Spitz de Norboten

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Spitz de Norboten
Nome original Norrbottenspets
Outros nomes Spitz nórdico
País de origem  Suécia
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 5
Seção 2 - Cães de tipo spitz e de tipo primitivo - nórdicos de caça
Estalão #276 - 22 de julho de 1982

O Spitz de Norboten[Nota] (em sueco: norrbottenspets) é um cão de porte mediano, parecido com o spitz finlandês. Nativo da Suécia, sua utilidade primeira foi a caça aos esquilos, cuja venda de peles era financeiramente lucrativa. Também caçador de pássaros, é utilizado nos dias de hoje como cão de tiro, guarda e, principalmente, companhia. Quase extinta no século XX, foi resgatada por criadores suecos, embora ainda raro fora deste país europeu. De cauda enrolada e podendo atingir os 15 kg, tem seu adestramento classificado como difícil.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Fogle (2009), pág 104

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414).


Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.