Speed Racer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Speed Racer
マッハGoGoGo
(Mahha GōGōGō)
Gênero Ação, Corrida, Shonen
Mangá
Speed Racer: Mach GoGoGo
Autor Tatsuo Yoshida
Editora(s) Japão Shueisha, Sun Wide Comics, Fusosha
Editora(s)
lusófonas(s)
Brasil Conrad Editora
Brasil Editora Abril
Brasil NewPOP Editora[1] [2] [3]
Revista Shōnen Book
Público-alvo Shōnen
Data de publicação Junho de 1966 – Maio de 1968
Volumes 2
Mangá
Mach Go Go Go!
Autor Toshio Tanigami
Editora(s) Shogakukan
Revista CoroCoro Comic
Público-alvo Kodomo
Data de publicação Janeiro de 1997 – Outubro de 1997
Volumes 2
Anime
Mach GoGoGo
Direção Hiroshi Sasagawa
Estúdio Tatsunoko Productions
Exibição original 2 de abril de 1967 – 3 de março de 1968
Emissoras de TV JapãoTV Fuji
Emissoras lusófonas Brasil TV Tupi
Brasil Rede Globo
Brasil MTV Brasil
Brasil Rede Record
Brasil Cartoon Network Brasil
Brasil Rede Brasil
Nº de episódios 52
Anime
Speed Racer X
Direção Hiroshi Sasagawa
Estúdio Tatsunoko Productions
Exibição original 9 de janeiro de 1997 – 10 de setembro de 1997
Emissoras de TV Japão TV Tokyo
Emissoras lusófonas Brasil Cartoon Network Brasil
Nº de episódios 34[4]
Quadrinhos em inglês

  • Speed Racer (NOW Comics)
  • Racer X (NOW Comics)
  • Speed Racer: Chronicles of the Racer
  • The New Adventures of Speed Racer
  • Speed Racer: Born to Race
  • Racer X (Tommy Yune prequel)
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Speed Racer, conhecido como Mach Go Go Go (マッハGoGoGo, Mahha Gō Gō Gō?) no Japão, é um mangá dos anos 1960, criado por Tatsuo Yoshida sobre corridas de automóveis. Speed Racer (nome dado na adaptação Norte Americana do anime, que nunca diz o nome original Go Mifune), um jovem e audaz piloto de corrida de 18 anos, dirige o carro Mach 5, criado por seu pai (Pops Racer) e vive diversas aventuras dentro e fora das corridas. Um produto típico dos anos 1960, é inspirada nos filmes Viva Las Vegas, protagonizado por Elvis Presley e 007 Contra Goldfinger[5] .

O sobrenome Mifune é uma homenagem ao ator japonês Toshiro Mifune, protagonista do filme Os Sete Samurais[6] .

O desenho é muito conhecido pela sua canção tema e pela ótima trilha sonora, que tocava ao fundo e tornava ainda mais emocionantes as corridas em que o piloto Speed participava, sempre repletas de acidentes espetaculares e "golpes sujos" dos participantes, tais como seus mais célebres rivais, a "Equipe Acrobática" e o "Carro Mamute". As corridas eram em locais inusitados, como selvas, desertos e até uma realizada dentro de um vulcão.

O filme Speed Racer - Filme foi lançado em 9 de Maio de 2008 um filme em Live-action (com atores reais), baseados na história original. Ele é dirigido pelos "irmãos Wachowski".

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Speed Racer (Go Mifune)- Está sempre disposto a lutar pela justiça e por seus amigos e sonha em torna-se o Campeão do Mundo.
  • Corredor X (The Masked Racer) (Fukumen Rēsā?), o corredor mascarado (Racer-X, ou Corredor-X, no Brasil) - Na verdade ele é Rex (Kenichi Mifune), o irmão mais velho de Speed. Certo dia, pegou escondido o carro de corrida de Pops Racer e foi disputar uma prova. Mostrou grande audácia e velocidade ao volante, ultrapassou todos corredores e a alguns metros de distância da linha de chegada, sofreu um acidente. Pops discutiu com Rex, que não queria que seu filho voltasse às pistas, Furioso, Rex fugiu de casa e nunca mais voltou nem deu notícias. Anos mais tarde, reaparece, já como o misterioso Corredor X, mas ninguém sabe sua identidade secreta e tornou-se agente secreto da Interpol.
  • Gorducho (Kurio Mifune) - o irmão mais novo de Speed, com 7 anos de idade, junto com Zequinha (Chim Chim em inglês, ou Sanpei em japonês), seu macaco de estimação, estão sempre presentes nas aventuras, normalmente escondidos no porta-malas do Mach 5. Sempre aparecem em situações cômicas, mas também como a "arma secreta" de Speed, ajudando-o a se livrar dos apuros, assim como o faz o outro irmão de Speed, o Corredor X.
  • Trixie (Michi Shimura) - É a namorada de Speed (apesar de nunca tê-lo beijado no desenho), tem 18 anos e faz parte da equipe, pilotando o helicóptero que auxilia Speed quando ele se mete em encrencas.
  • Pops Racer (Daisuke Mifune)- É o pai de Speed. Mecânico muito talentoso e expert na criação de carros. Após ser demitido de uma grande empresa de corridas, resolveu montar sua própria equipe e efetivar o seu mais audacioso projeto: a construção do Mach 5.
  • Moms Racer (Aya Mifune) - Ela raramente aparece no anime ou manga e quando aparece possui dialogos limitados.
  • Inspetor Detetive - Inspetor das polícia que sempre solicita a ajuda de Speed em vários casos, e conta com a ajuda dele também. Chegou a ter participação em outra obra de Tatsuo Yoshida, O Judoca.
  • Sparky (Sabu) - É mecânico faz-tudo da equipe, sempre tentando evitar que Speed se dê mal tomando decisões precipitadas, tanto dentro como fora das pistas, além de ser um dos melhores amigos de Speed.

Veículos mostrados na série animada[editar | editar código-fonte]

O Mach 5[editar | editar código-fonte]

O Mach 5.

Speed Racer usou o carro na série (conhecida como o "Mach Go", na versão japonesa), uma maravilha tecnológica, contendo diversos acessórios úteis entre seus equipamentos. Gō Mifune/Speed Racer tem acesso a estes apetrechos pressionando botões marcados de "A" a "G" sobre um console no volante do carro. Este conceito único de carro, construído sobre um lustroso e branco chassi, tem um grande "M" vermelho em seu capô, o logotipo da empresa familiar, Mifune Motors (mudado para Racer Motors na versão americana do anime e no filme live action). O carro, de dois lugares, tem seu interior na cor vermelha. Lembra a Berlineta Ferrari Dino e o barulho de seu motor remete a semelhanças com o Ferrari V12

Painel do Mach 5.

O "5" é brasonado em ambas as portas laterais do carro, servindo também como seu número nas corridas. É o quinto carro construído por Pops e denominado "Mach", série desenvolvida para as corridas. Apesar de ser tecnicamente inferior a outros veículos, tais como o Carro Mamute e o GRX, o Mach 5 tende a ganhar mais corridas por conta de sua velocidade e da superior habilidade de condução de seu piloto.

O Mach 5 foi roubado de Speed algumas vezes, uma das quais por Cornpone Blotch onde teve o carro para adicioná-lo ao seu veículo na coleção "Garota Daredevil". No entanto, geralmente Speed consegue recupera-lo no final do episódio. Em um dado ponto, o carro foi reproduzido, em desenhos e modelos e, com as mais diversas funções, por Speed Racer e um especialista, Dr. Nightcall. No entanto, esta réplica, com outras novas funções, que mais tarde iriam inspirar funções do carro em remakes do desenho, entre as quais, os Aero Jacks, utilizado como um substituto para os Auto Jacks (usados para levantar o carro para reparos ou nos saltos, durante as corridas) em Speed Racer X.

Mais tarde, nas adaptações, haveria uma série de "Mach" constituída por outras variantes, como o Mach 4 e Mach 6, além do Mach 1 de Rex Racer e do Mach 5. Estes carros foram introduzidos, posteriormente, nos quadrinhos e nos brinquedos, e apareceram no filme live action.

O Estrela Cadente (Shooting Star em inglês)[editar | editar código-fonte]

O Shooting Star é o carro do Racer-X (Corredor-X, no Brasil), na cor amarelo-vivo, com um pára-choques dianteiro preto, com o número 9 sobre o capô e nas laterais. O motor do carro está localizado na parte de trás e é uma máquina muito ágil, muitas vezes exibindo habilidades semelhantes ou acima às do Mach 5. Muitas de suas características de alta tecnologia permitiram Racer X ficar de olho em Speed Racer, que é seu irmão mais novo. Mais tarde, nos quadrinhos escritos por Tommy Yune, Rex adquire o carro que ele nomeia "Shooting Star" do Príncipe Kabala de Kapetepek. Durante seu treinamento com o líder real, Rex é informado de que é o nono aluno de Kabala, daí o número 9. Rex também desenvolveu outros carros com o número 9 pintado, com esquemas semelhantes e com nomes variados, como "Falling Star (Estrela Cadente)".

Em 2008, na adaptação cinematográfica, o carro aparece, mas seu nome não é mencionado. O carro era o único automóvel realmente construído, além do Mach 5, para o filme, com recursos de armas como metralhadoras montadas acima do cockpit e sob o chassi. Além deste carro, Racer X também dirige um carro construído para as competições no filme, um T-180. Este carro foi intitulado o "Augúrio" no filme e no jogo homônimo. Tal como Racer X da rua sem nome, o carro apresenta um número 9 e é colorido de preto e amarelo com um grande "X" na parte da frente. O T-180 só faz uma aparição no filme, quando Racer X corre para proteger Speed depois que ele rejeitou a oferta da Royalton.

O Carro Mamute[editar | editar código-fonte]

Supostamente a maior veículo de corrida no mundo. Projetado depois de um tempo muito tempo como um caminhão, o mamute, que lembra um trem. O carro é vermelho e é construído principalmente por infames pelo vilão Cruncher. O carro mamute foi construída quase inteiramente de US$ 50.000.000 em ouro roubado em bares. Ao entrar ele em "A corrida mundial sem limites', Cruncher quis transportar o ouro roubado para fora do país. O motor principal do mamute tem 7500 cavalos (5600 kW). Cada roda tem também um motor com 1500 cavalos (1100 kW). No total, o mamute carro é dirigido por 30000 cavalos (22000 kW). É possível viajar a 500 mph (800 km/h), em qualquer tipo de estrada e em qualquer tipo de terreno. Ele tem freios magnéticos, e está a mais de 200 jardas (180 m) de comprimento, tornando o carro mamute um dos carros mais interessantes da série. Foi destruído depois que ela caiu em uma refinaria de petróleo e era derretido em seu original ouro composto pelo intenso calor.

O carro mamute faz uma pequena Cameo, em 2008 o filme na cena onde Cruncher interroga Taejo Togokhan depois que ele resiste Royalton Indústrias na corrida que fixa as empresas. Eles foram interrompidos por Corredor X, que batalha com o mamute e salva Taejo. O carro mamute neste filme é mostrado a ter visão para os seus condutores a atirar para fora do veículo, tal como na série original, e é mostrado ao fogo mísseis a partir de sua mira.

O carro mamute também faz uma aparição junto com o Flash Marker Jr. X3 em Speed Racer: The Next Generation, no segundo e terceiro episódios de "The Fast Track (em português, A pista veloz)" como um programa inimigo do show da pista virtual corrida. Apesar do carro mamute é prestado em CGI após a sua concepção original anime, o carro está faltando a sua churrasqueira e muitos outros detalhes que apareceram no anime original. O carro mamute neste episódio faz o mesmo som, como o fez no anime, feita quando foram transformadas em seus faróis. Ela presta homenagem à série original, usando a sua assinatura em torno de ataque e circunda um rival.

Na verdade, o Carro Mamute é um misto de super-caminhão com um ônibus multiarticulado e ele lembra o motorhome de escuderia da Fórmula 1 usadas na Europa e sua cor vermelha é indiretamente uma alusão a Ferrari e em veiculos como estes as equipes de Fórmula 1 levam carros, peças, equipamentos, computadores, motores, sala de reunião de pilotos e engenheiros e empresários, dormitórios.

O Malange e o X3[editar | editar código-fonte]

O carro Malange era um carro de corrida numerado "3" pilotado pelo corredor Flash Marker. O Malange foi nomeado em homenagem ao cavalo de Napoleão, que salvou sua vida várias vezes em batalhas. O chassi do Malange foi colorido com dois tons de roxo e tinha o motor exposto no seu capô. Durante a "Corrida em Perigo, o Malange, juntamente com Marker, fatalmente foi capturado por membros das três Roses Club.

Desde então, o filho de Flash, Flash Marker Jr., tinha desejado sobre os três Roses Club vingança através da construção de um carro com um lustroso chassi preto marcado "X3". O carro foi conduzido através de controle remoto e um robô simulando o piloto foi colocado no banco do condutor, de radiodifusão as frases "Malange continua a correr" e "Malange está vivo" para assombrar os Três Roses Club. O X3 foi utilizado principalmente para deliberadamente bater fatalmente e matar os filiados com os três Roses Club, deixando um bilhete marcado para assombrar X3 e os Roses Club, mais outros membros que ainda não tenham sido mortos. Speed, que tinha se oferecido para ajudar a polícia, os perseguiu até descobrí-los num trem.

Speed, notando seu robô "condutor", levá-o de volta para a polícia para investigação. Entretanto, Flash Marker Jr. secretamente naufragou e trouxe de volta o carro da pista e formar o seu quadro com substituída uma réplica do original Malange em seu automóvel subterrâneo secreto para se preparar para a próxima corrida em Perigo Pass. Uma vez que é o mesmo carro com o chassis do melange, o carro ainda podem ser controladas remotamente. O novo melange ainda está numerada "3", mas ele tinha a capacidade de ser alteradas através do controle remoto para "X3", tornando os condutores dos Três Roses Club perceber que a nova Malange é na realidade o X3. O carro, pilotado pela irmã de Flash Jr., Lily é controlado por Flash Jr., em seu helicóptero, foi utilizado para fatalmente bate em duas dos Três Roses até que ela foi destruída quando ele perdeu o controle e caiu no final os três dos Roses Club.

A X3 faz um Cameo juntamente com o mamute em Speed Racer Car: The Next Generation como um inimigo de um programa virtual. O carro tem o mesmo desenho que o original X3, mas prestados em forma CGI, tal como acontece com todos os outros carros da corrida nas seqüências. Ela presta homenagem ao original anime a fazer o mesmo sinal sonoro utilizado na antiga série.

O GRX[editar | editar código-fonte]

O GRX era tecnicamente um motor, mas tornou-se mais identificado com o carro dourado em que o motor estava alojado no episódio da série "Carro mais rápido na Terra." O motor foi projetado por Ben Cranem, e foi responsável por colisões e mortes de quatro condutores de testes, incluindo o seu inventor, devido à impossibilidade de condução em altas velocidades. Quando Cranem morreu, o motor GRX foi enterrado com ele, mas Oriana Flub e seus homens recuperam o motor e colocam-no em um elegante carro, dourado e chassi refeito.

Oriana convenceu Speed a testar e conduzir o carro com o GRX e foi pulverizado com um soro especial conhecido como o V-gás usado artificialmente para melhorar seus reflexos. O V-gás provoca o piloto para se tornar extremamente arrojado e se o condutor consumir um composto que contenha água, inviabilizar a sua mentalidade a desenvolver uma forte fobia de velocidade. Tal como os outros motoristas em que foi testado o gás, Speed ficou assustado até mesmo com as mais baixas velocidades. No entanto ele recupera a vontade de correr devido a Pops ajudar na corrida que se seguiu. Até então, o carro tinha um novo piloto, o filho de Cranem, Curly. Curly tomou o V-gás e logo experimentou seus efeitos colaterais. O GRX e seu motor e foram destruídos quando ele fatalmente caiu devido a efeitos secundários do V-gás.

Em 2008, na adaptação cinematográfica, o nome faz uma aparição como um carro desenvolvido pela Royalton Indústrias e conduzido por Jack "Bala de Canhão" Taylor. O carro não se mantém nas histórias anime a partir do seu homólogo, e é redesenhado para a corrida da concorrência do filme. É numerado 66 e colorido de marrom e ouro e foi transformado a partir de um de dois lugares para um único-lugares. No Grande Prêmio de corrida que encerra o filme, o GRX é o principal concorrente de velocidade no Mach 6 e os recursos de uma arma secreta com uma espécie de "lança-gancho" que é ilegal na corrida profissional. Speed utiliza câmeras para monitorar e revelar este dispositivo, que ajudantes, no caso que é construída pelo Inspetor Detetive contra Royalton.

Mach 5: Arsenal[editar | editar código-fonte]

O Mach 5, carro de corrida de Speed, tinha um arsenal de equipamentos que ajudavam Speed a se safar das enrascadas em cada uma de suas aventuras. Em seu volante existe um painel de controle com 7 botões, cada equipamento especial estava relacionado com a letra de seu respectivo botão:

  • A - Macacos Hidráulicos (Autojack): Macaco automático - Originalmente Speed usa para agilizar o pit stop do Mach 5. Mas em movimento faz com que o carro seja catapultado e salte obstáculos. Os macacos automáticos existem em carros de Stock car e Formula Indy Cart (Indy Champ Car) e Indy IRL e outras categorias de automobilismo e em caminhões, mas não é para saltos como na série.
  • B - Pneus Aderentes (Controle de Tração) (Belt Tire (Traction Control)): Cinta que recobre os pneus permitindo andar em terrenos irregulares - Um ensaio de Controle de tração usado atualmente, principalmente nos carros da Fórmula 1 em carros de competição e carros de rua. Na série. Speed utiliza este controle para transferir a potencia do motor de seu carro para as rodas dando melhor potência e tração. É realmente um controle de tração.
  • C - Serras Elétricas (Cutter): Duas serras que aparecem na frente do carro e cortam qualquer obstáculo.
  • D - Escotilha, Defesa de balas (Defenser): Para-Brisa à prova de balas.
  • E- Faróis Dianteiros (Evening Eye): Faróis Super Brilhantes.
  • F - Periscópio (Frogger): Equipamento para dirigir embaixo d´água (Carga de Oxigênio e Periscópio) o Periscópio do Mach 5 lembra as câmeras on board dos carros de corrida e da Fórmula 1.
  • G - Gizmo Robot: Robô mensageiro em forma de pombo que dá a localização exata do Mach 5
  • H - Controle do Gizmo: Se encontra no meio dos assentos, controla os movimentos de Gizmo.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • O Mach 5 de Speed Racer, originalmente um carro japonês, se inspirou em carros da marca italiana Ferrari, em especial a Ferrari Dino, e na série de desenhos originais o Mach 5 exibia ruidos que se assemelhavam ao motor italiano. Dai concluir-se ser um "Mach 5 Ferrari",implicitamente falando para não ter de fazer mershindising à marca italiana. Em toda a série apareceram vários Mach 5:
  • Mach 5-I: é o carro de Speed Racer
  • Mach 5-II: cópia criada pelo Dr. Nitecoll, e ele usava um dispositivo de raios no lugar do pombo robô e podia voar como o carro voador de Scaramanga em "007 contra o Homem com a pistola de ouro".No episódio Mach 5 contra Mach 5
  • Mach 5-III: o Mach 5 ao participar da Corrida Alpina era dotado de aletas (asas) retráteis que faziam com que o Mach 5 saltasse e tivesse estabilidade no voo
  • Mach 5-IV: versão de "as novas Aventuras de Speed Racer" o Mach 5 ganha laterais típicas de carro de Fórmula 1 atual e se torna um monoposto
  • Mach 5-V: na nova série de Speeed Racer, o Mach 5 ganha novo design. lembra carros italianos Ferrari e japoneses como Honda, Mitsubishi e Toyota
  • Mach 6 É usado por Speed Junior, em Speed Racer: Nova Geração. O desenho passa na Nickelodeon.
  • No filme Speed Racer o Mach 6 tem o design dos atuais carros da Fórmula 1
  • Em um dos episódios clássicos do Speed Racer, Speed adapta asas sobressalente para poder voar as montanhas perigosas quando desafiou a Equipe Acrobáticas de Carros na Corrida Alpina.
  • Mach 60 Uma imitação do Mach 6
  • Vários recursos que na época da série eram fantasia no Mach 5, hoje são mais semelhantes à realidade, como os pára-brisas blindados, macaco automático, controle de tração e o joystick entre os bancos que regula o espelho retrovisor externo.
  • Do visual do Mach 5, lembra a frente tubarão adotada nos carros de Fórmula 1 desde 1991 e muitos superesportivos como o McLaren BMW, McLaren Mercedes AMG, Ferrari F40, F50, Enzo e outros superesportivos.
  • O volante do Mach 5 atualmente lembra os volantes dos carros de Fórmula 1 onde os pilotos tem o controle de várias funções do carro como Speed faz, e até em vários carros de rua existem comandos de funções no volante facilitando o trabalho do motorista/piloto.
  • O Carro Mamute também lembra em parte os motorhomes das equipes de Fórmula 1. Lembram as jamantas ou onibus multiarticulados. Ou seja , Caminhões Trucados, ou ônibus articulados normalmente os caminhões das marcas Iveco da FIAT, Volvo e Mercedes Benz e Scania da Europa e a japonesa Mitsubishi

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Nos anos 1970 a Editora Abril publicou HQs do herói. Ao invés do mangá orginal publicou histórias da revista argentina Meteoro publicadas pela Editorial Abril[7] [8] (editora de Cesar Civita, do irmão de Victor Civita da Editora Abril brasileira)[9] , a edição brasileira inclusive possui histórias produzidas por artistas brasileiros[10] .

Em 1994 a Editora Escala editou a HQ "As Novas Aventuras de Speed Racer"[11] inspirada na série animada The New Adventures of Speed Racer produzida no ano anterior inspirada nesta série, produzida nos EUA pela Editora Now Comics[12] Em 2000 a Editora Abril publicou a Mini-Série em 3 edição feita pelo coreano Tommy Yune para Wildstorm[13] .

Em 2002 a Conrad Editora lançou um encadernado com três histórias do mangá original[13] .

Em julho de 2009, a NewPOP Editora lançou o mangá original de forma completa[13] .

Referências

  1. New Pop lançará Speed Racer no Brasil.
  2. http://www.newpop.com.br/
  3. Speed Racer: mangá original chega ao Brasil pela NewPOP Editora.
  4. 作品データベース.
  5. Eric Peter Nash, Frederik L. Schodt. Manga Kamishibai: The Art of Japanese Paper Theater. [S.l.]: Abrams Comicarts, 2009. 081095303X, 9780810953031.
  6. Trish Ledoux, Doug Ranney, Fred Patten. The complete anime guide: Japanese animation film directory & resource guide. [S.l.]: Tiger Mountain Press, 1997. 16 pp. 0964954257, 9780964954250.
  7. Marcelo Naranjo (25/05/2011). Quadrinhos e entrevistas no terceiro número do Almanaque Meteoro Universo HQ.
  8. Oscar Edgardo Vázquez Lucio. Historia del humor gráfico y escrito en la Argentina: 1940-1985. [S.l.]: Editorial Universitaria de Buenos Aires, 1987, 1987. 9789502303468.
  9. Gonçalo Júnior. Companhia das Letras, A guerra dos gibis: a formação do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos, 1933-1964, 2004. ISBN 8535905820
  10. Márcio Baraldi (02/03/2011). Entrevista: Fernando Ikoma Bigorna.net.
  11. As Novas Aventuras de Speed Racer (em português) Guia dos Quadrinhos. Visitado em 05/11/2009.
  12. New Adventures Of Speed Racer (em inglês) site ComicVine. Visitado em 05/11/2009.
  13. a b c Sidney Gusman (29/01/2009). New Pop lançará Speed Racer no Brasil Universo HQ.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]