pessoas importantes Ferran Soriano
Sítio oficial www.spanair.com

A Spanair foi uma linha aérea da Espanha. Era membro Star Alliance até sua falência. Voava para seis países na Europa. Sem contar com aviões de longo alcance ("long haul"). Operou algumas aeronaves Boeing 767, por meio de um leasing da Lauda Air, entre os anos 90 e início dos 2000.

Frota Aérea

Até Junho de 2009:

Em Março de 2009, a Aerolíneas de Baleares (AeBal) desvinculou-se da Spanair recentemente. Assim, sua frota não mais se inclui na lista da mesma. A designação actual é Quantum Air.

Acidente

O Voo Spainair 5022 partiu do Aeroporto Internacional de Barajas no dia 20 de agosto de 2008 com destino à Las Palmas nas Ilhas Canárias com 173 passageiros à bordo. O Voo era operado por um McDonnell Douglas MD-90 pintado nas cores da Star Alliance. O avião taxiou para a pista 35L onde iniciou a corrida de Decolagem. Durante a subida o flap direito apresentou problemas o que desestabilisou o avião fazendo com que ele entrasse em contato com o solo já fora do eixo central da pista. Nesse choque, o motor direito pegou fogo e afumaça se espalhou pela cabine. A aeronave voltou a voar porém completamente desestabilizada jingou fortemente para a direita e se chocou com o solo, explodindo.O Voo havia sido atrasado devido a um pouso de emergencia da aeronave durante a primeira decolagem do vôo. Foi considerado o maior acidente aéreo da Espanha nos últimos dez anos.

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.