Spartacus: Blood and Sand

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Spartacus: Blood and Sand
Spartacus: Sangue e Arena (PT)
Spartacus: Sangue e Areia / Spartacus: Viva o Pecado (FX Brasil) (BR)
Informação geral
Formato Série
Gênero Ação
Drama
Aventura
Duração 50 minutos aprox.
Criador(es) Steven S. DeKnight
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Câmera Multicâmera
Alta definição
Compositor da música tema Joseph LoDuca
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Starz
Transmissão original Estados Unidos 22 de Janeiro de 2010
Brasil 2010– presente
Nº de temporadas 2
Nº de episódios 13 (Lista de episódios)
Cronologia
Último
Último
Spartacus: Vengeance
Próximo
Próximo
Programas relacionados Spartacus: Gods of the Arena Spartacus: Vengeance Spartacus: War of the Damned

Spartacus: Blood and Sand (Spartacus: Sangue e Areia[1] no DVD e Spartacus: Viva o Pecado[2] no FX Brasil (título no Brasil) ou Spartacus: Sangue e Arena[3] (título em Portugal)) é uma série da Starz (produtora de Party Down) estreado em janeiro de 2010. No Brasil, é exibida pelo canal Globosat HD, na TV paga, e pela TV Record, na TV aberta, desde 5 de janeiro de 2014. A série é focada em Spartacus, o famoso escravo que se tornou gladiador e liderou a mais célebre revolução da Roma Antiga. Sua história foi narrada em diversos livros, filmes, jogos e foi imortalizada pelo cineasta Stanley Kubrick em seu filme estrelado por Kirk Douglas. Agora, é a vez dos produtores Joshua Donen e Sam Raimi (diretor da trilogia Homem Aranha) contarem a jornada do ícone histórico na série Spartacus: Blood and Sand.

Foi filmada na Nova Zelândia, local onde Raimi trabalhou nas sua produções anteriores, Hercules: The Legendary Journeys e Xena: A Princesa Guerreira, e apresenta uma estética reminiscente do filme 300.

Para tentar contornar os problemas que envolvem uma adaptação histórica, os produtores optaram por tomar liberdades para contar o enredo da série. Desta forma, a trama acompanha o soldado trácio Spartacus (Andy Whitfield) que é sentenciado à morte numa arena após desafiar o comando de Claudius Glaber (Craig Parker, O Senhor dos Anéis). Como previsto por Spartacus (e ignorado por Glaber), a vila onde vivia o trácio é atacada por bárbaros, e não há nenhum romano ou homem por perto para defendê-la. Num ato de rebeldia Spartacus retorna para casa e salva sua esposa da morte certa, fugindo com ela logo após, temendo a represália de Glaber. Mas esta não demora. Spartacus é capturado e levado como escravo, tal como Sura, sua esposa, que é separada dele e vendida a mercadores sírios. Ao ser jogado à morte na arena para a diversão da plebe, ele surpreende a todos e vence a disputa, matando quatro gladiadores, demonstrando que não irá morrer enquanto não reencontrar sua esposa. Depois do "show", Spartacus é comprado por Batiatus (John Hannah, da trilogia A Múmia), que pretende lucrar com seu novo escravo e colocando-o nos combates de arenas. No entanto, o treinador de gladiadores Doctore (Peter Mensah, 300), desaprova a ideia de ter Spartacus como um gladiador, uma vez que ele é movido pela vingança. Em vários episódios que seguem é enfatizada a força de vontade que Sura inspira em Spartacus, dando-lhe forças para enfrentar os horrores a que é submetido por não querer seguir as ordens de seu novo Dominus.

Spartacus: Blood and Sand, que ainda traz Lucy Lawless (Xena) em seu elenco, promete 13 episódios repletos de ação, sangue e luxúria. Ainda promete ter cenas de sexo nunca antes produzidas na TV. Antes mesmo de sua premiere, Spartacus já mostrou que veio para ficar e para a surpresa de muitos, foi renovada para uma segunda temporada, que deverá se chamar Spartacus: Vengeance. A renovação foi anunciada recentemente e demonstra que o canal está realmente a apostar na série.

A série teve inúmeras cenas de sexo. A produção decidiu exibir a nudez sem censura, o que ganhou grande receptividade do público, apesar de ser aconselhada somente ao público adulto. Manu Bennett, que interpreta Crixus, um guerreiro anti-herói e inimigo de Spartacus, encenou inúmeras cenas de sexo e também chegou a aparecer em pleno nu frontal.

Andy Whitfield, a estrela de Spartacus: Blood and Sand, foi diagnosticado com Linfoma não-Hodgkin, um tipo de cancro que abrange mais de 20 variações de tumores, todos considerados malignos. Apesar das informações de que o ator já estaria praticamente curado, foi divulgado, que Andy foi aconselhado por seus médicos a retornar imediatamente ao intensivo tratamento contra o cancro. Como resultado, ele não deveria voltar para a segunda temporada de Spartacus, programada para ir ao ar em Setembro de 2011. "Agora, nós só queremos estender a nossa preocupação e nosso apoio para Andy e sua família", disse Carmi Zlotnik. "Vamos reprogramar nossos planos até o momento certo." Porém, Andy acabaria por morrer no dia 11 de setembro de 2011.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.

Exibição no Brasil[editar | editar código-fonte]

A partir do dia 7 de agosto de 2011, o Canal FX Brasil começou a exibir a primeira temporada de Spartacus: Viva o Pecado.[4]

Em 5 de janeiro de 2014, a estreou na TV aberta, pela Rede Record. No início, causou polêmica o fato da emissora não exibir sangue e sexo, característica da série, o que provocou comentários negativos por parte do público e da imprensa[5] [6] [7] [8] que, a princípio, disse que o canal cortou essas cenas, o que foi desmentindo. A rede afirmou que "foi exibida a versão oferecida pela distribuidora para a televisão aberta". A empresa que distribui Spartacus no Brasil disse que a Starz produziu um corte soft da série para a TV aberta, com menos sexo e violência.[9]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Intérprete Personagem
Andy Whitfield Spartacus
Manu Bennett Crixus
Peter Mensah Onemaeus
Craig Parker Gaius Claudius Glaber
John Hannah Quintus Batiatus
Lucy Lawless Lucretia
Viva Bianca Ilithyia
Katrina Law Mira
Jai Courtney Varro
Antonio Te Maioho Barca
Eka Darville Pietros
Nick E. Tarabay Ashur
Erin Cummings Sura
Lesley-Ann Brandt Naevia

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Estreia original Estreia no Brasil Estreia em Portugal
1 13 22 de Janeiro de 2010 - 16 de Abril de 2010 7 de Agosto de 2011 - 30 de outubro de 2011 22 de Maio de 2011[10]

1ª Temporada: 2010[editar | editar código-fonte]

# Título Estreia EUA Estreia no Brasil Cód. de produção
1 "A Serpente Vermelha"
"The Red Serpent"
22 de janeiro de 2010 7 de agosto de 2011 101
2 "Juramento do Gladiador"
"Sacramentum Gladiatorum"
29 de janeiro de 2010 14 de agosto de 2011 102
3 "Lendas"
"Legends"
5 de fevereiro de 2010 21 de agosto de 2011 103
4 "A coisa no poço"
"The Thing in the Pit"
12 de fevereiro de 2010 28 de agosto de 2011 104
5 "Sombra de Jogos"
"Shadow Games"
19 de fevereiro de 2010 4 de setembro de 2011 105
6 "Coisas Delicadas"
"Delicate Things"
26 de fevereiro de 2010 11 de setembro de 2011 106
7 "Grandes Infelicidades"
"Great And Unfortunate Things"
5 de março de 2010 18 de setembro de 2011 107
8 "Marca da Fraternidade"
"Mark of the Brotherhood"
12 de março de 2010 25 de setembro de 2011 108
9 "Prostituta"
"Whore"
19 de março de 2010 2 de outubro de 2011 109
10 "Partido de favores"
"Party Favors"
26 de março de 2010 9 de outubro de 2011 110
11 "Velhas feridas"
"Old Wounds"
2 de abril de 2010 16 de outubro de 2011 111
12 "Apocalipse"
"Revelations"
9 de abril de 2010 23 de outubro de 2011 112
13 "Mate a todos"
"Kill Them All"
16 de abril de 2010 30 de outubro de 2011 113

Prequela[editar | editar código-fonte]

Uma minissérie e pré série foi encomendada, estreou a 21 de Janeiro de 2011, com o nome de Spartacus: Gods of the Arena. A série segue o personagem Gannicus (Dustin Clare), o primeiro gladiador a se tornar Campeão de Capua. O elenco e personagens foram reprisados da série original, incluindo, Lucy Lawless como Lucretia, John Hannah como Batiatus, Peter Mensah como Oenomaus, e Manu Bennett como Crixus. Andy Whitfield fez uma pequena aparição como Spartacus. A minissérie tem 6 episódios que se passam um ano antes da chegada de Spartacus.

Sequências[editar | editar código-fonte]

A sequência direta da primeira temporada foi ao ar em 2012 sob o nome Spartacus: Vengeance, se passando após a rebelião e fuga dos gladiadores da casa de Batiatus. A série teve 10 episódios e Spartacus foi interpretado por Liam McIntyre.

A terceira e última sequência, intitulada Spartacus: War of the Damned, encerrou a saga do personagem Spartacus em 2013. Nessa parte da hitória é narrada a batalha entre o exército de ex-gladiadores liderados por Spartacus e os soldados romanos. A série teve 10 episódios e Spartacus foi interpretado novamente por Liam McIntyre.

Videogame[editar | editar código-fonte]

O sucesso da série fez com que fosse lançado em maio de 2013 um jogo grátis, para download na Xbox Live e na PlayStation Network. O jogo intitulado "Spartacus Legends" é distribuído pela Ubisoft.

Referências

Sequências[editar | editar código-fonte]

Além da prequela a série ganhou mais 2 temporadas que encerram a história, sendo a segunda temporada Spartacus: Vengeance em 2012 e a terceira e última temporada Spartacus: War of the Damned em 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]