Spider-Man (jogo eletrônico de 2000)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Spider-Man
Spider-Man (jogo eletrônico de 2000)
Capa da versão norte-americana para Nintendo 64.
Desenvolvedora(s) Neversoft (PS1)
Vicarious Visions (GBC)
Edge of Reality (N64)
Treyarch (DC)
LTI Gray Matter (PC)
Publicadora(s) Activision
Distribuidora(s) Marvel Entertainment
Plataforma(s) PlayStation
Game Boy Color
Nintendo 64
Dreamcast
Microsoft Windows
Lançamento 24 de agosto, 2000 (PS)
31 de agosto, 2000 (GBC)
21 de novembro, 2000 (N64)
19 de abril, 2001 (DC)
19 de setembro, 2001 (PC)
Gênero(s) Ação-aventura
Beat 'em up
Modos de jogo Single player
Spider-Man 2: Enter Electro

Spider-Man é um jogo de ação baseado no personagem da Marvel Comics, Homem-Aranha.[1] O jogo foi desenvolvido pela Neversoft com a engine de Tony Hawk's Pro Skater. Lançado originalmente para Playstation e Nintendo 64 em 2000 e foi posteriormente lançado para PC e Dreamcast. Uma versão alternativa também foi criada para Game Boy Color.

História[editar | editar código-fonte]

A história começa numa exposição de ciências onde o Dr. Otto Octavius dá uma palestra sobre um de seus projetos. Nesta feira, também se encontra Peter Parker e Eddie Brock, este tentando tirar fotos para recuperar o emprego no Clarim Diário. Então aparece um falso Homem Aranha que rouba o projeto de Octavius e destrói a câmera de Eddie para não ser flagrado, incriminando o Aranha original. Eddie, depois, revoltado contra o Aranha e seu chefe, J. Jonah Jameson, editor do Clarim, resolve se vingar e mais uma vez se transforma no Venom.

Então, aparece o Octopus no seu esconderijo subaquático com um outro vilão, chamado Carnificina, e ativa uma máquina que libera um gás tóxico na cidade. Então o Homem Aranha descobre sobre um assalto ao banco, e então o jogador conclui a primeira missão. Após salvar o banco de uma explosão, Peter recebe uma ligação de Jameson, avisando que o vilão Scorpion havia invadido o Clarim e queria matá-lo. Após salvar Jameson, a polícia aparece no escritório para prender o Homem Aranha, que foge pela janela.

No telhado de outro edifício, o Aranha encontra o Demolidor que quer saber sobre a inocência do aracnídeo, então aparece um helicóptero que persegue o Homem Aranha pela cidade. Depois de fugir, o Aranha encontra a Gata Negra que avisa que o vilão Rhino fugiu da cadeia e ameaça os cidadãos, e que Venom sequestrou Mary Jane.

O Homem Aranha derrota o Rhino, mas a Gata Negra é sequestrada. Então o nosso herói conversa com o Tocha Humana do Quarteto Fantástico e explica sobre o ocorrido. Então Venom aparece e faz uma corrida com o Aranha até o sistema de esgoto, onde no sistema de tratamento de água, encontram Mary Jane. Após derrotar Venom, o Aranha explica que um falso Homem Aranha havia roubado o artefato. Então os dois vão juntos até o Clarim Diário procurar pistas sobre o falso Aranha no computador do prédio.

No Clarim, o Homem Aranha encontra o impostor que revela ser o vilão Mysterio. Ele conta que o plano de Doutor Octopus era usar a Simbiose alienígena para mudar o mundo. Então, ao sair do prédio, encontra o Justiceiro, que leva o Homem Aranha até o lugar onde Octopus se esconde com Carnificina. Então se descobre que Otto estava por trás de tudo: o gás tóxico, o roubo do projeto científico, o falso aranha, que foi criado para Venom tentar matar o verdadeiro Homem Aranha para não perturbar os planos de Octopus. Então Venom luta com Carnificina enquanto o Aranha derrota o Octopus. Mas Carnificina derrota o Venom, e depois briga com o Aranha. Nosso herói vence Carnificina, mas a simbiose do vilão sobrevive, se arrastando até o Doutor Octopus, transformando-o no Monster Ock: o corpo de Carnificina com os tentáculos de Octávios. O Homem Aranha foge do local, porque estava explodindo e o fogo atingiu o vilão, mas a simbiose salvou Otto, que ficou desacordado e sem os tentáculos.

O Aranha se encontra depois na saída de esgoto, onde é resgatado pelo Capitão América, Venom e Gata Negra. O game termina com os vilões na cadeia jogando baralho.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Uniformes Alternativos[editar | editar código-fonte]

Há uma variedade de diferentes uniformes que abrangem o curso de carreira do Homem-Aranha no jogo, cada um alcançado através da realização de vários objetivos ou digitando um código. Enquanto algumas são somente novos uniformes do personagem, outras dão a ele novas habilidades. Esses uniformes incluem o seu Uniforme Clássico, o Homem Aranha 2099, a Roupa Preta, Homem Aranha Cósmico, Homem Aranha Sem Limites, Homem Vergonha, Aranha Escarlate, Ben Reilly, Mudança Rápida e Peter Parker. Há uma roupa especial que é encontrada em algumas fases que tem um símbolo de uma aranha amarela, a Armadura Aranha.

Modo What if?[editar | editar código-fonte]

Digitando um código no jogo, o jogador pode ativar o modo What if? ("O que aconteceria se..?" no Brasil). O que aconteceria se..? foi uma série de histórias em quadrinhos que mostrava eventos alternativos na história da Marvel Comics, e do mesmo jeito, o jogo torna-se uma versão alternativa de si mesmo. Apesar de a história continuar a mesma, há sutis diferenças espalhados por todo o cenário e pelo áudio. Quando um novo jogo é iniciado, Uatu aparece e explica ao jogador que as coisas não são mais como eram anteriormente.

Diferenças[editar | editar código-fonte]

As versões de PlayStation, Dreamcast e Windows tem cenas pré-renderizadas enquanto a versão de Nintendo 64 mostra imagens legendadas em estilo de quadrinhos. Algumas publicações preferiram a versão em quadrinhos ao invés da versão em cenas.

Lista de Aliados que aparecem no jogo[editar | editar código-fonte]

Lista de Vilões que aparecem no jogo[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Spider-Man recebeu críticas positivas, Gruesimpson da IGN, avaliou em 9,0 e chamou-lhe de "sem dúvida, o melhor jogo do Homem-Aranha".

Continuação[editar | editar código-fonte]

Spider-Man teve uma Continuação intitulada Spider-Man 2: Enter Electro.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Spider-Man» (em francês). data.bnf.fr. Consultado em 2 de janeiro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.