Adaptações do Homem-Aranha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Spider-Man: Web of Shadows)
Nicholas Hammond vestido como o super-herói

Homem-Aranha é um super-herói da Marvel Comics que foi adaptado para vários mídias como cinema, televisão, teatro, vídeo-games e livros.

Séries de desenhos animados[editar | editar código-fonte]

  • A primeira aparição de Homem Aranha para uma mídia mais popular foi em sua série animada, Spider-Man (1967-1970), notável por sua animação limitada e uma música-tema presente em diversas outras adaptações.
  • Em 1981, mais duas séries animadas, produzidas pelos estúdios da Marvel: Spider-Man (26 episódios), e o mais popular Spider-Man and His Amazing Friends (24 episódios), no qual o herói contracenava com Homem de Gelo e Estrela-de-fogo. Muitas das músicas do segundo programa foram reaproveitadas em outra animação da Marvel, Caverna do Dragão.
  • Spider-Man: The Animated Series (1994-1998) foi uma série animada criada seguindo o sucesso do desenho dos X-Men, e que inclusive contou com breves participações dos personagens de X-Men e os desenhos do Quarteto Fantástico e Homem de Ferro da mesma época, além de diversos outros heróis Marvel. Em contraste à maioria dos desenhos retratando o começo da carreira do herói, neste o Aranha já está estabelecido, sendo um jovem adulto que se forma na faculdade e depois se casa com Mary Jane Watson.
  • Spider-Man Unlimited (1999): série animada de 13 episódios, na qual o Aranha vai parar na Contra-Terra. Essa série é parcialmente inspirada em Homem-Aranha 2099.[1]
  • Spider-Man: The New Animated Series (2003): série animada gerada por computador, de 13 episódios. A continuidade é baseada no filme de Homem-Aranha de 2002.
  • The Spectacular Spider-Man (2008-9): uma animação com forte influência da primeira década de quadrinhos, com o Aranha como adolescente. Planejada para durar cinco temporadas, acabou cancelada antes da terceira por problemas legais entre a Disney, que comprou a Marvel durante a segunda temporada, e a Sony, produtora do desenho e detentora dos direitos de adaptação do Homem-Aranha.[2][3][4]
  • Ultimate Spider-Man (2012-7): Primeira série criada sob a Disney, teve forte tom cartunesco e cômico. Nela Homem-Aranha é recrutado pela S.H.I.E.L.D. para reforçar seu treinamento heroico, e nesse espírito de universo compartilhado a série também teve conexões com as animações contemporâneas Avengers Assemble, Hulk and the Agents of S.M.A.S.H. e Guardians of the Galaxy.
  • Spider-Man (2017-20): Anunciada em outubro de 2016 para substituir Ultimate Spider-Man.[5]
  • Spidey and His Amazing Friends (2021): Com um público-alvo infantil, tem conteúdo mais educativo do que de ação. Além de ser a primeira animação 3D do personagem desde 2003, tem o Homem-Aranha dividindo espaço com Miles Morales e Gwen-Aranha.

Curtas animados[editar | editar código-fonte]

  • Homem-Aranha aparece em Lego Marvel Super Heroes: Maximum Overload, com voz fornecida por Drake Bell.
  • Homem-Aranha aparece em Lego Marvel Super Heroes: Avengers Reassembled com Benjamin Diskin retomando o papel.

Aparições em outros Desenhos Animados[editar | editar código-fonte]

  • Homem-Aranha aparece no primeiro episódio da série animada da Mulher-Aranha de 1979.
  • As séries animadas dos X-Men e Quarteto Fantástico dos anos 90 tem a versão de Spider-Man: The Animated Series fazendo breves aparições.
  • Homem-Aranha participou de alguns episódios da série animada The Avengers: Earth's Mightiest Heroes com destaque para o episódio "Novos Vingadores", quando ele junto com outros heróis derrotaram Kang e ao final recrutado como membro reserva. Ele também participou da batalha final contra Galactus no final da série.
  • A versão de Ultimate Spider-Man participa em alguns episódios das séries Hulk e os Agentes de S.M.A.S.H. e Os Vingadores Unidos.
  • Participou do especial Phineas e Ferb: Mission Marvel quando, junto com o Homem de Ferro, Thor e Hulk, vão para Danville após Dr. Doofenshmirtz acidentalmente remover seus poderes e imobilizá-los. Phineas e Ferb se unem aos Super-Heróis da Marvel para ajudá-los a recuperar seus poderes e derrotar os vilões.
  • Homem-Aranha aparece com frequência no anime Marvel Disk Wars: The Avengers.
  • Na série animada What If...?, o Homem-Aranha do Universo Cinematográfico Marvel é um dos personagens no episódio baseado em Zumbis Marvel.

Séries de televisão live-action[editar | editar código-fonte]

  • Em 1977, Nicholas Hammond estrelava como Peter Parker na série live-action O Homem Aranha.[6]
  • Em 1978, a empresa japonesa Toei criou uma série Tokusatsu chamado Spiderman (Supaidaman, no original). Apesar de uniforme idêntico, Spiderman tinha uma história e modus operandi totalmente diferente de sua contraparte original, a começar que sua identidade era Takuya Yamashiro. Homem-Aranha utilizava robô gigante (mecha) e combatia monstros.[7]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Homem-Aranha no cinema

Os direitos de adaptação do Homem-Aranha pertencem à Sony Pictures Entertainment, divisão do conglomerado Sony encabeçada pelo estúdio Columbia Pictures, que as adquiriu da Metro-Goldwyn-Mayer no fim dos anos 90..[6]

Trilogia Homem-Aranha (2002-2007)[editar | editar código-fonte]

Tobey Maguire

O Homem-Aranha foi adaptado pelas telas em três filmes dirigidos por Sam Raimi e protagonizados por Tobey Maguire.

Reboot O Espetacular Homem-Aranha (2012-2014)[editar | editar código-fonte]

Com a ameaça dos direitos do personagem reverterem para a Marvel, que já tinha criado a divisão de cinema Marvel Studios para fazer as próprias adaptações, e Sam Raimi não conseguido colocar um quarto filme em produção a tempo, em 2010 a Sony cancelou o projeto,[8] e anunciou um novo filme recontando as origens do herói, dirigido por Marc Webb e estrelando Andrew Garfield. Os planos da Sony eram de quatro filmes,[9] mas desistiram devido ao desempenho do segundo filme.

Andrew Garfield
  • O Espetacular Homem-Aranha (2012) conta novamente a origem do Homem-Aranha, com Peter Parker ganhando seus poderes ao ser picado por uma aranha geneticamente modificada, e tentando descobrir a verdade sobre o desaparecimento de seus pais com um antigo amigo deles o Dr. Curt Connors, o que levará a um conflito com seu alter ego, o Lagarto. Peter mostra ser um adolescente muito incomodado e inseguro, mas, tudo isso muda quando ele começa a se aproximar de Gwen Stacy porém é forçado a se distanciar dela no final quando o capitão Stacy pede a Peter que prometa ficar longe de Gwen.
  • O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014) tem Peter e Gwen se formando do colégio e fazendo planos para a faculdade. Enquanto Peter continua investigando a morte dos pais, é forçado a tentar proteger Gwen quando um fã do Aranha, Max Dillon, se torna o vilão Electro (Jamie Foxx), que acaba por receber apoio de um antigo amigo de Peter, Harry Osborn (Dane DeHaan), recém-empossado presidente da Oscorp que se transforma no Duende Verde tentando se curar da doença genética que já matou o pai Norman (Chris Cooper).
Tom Holland

Universo Marvel Cinematográfico (2016-presente)[editar | editar código-fonte]

Em 2015, a Sony decidiu firmar um acordo com a Marvel Studios para introduzir o Homem-Aranha no Universo Marvel Cinematográfico. Interpretado por Tom Holland, o herói tem sua primeira aparição em Capitão América: Guerra Civil, lançado em 2016. Além de ser um dos heróis em Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato (2019), o Homem-Aranha ganhou uma trilogia de filmes próprios dirigida por Jon Watts.

  • Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017) tem Peter lutando para conciliar o ensino médio com a carreira de Homem-Aranha quando descobre um grupo de traficantes de armas liderado por Adrian Toomes (Michael Keaton) que criou maquinário avançado a partir da tecnologia largada por vilões derrotados pelos Vingadores.
  • Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) vê Peter indo em uma excursão escolar pela Europa que esbarra em monstros elementais sendo combatidos pelo herói de outra dimensão Quentin Beck, o Mystério (Jake Gyllenhaal). Porém tal história é uma farsa criada por Beck, um ex-funcionário do Homem de Ferro tentando se vingar do falecido herói mirando no adolescente que se tornou seu protegido.
  • Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021) começa com Mystério revelando publicamente a identidade do Homem-Aranha, o que acaba prejudicando a vida de Peter e todos próximos a ele. Uma tentativa do Doutor Estranho de fazer a população esquecer que Peter é o Aranha é atrapalhada por Peter e acaba por fraturar o Multiverso e trazer pessoas ligadas ao Homem-Aranha de outras realidades, no caso as duas continuidades anteriores - inicialmente, os vilões Duende Verde, Doutor Octopus, Homem-Areia, Lagarto e Electro, para depois se descobrir que as encarnações do Aranha interpretadas por Tobey Maguire e Andrew Garfield também vieram.

Animações[editar | editar código-fonte]

Teatro[editar | editar código-fonte]

Spider-Man Live! - A Stunt Spectacular é a primeira adaptação da personagem para o teatro. É um espetáculo "ao vivo" de longa duração. Estreou nos Estados Unidos em 2002. O show combina efeitos visuais de última geração, ilusões de ótica, acrobacias, malabarismo em trapézios, pirotecnia e multimídia.

Estreou no Brasil em outubro de 2009 com o nome O Homem-Aranha - Ação e Aventura como parte da Turnê Latino-Americana do espetáculo. As apresentações no Ginásio do Ibirapuera foram vistas por mais de 50 mil pessoas.

Ambientado na década de 1960 O Homem-Aranha - Ação e Aventura é baseada nos quadrinhos da personagem, mas não ignora os filmes. A trilha sonora foi produzida especialmente para o show. Todos os personagens clássicos estão presente como Tia May, Mary Jane, J. Jonas Jameson e os vilões Doutor Octopus, Duente Verde, Electro, dentre vários outros.

Em 2011 estreou oficialmente na Broadway o musical Spider-Man: Turn Off the Dark, com música de Bono Vox e The Edge.[11] O espetáculo, no entanto, já era previamente apresentado desde novembro de 2010.

Jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

É extensa a lista de jogos com o Homem-Aranha. Houve adaptações para praticamente todas as plataformas, desde o Atari 2600 ao PlayStation 5. Abaixo, uma lista do mais recente para o mais antigo.

Título Ano Plataforma Produtora Observação
Spider-Man 2 2023 PlayStation 5 Insomniac Games
Spider-Man: Miles Morales 2020 PlayStation 5 e PlayStation 4 Insomniac Games Expansão Autônoma do jogo de 2018
Spider-Man 2018 PlayStation 4 Insomniac Games Este é o primeiro jogo eletrônico do Homem-Aranha publicado pela Sony Interactive Entertainment
The Amazing Spider-Man 2 2014 PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Wii U, PC, Nintendo 3DS, Android e iOS Activision, Beenox É baseado no filme O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
The Amazing Spider-Man 2012 PlayStation 3, Xbox 360, PC, Wii, Wii U, Nintendo DS, Nintendo 3DS, PlayStation Vita, Android, iOS, BlackBerry 10, Windows Phone 8, Mobile É baseado no filme O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Spider-Man: Edge of Time 2011 Wii, Xbox 360, PlayStation 3, PC O Homem-Aranha 2099 e o Homem-Aranha original estão tendo seus universos misturados então eles se unem para reverter essa situação
Spider-Man: Shattered Dimensions 2010 Nintendo DS, Wii, Xbox 360, PlayStation 3, PC, Conta com quatro versões do herói, a original (Amazing), Ultimate, 2099, e Noir.
Spider-Man: Web of Shadows 2008 Nintendo DS, Wii, Xbox 360, Windows, PlayStation 3, PlayStation 2, PlayStation Portable Activision Três versões diferentes, uma para DS, outra para PSP e PS2 e a dos outros consoles.
Spider-Man: Friend or Foe 2007 PlayStation 2, Wii, Windows, Xbox 360, DS, PSP Duas versões diferentes, uma portátil e outra para consoles.
Spider-Man 3 PlayStation 3, Windows, Xbox 360, PlayStation 2, Wii, Nintendo DS, Game Boy Advance Baseado no terceiro filme; Treyarch desenvolveu as versões de PS3 & Xbox 360 (e também a do PC, convertida pela Beenox) e Vicarious Visions, a de Wii, PS2 & PSP, a de Nintendo DS e GBA; PS3 teve versão limitada.
Ultimate Spider-Man 2005 GameCube, PlayStation 2, Windows, Xbox, DS, GBA Baseado na encarnação do herói em Ultimate Marvel; Duas versões diferentes, uma portátil e outra para consoles; PS2 teve versão limitada
Spider-Man 2: The Hero Returns Brew, J2ME Sony Pictures Mobile
Spider-Man 2 2004 GameCube, PlayStation 2, PSP, Xbox, Macintosh, Windows, Nintendo DS, N-Gage Activision Baseado no segundo filme; versão de PC diferente das de outros consoles
Spider-Man: The Movie 2002 GameCube, PlayStation 2, Windows, Xbox, Game Boy Advance Baseado no primeiro filme; Treyarch desenvolveu a versão de consoles, Digital Eclipse a de GBA.
Spider-Man: Mysterio's Menace 2001 Game Boy Advance
Spider-Man 2: The Sinister Six Game Boy Color
Spider-Man 2: Enter Electro PlayStation
Spider-Man 2000 Dreamcast, Macintosh, Nintendo 64, PlayStation, Windows, Game Boy Color Activision Publishing, Inc. O primeiro jogo do Aranha em 3D, e também o primeiro após uma crise financeira na Marvel. Originalmente desenvolvido pela Neversoft para PlayStation.
The Amazing Spider-Man: Web of Fire 1996 Sega 32X Sega
Marvel Comics Spider-Man: The Sinister Six DOS, Windows, Windows 3.x Byron Preiss Multimedia
Spider-Man & Venom: Separation Anxiety 1995 Mega Drive, SNES, Windows Acclaim Entertainment O jogo permitia jogar com Homem-Aranha e Venom simultaneamente, num jogo estilo Final Fight.
The Amazing Spider-Man: Lethal Foes 1994 SNES Epoch Lançado apenas no Japão
Spider-Man & Venom: Maximum Carnage Genesis, SNES Acclaim Entertainment O jogo permitia jogar com Homem-Aranha ou Venom, num jogo estilo Final Fight.
The Amazing Spider-Man 3: Invasion of the Spider-Slayers 1993 Game Boy LJN
Spider-Man: The Animated Series Mega Drive, SNES Acclaim Entertainment
Spider-Man and the X-Men: Arcade's Revenge 1992 Game Boy, Game Gear, Genesis, SNES Flying Edge, Inc. Para um jogador, o game consistia em várias fases, cada uma delas estreladas pelo Homem-aranha ou por um dos X-Men.
Spider-Man: Return of the Sinister Six Game Gear, NES, Sega Master System
The Amazing Spider-Man 2 Game Boy LJN
The Amazing Spider-Man 1990
The Amazing Spider-Man Amiga Oxford Digital Enterprises
The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin Game Gear, Genesis, Sega CD, SEGA Master System Flying Edge, Inc. Um dos primeiros jogos para o Mega Drive. Apresenta a primeira aparição em games de diversos inimigos do Aranha.
The Amazing Spider-Man and Captain America in Dr. Doom's Revenge 1989 Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, DOS, ZX Spectrum Medalist International
The Amazing Spider-Man Amiga, Atari ST, Commodore 64, DOS Paragon Software Corporation
Spider-Man 1984 Atari 8-bit, Browser, Commodore 64, DOS, ZX Spectrum Load'N'Go Software
Spider-Man 1982 Atari 2600, Odyssey 2 Parker Brothers Primeiro game com Homem-Aranha.

Aparições em outros jogos[editar | editar código-fonte]

Referências