Spielvan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jikuu Senshi Spielban
Jaspion 2, Spielvan (BR)
Informação geral
Formato Série
Gênero Tokusatsu
Ação
Duração 24-25 minutos
Criador(es) Toei Company
País de origem Japão Japão
Idioma original japonês
Produção
Narrador(es) Toru Ohira
Elenco Hiroshi Watari
Makoto Sumikawa
Naomi Morinaga
Tema de abertura "Jikuu Senshi Spielban" por Ichiro Mizuki
Tema de
encerramento
"Kimi no Nakama da Spielban" por Ichiro Mizuki
"Kesshō da! Spielban" por Ichiro Mizuki
Exibição
Emissora de
televisão original
Japão TV Asahi
Transmissão original 7 de abril de 19869 de março de 1987
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 44

Jikuu Senshi Spielban (時空戦士スピルバン, Jikū Senshi Supiruban?, traduzido como Guerreiro Dimensional Spielban, e lançado no Brasil sob o título de Jaspion 2,[1] Spielvan) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company e exibida originalmente entre 7 de abril de 1986 e 9 de março de 1987 pela TV Asahi, totalizando 44 episódios. No Brasil, foi transmitida pela Rede Manchete a partir de 1991. Posteriormente, foi adaptada para o público americano, juntamente com Metalder e Shaider, pela produtora norte-americana Saban Entertainment como a série VR Troopers.

História[editar | editar código-fonte]

A história tem início quando o Império Water ("Waller", no original) destrói o Planeta Clean e os sobreviventes enviam dois representantes do planeta ao espaço para, após um período de doze anos em animação suspensa, iniciarem o combate ao malévolo império impedindo que este conquiste o seu próximo alvo, a Terra, cobiçada em razão de seus recursos naturais e da imensa quantidade de água em sua superfície. Os escolhidos para a tarefa são o garoto Spielvan e a sua amiga Diana. Além de lutar contra as ambições do Império Water, o herói busca um outro objetivo, resgatar seu pai e sua irmã das mãos de Water, visto que estes foram sequestrados e postos à serviço dos objetivos funestos deste último. O que Spielvan não sabe é que sua família fora convertida em fiéis servos de seus captores: o Profº Paul, seu pai, se transformou no insensível Dr. Bio, e sua irmã Helen foi transformada pelo próprio pai na fria e calculista Herbaira, cujo objetivo é um só: assassinar seu irmão Spielvan, e assim impedir a derrota do Império Water.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Guerreiros[editar | editar código-fonte]

  • Kenji Sony/Spielvan (Yuusuke Jou, no original): 20 anos, protagonista da série, adota a identidade terrestre de Kenji Sony e logo se dispõe a vingar a destruição de seu planeta natal e a morte de sua mãe, Anna, além de resgatar seu pai e sua irmã. Ao pronunciar a palavra "conversão" (Keshō no original) estabelece uma interface com o Defender, nave que o trouxe ao nosso planeta e recebe uma armadura agindo sob o nome de Spielvan. A identidade do personagem na versão original da série é Jou Yousuke.
  • Diana/Lady Diana: 18 anos, companheira de Spielvan em sua loga viagem é também o ponto de apoio do herói em muitas de suas missões, não raro lutando ao lado deste. Ao submeter-se ao processo de "cristalização" recebe uma armadura e transforma-se em Lady Diana.
  • Helen/Lady Helen (3-6, 18, 21, 29-44): 22 anos, irmã mais velha de Spielvan, passou a lutar ao seu lado tão logo se livrou da funesta influência de Herbaira, seu alter ego ruim. Em várias ocasiões fora usada por Guiotini e Lay como arma psicológica de Water contra Spielvan. Após unir forças com o irmão e a amiga recebeu uma armadura e o codinome de Lady Helen no episódio 31. Fora do Império Water, somente três pessoas descobrem sua identidade como Herbaira: Karen, Spielvan e Diana.

Amigos[editar | editar código-fonte]

  • Daigoro Koyama – inventor e proprietário da Casa de Invenções Thomas Edison. Considera-se um gênio embora suas bugigangas sejam pouco mais que inúteis. Mulherengo, protagoniza algumas das cenas humorísticas da série. Some na série sem explicações depois do episódio 19.
  • Miwa Koyama – irmã mais nova de Daigoro. Cuida da loja embora não suporte a ideia de viver entre as tralhas criadas pelo irmão, todas um fracasso de vendas. Possui um temperamento forte.
  • Tokio: É um garoto que ajuda Daigoro nas experiências.
  • Noriko e Kenite: Sempre aparecem olhando as experiências de Daigoro.

Império Water[editar | editar código-fonte]

  • Senhor Water – deus protetor do império que leva seu nome. Possui forma líquida e vive confinado em um receptáculo sendo capaz de sobreviver apenas em água límpida. Cruel em seus desígnios, raramente fala e manifesta sua vontade por intermédio da Rainha Pandora. Na verdade o Senhor Water é somente um conceito criado por esta última a fim de manter sua posição em segredo contra eventuais ameaças à sua liderança.
  • Rainha Pandora – porta-voz do Senhor Water e comandante do império, possui uma personalidade fútil e arrogante. Ao final da série foram descobertos dois segredos ao seu respeito: um segundo o qual ela e o Senhor Water são a mesma entidade e outro sobre a sua verdadeira forma, pois a rainha do império Water não passa de uma estrela-do-mar que evoluiu à forma humana. Durante a batalha final contra Spielvan, Diana e Helen dividiu-se em duas entidades, um ser mutante e um mecanóide.
  • Imperador Guiotini (ep. 24-43) – descendente de Water que foi trazido do século XXIII - Ano: 2201 (onde vivia como um mendigo de rua) via deslocamento temporal para auxiliar na luta contra Spielvan. Extremamente leal a Rainha Pandora ele possui um ratinho falante de estimação chamado Pech e chama atenção pelo seu vestuário. É muito traiçoeiro e ousado em seus planos, como por exemplo o dos episódios 26 e 29. Lançado em uma fenda dimensional após ter planejado uma maneira de derrotar Spielvan, voltou a atormentar o herói, através da tentativa de assassinato de Helen, por quem é apaixonado e queria levá-la para viver junto com ele, na condição de fantasma, mas foi derrotado graças ao uso das células energéticas do Defender.
  • Fantasman (ep. 35-39) – criado a partir dos sentimentos espúrios presentes nos corações humanos, possui uma aparência pálida e andrógina com cabelos longos, vestes brancas e um longo par de chifres. Detentor do poder de teleporte é capaz de disparar feixes lasers de sua boca. Rebelou-se contra o Império Water e criou seu próprio mecanóide, mas foi destruído graças a um contra-ataque preparado pelo General Deslock. Criou a sociedade secreta Mumumu reunindo proeminentes figuras da sociedade. Originalmente chamado de Youki, algo como "energia fantasma" em português.
  • General Deslock (ep. 01-42) – dotado de um vasto conhecimento de táticas de guerra, é um andróide que lidera a tropa mecanóide do Império Water, possuíndo a capacidade de se converter num torpedo apto a ser lançado de um silo, como aconteceu nos episódios 24 e 42 quando confrontou Spielvan. Em suas aparições chama a atenção graças ao design de sua armadura onde predominam os tons negros. É muito combativo, porém, sempre fracassa no fim. Mostra-se ser muito sensível, pelo fato de ter se apaixonado por Diana no episódio 41 e no episódio 42, ao ter sido rebaixado pela Rainha Pandora. Chamado na versão original de Deathzero.
  • Doutor Bio (ep. 01-21, 30, 43) – cientista responsável pela criação dos guerreiros mutantes postos a serviço do Império Water, é na verdade o Professor Paul, o pai de Spielvan e Helen que, ao ser submetido a um processo de mutação celular, ignorou sua identidade anterior. Durante sua batalha contra Spielvan (ep. 21) assumiu a forma de um guerreiro mutante capaz de lançar moscas gigantes a partir de seu corpo e mesmo com o aviso de Helen sobre o fato de estar lutando contra seu filho prosseguiu o combate até que a Rainha Pandora acionou um explosivo para matar os três, mas graças às suas habilidades mutantes ele e a filha sobreviveram. Após esse evento passou um período numa câmara de animação onde apenas seus olhos, cérebro e coluna vertebral podiam ser vistos. No final, volta a ser o Professor Paul. Durante a luta derradeira contra a Rainha Pandora injetou um veneno na vilã pouco antes de morrer, sendo restaurado num futuro onde o Império Water nem chegou a existir. Na versão original seu nome na forma humana é Professor Ben.
  • Herbaira (ep. 04-21; 29) – guerreira na qual Helen foi transformada após um implante cibernético feito por seu pai e acionado por controle remoto a fim de que ela eliminasse Spielvan. Na luta entre Spielvan e Lady Diana contra a forma mutante do Doutor Bio os heróis foram informados por Helen acerca da verdadeira identidade do vilão, mas nesse meio-tempo a Rainha Pandora detonou uma bomba com o objetivo de destruí-los (ep. 21). Dada como morta até o episódio 29 quando foi encontrada por Diana, na qual teve sua última aparição e a partir do capítulo 31 deu lugar a Lady Helen. Originalmente chamada de Hellvira.
  • Tropa Espiã (ep. 01-36) – Trio que é formado por Lay (Rikki, no original),Shadow e Gash (Gasher, no original) cabendo à primeira liderar o grupo. Lay arquitetou vários planos cruéis porém é pouco combativa. Terminou transformada numa estátua por interferir num ataque de Fantasman contra Spielvan (ou, segundo as palavras da Rainha Pandora, transformada "na cadeira do Senhor Fantasman"), ao passo que suas assistentes foram mortas no episódio 25 em um confronto com o herói.
  • Pech (ep. 24-44) - O ratinho de estimação de Guiotini. Ele sempre zomba de Deslock pelo fato dele ser inferior a Guiotini. No fim, ao descobrir que Dr. Bio traiu o Império, ele tenta atacar o cientista. Porém é morto pelo mesmo.
  • Soldados Clow - andróides de combate que compõem a primeira linha de defesa do Império Water. Usam roupas negras, possuem face dourada e olhos vermelhos.
  • Monstros Mecanóides e Bionódies- Monstros do império Watter criados para destruir Spielvan, sendo os monstros mecanóides, robôs guerreiros, criados por Deslock e depois por Guiotíni e os Bionóides, por sua vez, criaturas biológicas mutantes criadas pelo dr. Bio.

Armas e habilidades[editar | editar código-fonte]

Spielvan[editar | editar código-fonte]

  • Armadura Clean Metal - armadura usada por Spielvan, Diana e sua irmã Helen, se redimindo de suas ações como Herbaira e passa a integrar o grupo.
  • Spielvan Kick - golpe com uma força equivalente a 3200 kg e capaz de derrubar com um só chute o pilar de um edifício.
  • Spielvan Punch - tem a força de 1400 kg e é capaz de destruir uma chapa de aço de até 30 cm de espessura.
  • Laser Slace - sua intensidade chega a 1.000.000°C - (um milhão de graus Celsius), sendo capaz de destruir um tanque de combate que esteja até cinco quilômetros de distância. No original, o "Laser Slace" chama-se Laser Sniper (Spielvan) e Lady Sniper (Diana).
  • Double Slace - técnica resultante da união dos disparos das armas lasers de Spielvan e Lady Diana, triplicando assim o poder de fogo. Originalmente chamado de Double Sniper.
  • Cosmic Blade - espada do herói. Para aplicar o golpe final Blade Slace(Arc Impulse, no original), Spielvan conta com o auxílio de uma lâmina extra, o que torna a espada uma arma mortal. Na versão original chama-se Twin Blade.
  • Spielvan viagem dimensional - no original Supiruban Bypass Slip - É um campo de remoção, onde Spielvan sempre usa para transferir as batalhas para outros lugares para não atingir a cidade, é por isso que as batalhas decisivas sempre acontece em locais desérticos.
  • Metal Nice - no original Metaru Naīsu - Como Sharivan em sua atuação anterior como protagonista, Spielvan possui uma antena acoplada no lado esquerdo da cabeça, usado para achar outras fraquezas, quando enfrentou uma das criaçõeos do Dr. Bio.

Lady Diana e Lady Helen[editar | editar código-fonte]

  • Laser Slace - pistola laser de Lady Diana. Na versão original, a arma chama-se Lady Sniper, se diferenciando assim da arma laser de Spielvan.
  • Helen Cutter - bumerangue cortante utilizado pela guerreira Lady Helen.

Veículos[editar | editar código-fonte]

  • Cruzador Espacial Defender (Gran Nazca) - fortaleza voadora e lar de Spielvan e Diana nos últimos doze anos. Transforma-se através do comando Deffe Robô Formation (Combat Formation) (a partir do Episódio 28), num robô que esmaga os tanques de Water, e pelo comando Cannon Formation, num gigantesco canhão, que é disparado (Cannon Hiper Potência / Big Bang Cannon, originalmente) por um holograma gigante de Spielvan. Defender segue o mesmo exemplo dos Uchuu Keijis, apenas destruição da tropa inimigas além de monstros gigantes.
  • Metal Cycle (Hovarian) - moto vermelha e branca de Spielvan. Tem asas retráteis que são utilizadas para planar. Spielvan em alguns capítulos desfere o Cosmic Blade enquanto a pilota.
  • Tanque Cruzer (Gaios) - tanque branco e preto de Spielvan. Seu lado superior direito, separa-se da base, para formar o Víbora ou Jato Cruser dito na versão dublada (Jet Gaios), um jato com asas em formato de "X", parecido como uma das naves em Guerra nas Estrelas, enquanto a parte inferior, forma o Cruzer Escavadeira ou Escavadeira de Perfuração (Drill Gaios), revelando uma broca ao se dividir. É frequentemente utilizado para combater o tanque Scarface (Skulldon) do General Deslock.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, inicialmente a série foi anunciada com o título de Spielvan. Faltando algumas semanas para a estreia, o título foi modificado para Jaspion 2, dando a falsa ideia de uma continuação.[1] As duas séries não tinham nenhuma relação quanto ao enredo. Jogada similar a feita na França onde os seriados super-sentai Maskman e Liveman foram chamados de Bioman 2[2] e Bioman 3, respectivamente.

As únicas séries do gênero Metal Heroes que possuem cronologia são Gyaban, Sharivan e Shaider.[1] , depois temos Winspector, Solbrain e Exceedraft e por último B-Fighter e B-Fighter Kabuto.

Spielvan teve histórias em quadrinhos publicadas no Brasil na revista Heróis da TV da Editora Abril, as histórias eram produzidas por artistas brasileiros,[3] em 1994 foi publicado pela editora um inusitado crossover entre Jaspion e Spielvan na revista "Almanaque do Spielvan, roteirizada por Marcelo Cassaro.[4]

VR Troopers[editar | editar código-fonte]

Após o sucesso de Power Rangers, a empresa Saban Entertainment criou uma nova série, os VR Troopers, utilizando o mesmo esquema de reciclagem de séries japoneses. Para a primeira temporada, Spielvan, juntamente com Metalder, foi utilizado. Na série, Spielvan virou JB Reese e Diana virou Kaitlin. Alguns vilões de Spielvan aparecem nessa série junto com os de Metalder.

Segue abaixo uma lista com as mudanças de nome em Troopers:

Mudanças de nomes[editar | editar código-fonte]

Heróis e aliados[editar | editar código-fonte]

  • Kenji Sony/Spielvan - J. B. Reese
  • Diana - Kaitlin
  • Helen - Não existe. Na segunda temporada da série, Kaitlin ganha a habilidade de dividir em duas.

Habilidades, armas e veículos[editar | editar código-fonte]

  • Cosmic Blade - Comando Lança Laser
  • Double Slace - Dupla Realidade Virtual
  • Blade Slace - sem nome
  • Laser Slace - sem nome
  • Deffender - VR Sky Base
  • Deffe Robo Formation - Troopertron
  • Metal Cycle - Comando Moto Turbo
  • Cruzer/Víbora - Cruzador de Batalha
  • Spielvan viagem dimensional - Comando Vortex

Vilões[editar | editar código-fonte]

  • Senhor Water - "Desponda's water form"
  • Rainha Pandora - Desponda
  • Imperador Guiotini - não aparece
  • Fantasman - Knighttime
  • General Deslock - General Ivar
  • Doutor Bio - Coronel Icebot
  • Herbaira - Red Python
  • Lay - "Ivar's main beauty"
  • Shadow - "Ivar's background beauty"
  • Gash - "Ivar's background beauty #2"
  • Soldados Clow - Skugs

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Número Nome do episódio Inimigos(s) do episódio Data de exibição (Japão) Protagonista(s) do episódio
01 O Início Mecanóide: Mecha Shoulder 7 de abril de 1986 Spielvan
02 A Dupla Invencível Mecanóide: Mecha Bander 14 de abril de 1986 Spielvan
03 Adão e Eva no Pacífico Mecanóide: Mecha Joker 21 de abril de 1986
04 Anjo ou Demônio? Herbaira e Mecanóide: Crow Especial 28 de abril de 1986 Helen
05 O destino de Helen Mecanóide: Mecha Puter 5 de maio de 1986
06 O Estranho Guerreiro Guerreiro Mutante: Guja 19 de maio de 1986
07 A Ilha das Sereias Mecanóide: Mecha Nochira 26 de maio de 1986
08 A Ira de Diana Mecanóide: Mecha Machine 2 de junho de 1986 Diana
09 A Fúria de Spielvan Mecanóide: Crows Especiais 9 de junho de 1986 Spielvan
10 A Indústria de Robôs Mecanóide: Mecha Roboter 16 de junho de 1986 Daigoro
11 O Mecanóide Gun Man Mecanóide: Mecha Gun Man 23 de junho de 1986 Spielvan
12 A Casa dos Sonhos Mecanóide: Mecha Freezer 30 de junho de 1986 Masaru e sua Família
13 O Sequestro do Cientista General Deslock e Guerreiro Mutante: Wataja 7 de julho de 1986 Loriko e seu pais Professor Murata
14 O Roubo do Metal Cicle Mecanóide: Drill Hander 14 de julho de 1986 Spielvan
15 Operação Água-Viva Guerreiro Mutante: Umi Ja 21 de julho de 1986 Spielvan e Diana
16 A Lagoa Secreta Mecanóide: Bosskong 28 de julho de 1986
17 O Labirinto Infernal Mecanóide: Brocker 4 de agosto de 1986 Spielvan
18 A Flor Aquática Mecanóide: Dobelar e Herbaira (Helen) 11 de agosto de 1986 Karen
19 A Rebelião dos Robôs Mecanóide: Denzilar 18 de agosto de 1986 Professor Ohno
20 Andróide! Mecanóide: Sharinder 25 de agosto de 1986 Dr. Sakata e Datsuko
21 O Plano Traiçoeiro de Pandora Guerreiro Mutante: Doutor Bio 1 de setembro de 1986 Spielvan
22 A Missa Negra Mecanóide: Sartã 8 de setembro de 1986
23 A Montanha do Diabo Mecanóide: Godra 15 de setembro de 1986
24 A Chegada de Guiotine Imperador Guiotine 22 de setembro de 1986
25 O Novo Mecanóide Mecanóide: Puncher 13 de outubro de 1986
26 Andróide Helen Mecanóide: Medor(Falsa Helen) 20 de outubro de 1986 Spielvan
27 O Casal do Planeta Focus Mecanóide: Kamiler 27 de outubro de 1986 Lana e Marcos
28 Operação Bebê Mecanóide: Disc 3 de novembro de 1986
29 Massacre a Diana Herbaira e Mecanóide: Off Side 17 de novembro de 1986 Diana
30 O Reencontro Mecanóide: Black Car Man 24 de novembro de 1986 Spielvan e Helen
31 A Conversão da Lady Helen Mecanóide: Antom 1 de dezembro de 1986 Helen
32 A Flor Misteriosa Mecanóide: Tsutarla 8 de dezembro de 1986
33 Os Motoqueiros Mecanóide: Biker 15 de dezembro de 1986 Spielvan, Diana e Helen
34 O Estranho Balão Mecanóide: Destroyer 22 de dezembro de 1986
35 O Espelho Mágico Mecanóide: Lion 5 de janeiro de 1987
36 O nascimento de Fantasman Mecanóide: Waruser 12 de janeiro de 1987
37 O Ataque à Vila (Não há) 19 de janeiro de 1987
38 O Sequestro Mecanóide: Brainder 26 de janeiro de 1987 Sayaka e seus Pais
39 A Ira de Pandora Fantasman e Mecanóide: Vacumer 2 de fevereiro de 1987
40 Espada do Bem X Espada do Mal Mecanóide: Kumason 9 de fevereiro de 1987 Mayumi
41 Quem é o ator principal! Caos no estúdio cinematográfico* General Deslock e Mecanóide: Movie Man 16 de fevereiro de 1987 Diana
42 O ataque do general! A potência de 1.000 de watts* General Deslock e Mecanóide: Brisar 23 de fevereiro de 1987
43 Desafio final! Invasão ao castelo watter* Guiotine e Rainha Pandora 2 de março de 1987 Helen
44 Você saberá! O segredo do planeta clean* Rainha Pandora 9 de março de 1987 Professor Paul

Nota: * Não exibidos no Brasil

Notas[editar | editar código-fonte]

  • O nome "Herbaira", a forma maligna da Helen, surgiu a partir da pronuncia em japonês do nome original, "Hellvira".
  • Algumas fotos do seriado apareciam na contra-capa das fitas de Jaspion. Um ano antes da estreia, foi lançado um LP contendo 4 cançoes da série versadas em português, misturadas com 2 músicas de Jaspion e duas músicas de Kamen Rider Black.
  • Apesar de Hiroshi Watari ser quase um ano mais velho que Naomi Morinaga, Spielvan é dois anos mais novo que Helen.
  • Os quatro últimos episódios de Spielvan nunca foram exibidos no Brasil. Segundo o então presidente da distribuidora Everest Vídeo (depois Tikara Filmes) Toshihiko Egashira, em entrevista à revista Herói, houve problemas com o frete marítimo das fitas da série, e o erro só foi descoberto na fase de dublagem. Assim, Spielvan, tal como Kamen Rider Black, e Jiban, ficou sem o seu final exibido pela TV brasileira. O ator Hiroshi Watari, em entrevistas no Japão e até mesmo no Brasil, declarou que, assim como muitos fãs, não compreendeu exatamente o final da série.
  • A atriz Naomi Morinaga, depois da série, participou de filmes eróticos. Em 1993, fez uma participação no filme Kamen Rider ZO e atualmente é dona-de-casa. Em 2014 retornou para telas reprisando o seu papel da Annie do seriado Shaider como mentora do novo Shaider do novo filme dos policiais do espaço.
  • Ichiro Mizuki, que dublou o Doutor Bio, canta os temas de abertura e encerramento da série. No ano seguinte, cantou o tema de encerramento de Metalder, Time Limit.
  • Ézio Ramos, o dublador brasileiro do protagonista da série, faleceu em 1999. Já Rosana Garcia não mora mais no Brasil. De acordo com informações da dubladora Alessandra Araújo, ela se casou em meados dos anos 1990 e se mudou para a Espanha.
  • Hiroshi Watari veio para o Brasil em várias ocasiões. A primeira, em julho de 2003, no Anime Friends, junto com os cantores Akira Kushida e Hironobu Kageyama. A segunda, em outubro de 2004, no Ressaca Friends, junto com Takumi Tsutsui (Jiraiya). E a terceira em julho de 2008, durante o Anime World em Porto Alegre.
  • No dia 7 de Maio de 2006, Machiko Soga, que interpretou a Rainha Pandora na série, veio a falecer vítima de câncer no pâncreas.
  • Os atores que interpretaram Spielvan e Diana quando crianças são Masaru Nagai e Mika Katsumura, que coincidentemente (ou não) trabalharam juntos novamente em Mirai Sentai Timeranger, respectivamente como Tatsuya/TimeRed e Yuuri/TimePink, fazendo par romântico. Além disso, a atriz que interpretou Helen quando criança também interpretou a Tsutsue de Hyakujuu Sentai Gaoranger.
  • Segundo a Wikipédia japonesa, o nome 'Spielvan' é uma homenagem ao diretor norte-americano Steven Spielberg.
  • Makoto Sumikawa alem de dublar a Lady Diana transformada, também era a unica atriz que vestia a armadura da Lady Diana apenas para a poses, enquanto os restos eram o dublês, Hiroshi Watari e Naomi Morinaga só emprestaram as vozes para Spielvan e Helen transformados em Spielvan e Lady Helen e Herbaira, Segundo Hiroshi Watari.
  • Spielvan teve 4 episodios finais dublados por fans do estúdio da Action Studios.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Atores Japoneses[editar | editar código-fonte]

Dubladores brasileiros[editar | editar código-fonte]

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

  • Criação: Saburo Hatte (pseudônimo usado pela equipe de criação da Toei Company)
  • Produtores: Yuuyake Usui (TV Asahi), Susumu Yoshikawa, Itaru Orita (Toei)
  • Roteiros: Shozo Uehara, Yoshiaki Kobayashi, Noboru Aikawa, Kazuho Takizawa, Yasushi Ichikawa, Noboru Sugimura
  • Diretores: Takeshi Ogasawara, Yoshiaki Kobayashi, Michio Konishi, Makoto Tsuji
  • Música: Michiaki "Chumei" Watanabe
  • Produção: Toei Company, TV Asahi e ASATSU-DK INC.
  • Episódios: 44

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Temas[editar | editar código-fonte]

(de acordo com o álbum "Jikuu Senshi Spielban Hit Kyokushuu", lançado em 1986)

  • Faixa 1 - Jikuu Senshi Spielban, por Ichiro Mizuki (tema de abertura)
  • Faixa 2 - Kesshou da! Spielban, por Ichiro Mizuki
  • Faixa 3 - Chase! Spielban, por Ichiro Mizuki
  • Faixa 4 - Diana Action, por Makoto Sumikawa
  • Faixa 5 - Kanashimi no Helen, por Naomi Morinaga
  • Faixa 6 - Ore no Ikari ni Te wo Dasu na!, por Ichiro Mizuki
  • Faixa 7 - Hikari no Hoshi - Mizu no Hoshi, por Hiroshi Watari
  • Faixa 8 - Waler no Theme, por Dr.JOE
  • Faixa 9 - Muteki no Ouja, por Ichiro Mizuki
  • Faixa 10 - Kimi no Nakama da! Spielban, por Ichiro Mizuki & Young Fresh

por: Equipe AnimeSongs.com.br

BGM (músicas de fundo)[editar | editar código-fonte]

(de acordo com o álbum "Toei Metal Hero Best BGM Shuu 2")

DISCO 1

  • Faixa 13 - Jikuu Senshi Spielban (TV Size)
  • Faixa 14 - Mizu no Densetsu
  • Faixa 15 - Kokyou Clean Sei
  • Faixa 16 - Tansaku
  • Faixa 17 - Chase! Spielban (Instrumental)
  • Faixa 18 - Hightec Hero
  • Faixa 19 - Tsuioku no Helen
  • Faixa 20 - Kimi no Nakama da Spielban (TV Size)

DISCO 2

  • Faixa 1 - Jikuu Senshi Spielban (Instrumental)
  • Faixa 2 - Aiseki
  • Faixa 3 - Aku no Shin'en
  • Faixa 4 - Gekitou no Arashi
  • Faixa 5 - Issen! Twin Blade
  • Faixa 6 - Yuuhi no Sanka
  • Faixa 7 - Kesshou da! Spielban (TV Size)

(de acordo com o álbum "Toei Metal Hero Battle Music Collection 4")

  • Faixa 7 - Pair de Dokkiri!
  • Faixa 8 - Waler
  • Faixa 9 - Furusato
  • Faixa 10 - Kanashimi no Helen (Instrumental)
  • Faixa 11 - Diana Action (Instrumental)
  • Faixa 12 - Ore no Ikari ni Te wo Dasu na! (Instrumental)
  • Faixa 13 - Kimi no Nakama da Spielban (Instrumental)
  • Faixa 14 - Spielban Yokoku Hen Ongaku

Música: Michiaki "Chuumei" Watanabe

Referências

  1. a b c Alexandre Nagado (9 de Setembro de 2003). Lembra desse? O fantástico Jaspion Omelete.
  2. Pierre Faviez . La Télé : un destin animé. página 52. Société des Ecrivains, 2010
  3. Mágico. O Fantástico Jaspion RedeRPG.
  4. Almanaque do Spielvan #1 (1994). Editora Abril
Precedido por
Jaspion
Metal Hero
19861987
Sucedido por
Metalder