SpongeBob SquarePants (personagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
SpongeBob SquarePants
br: Bob Esponja
Personagem de SpongeBob SquarePants
Boneco inflável gigante de Bob Esponja em México.
Língua original Inglês
Morada Casa-Abacaxi, 124 da Rua da Concha, Fenda do Biquíni, Oceano Pacífico
Nascimento 14 de junho de 1986 (27 anos)
Sexo Masculino
Espécie Porifera
Cabelo Não tem
Olhos Azuis(Verdes em A Venda)
Características Pele amarela e com poros verdes
Actividade(s) Mestre-cuca do Siri Cascudo, mas também já foi caixa, garçom e gerente
Gerente do Siri Cascudo 2(Bob Esponja: O filme)
Criador e dono dos Belos Hamburgeres(Hamburguer Decepcionante); dono do Siri Cascudo
Prefeito da Cidade de Nova Alga(O que aconteceu com o Bob Esponja?)
Gerente do Siri Cascudo(Calça Ingenua)
Criador do Siri Molenga(Outro Hamburger)
Especialidade(s) Hambúrguer de siri
Poder(es) Nenhum
Afiliações Siri Cascudo
Família Harold Calça Quadrada(pai), Margaret Calça Quadrada(mãe), Vovó Calça Quadrada(avó), Vovô Calça Quadrada(avô), Stanley S. Calça Quadrada(primo), Sherm Calça Quadrada(tio), Blackjack Calça quadrada(primo), Capitão Azul Calça Quadrada(tio), Buck Esponja Calça Quadrada(ancestral), Bob Esponga Calça Quadrada(ancestral), Junior(filho adotivo)
Amigo(s) Patrick, Gary, Sandy, Lula Molusco, Seu Sirigueijo
Inimigo(s) Sheldon J. Plankton, Karen Plankton
Criado por Stephen Hillenburg
Voz Tom Kenny (original), Wendel Bezerra(versão brasileira)
Seriado(s) Bob Esponja Calça Quadrada(SpongeBob SquarePants)
Primeira aparição "Precisa-se de Ajudante" ("Help Wanted")
Site oficial Página oficial
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Bob Esponja Calça Quadrada (SpongeBob SquarePants no original em inglês) ou simplesmente Bob Esponja é o principal personagem do desenho animado americano homônimo, que foi ao ar pela primeira vez em 1 de maio de 1999, no canal norte-americano Nickelodeon. Bob Esponja foi criado pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg.

Bob Esponja é uma esponja bastante alegre, otimista e um tanto bobo e ingénuo que vive num abacaxi na Fenda do Bikini, no fundo do mar, junto com seu caracol de estimação, Gary. Ele trabalha no Siri Cascudo, uma lanchonete, juntamente com seu vizinho, Lula Molusco. Os melhores amigos de Bob Esponja são Patrick, uma estrela-do-mar, e Sandy. Seus hobbies prediletos são soprar bolhas de sabão e caçar águas-vivas.

Bob Esponja tem uma curiosa estrutura biomolecular. Ele é referido por ser invertebrado e não ter ossos, mas seu sistema ósseo já apareceu diversas vezes no desenho. ele tem uma imensa flexibilidade e elasticidade, capaz de se expremer ou se esticar nas mais variadas formas possíveis. porem, de todas as suas habilidades biológicas, seu fator de cura é o mais poderoso, sendo capaz de regenerar qualquer membro perdido (como os seus braços e pernas) em um segundo, se reproduzir por brotamento, e até mesmo de se recompor caso o seu corpo seja feito em pedaços, ou até mesmo pulverizado (Em um episódio que se passa na fenda do biquine medieval, uma ancestral da Sandy esfregou o Bob Esponja numa rocha até ele virar poeira, mas em apenas 5 segundos, O Bob se regenerou e revidou com um golpe de karatê.)também tem músculos fortes revelado nos "jogos do mestre cuca"ele não deve usar pelo motivo de ser da paz[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Bob Esponja é uma esponja do mar, mas ele é desenhado para se parecer com uma esponja de cozinha, sendo retangular, amarelo e brilhante. Em episódios anteriores, ele é mais largo perto do topo e fica mais magro e vai mais para baixo, mas nos episódios mais recentes, ele é um quadrado mais regular. Bob Esponja tem grandes olhos azuis, um nariz curto e grosso, uma grande boca com dentes proeminentes para frente, e covinhas com três sardas em cada bochecha. Ele geralmente veste uma camisa branca com uma gravata vermelha, sapatos de couro preto com cadarços e calças marrons retangular com uma faixa preta (Sou Pelos Idiotas) (o equipamento inteiro é muitas vezes referido como "calça", daí seu nome). Enquanto trabalha no Siri Cascudo, ele usa um chapéu alto e branco com uma âncora azul pequena sobre ele como um uniforme. Bob Esponja dorme com suas roupas de rua, incluindo seus sapatos. Embora Bob Esponja sempre foi dublado por Wendel Bezerra, sua voz mudou ao longo da série, sua voz é mais baixa do que o normal no episódio piloto, (Precisa-se de Ajudante) e após Bob Esponja: O Filme, sua voz fica um pouco mais aguda. E também, Bob Esponja nunca passou na Escola de Pilotagem.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Bob Esponja é um personagem muito sem noção, imaturo, e com uma personalidade hiperativa. Ele é uma pessoa extremamente determinada, e, muitas vezes, para em nada para realizar uma tarefa. Ele também é um pouco dramático para as pessoas que são gentis com ele, por exemplo, para o peixe-carteiro. ×10Ilha do Karatê Ele também tem muito excesso de confiança e tende a fazer um grande negócio de pequenos problemas, como a perda de seu crachá ×10Identidade Perdida.

Bob Esponja é muito bondoso e inocente, e muito raramente age abertamente a intenção de ninguém, nem mesmo seus inimigos. Ele é uma pessoa muito abnegada e leal, especialmente para as pessoas próximas a ele. Sua natureza altruísta é mais notavelmente mostrada em "O Melhor Dia de Todos", onde ele sacrifica seu "dia perfeito" para ajudar seus amigos. Apesar de suas boas intenções, as ações de Bob Esponja muitas vezes incomodam e causam problemas para aqueles ao redor dele, mais notavelmente o seu vizinho de porta, Lula Molusco Tentaculos.

A inocência de Bob Esponja também faz dele muito confiante e muito crédulo, e ele é facilmente manipulado por pessoas que pretendem utilizar e/ou prejudicá-lo, como Lula Molusco, Seu Siriguejo e [Plankton]]; mais visivelmente, ele sempre é facilmente enganado por Plankton, não importa quão bizarro ou óbvio seus disfarces. Mesmo assim, ele é geralmente bem-humorado e descontraído, quando frustrado e irritado, Bob Esponja pode ser sarcástico, rude e 'boca-suja' a ​​seus amigos, até mesmo Seu Siriguejo, a quem ele trata como uma figura paterna/divindade. Ironicamente, o fato engraçado é que, Lula Molusco é o único personagem que Bob Esponja nunca insultou quando ele está com raiva, com exceção do episódio, "O Gostinho do Novo Lula Molusco".

Lado Antagonista[editar | editar código-fonte]

Tenha em mente. Bob Esponja é inteligente e seu antagonismo não desculpa ele em tudo, incluindo sua habilidade de irritar.

  • Em "O Hambúrger Perigoso" ele ajudou o Seu Siriguejo a criar um hambúrguer contaminado para "matar" o inspetor de saúde.
  • Em "Brincadeiras aos Montes" ele e Patrick se rebelaram e assustaram todos da Fenda do Biquini, e tentaram queimar o dinheiro do Seu Sirigueijo.
  • Em "Lula Molusco, o Fantasma Abusado" Ele mandou Lula Molusco para o céu, embora Lula Molusco disse que não era para ele fazer mais favores. Mas isso foi porque ele achou que Lula Molusco ainda estava morto.
  • Em "Loja de Brinquedos Ameaçadores" Ele irritou um trabalhador por cantar.
  • Em "Só uma Mordida" Ele forçou Lula Molusco a comer um Hambúrguer de Siri encadeando-se ao Lula Molusco.
  • Em "Calça Rasgada" Ele enganou o salva-vidas fazendo ele pensar que ele estava morrendo, mas que era uma brincadeira só para dizer que ele rasgou a calça.
  • Em "Boca de Marinheiro", Ele usa uma linguagem chula.
  • Em "A Coisa", ele e Patrick hostilizam Lula Molusco por fazer tantas perguntas.
  • Em "Passos Pequeninos" Ele impiedosamente tira da praia o que quer e, acidentalmente, todos as pessoas da praia, mas ele foi enganado pelo Plankton.
  • Em "Bob Esponja: O Filme" ele fala mal do Seu Siriguejo porque ele não deu o cargo de gerente do Siri Cascudo 2 para Bob Esponja.
  • Em "O Melhor Dia de Todos" ele reclama com toda a gente que o fez não ter o melhor dia de todos.
  • Em "Pilotando de Chorar" Bob Esponja rasga a licensa de pilotagem do Patrick.
  • Em "Um Companheiro para o Gary", Bob Esponja repreende Gary por ser cruel com o Fofo Felpudo, quando na verdade é Fofo Felpudo que está sendo cruel com Gary.

Habilidades e Talentos[editar | editar código-fonte]

Como muitos outros personagens de desenhos animados, Bob Esponja tem demonstrado que têm inúmeras habilidades extraordinárias e atributos ao longo da série.

Corpo mole e flexível: Devido à sua estrutura suave e flexível, ele é capaz de mudar de forma, tem algum grau de invulnerabilidade, sendo capaz de absorver qualquer tipo de impacto físico, demonstrado mais notadamente no episódio.

Regeneração: É mostrado que ele pode rapidamente regenerar partes de seu corpo que estão feridos ou removidos.

Desossado: Bob Esponja é geralmente mostrado ser desossado (mesmo esponjas do mar serem invertebradas)..

Absorvente: Por ser uma esponja, ele também é absorvente, e pode expandir seu corpo, absorvendo líquidos. Quando ele chora, ele muitas vezes re-absorve suas lágrimas.

Apesar de todas essas habilidades, Bob Esponja é mostrado ser muito fraco fisicamente;

Caçar água-viva: Ele demonstra ter bastante habilidade para caçar água-vivas, ele já conseguiu pegar quase todas água-vivas do campo uma vez.

Mestre-Cuca: Seu emprego é cozinhar Hambúrgueres de Siri no Siri Cascudo

Habilidades de Sobrevivência: Em um episódio, Bob e Patrick quase comem uns aos outros para sobreviver.

Soprar Bolhas: Ele mostra conseguir fazer bolhas extraordinárias com sua "técnica".

Dirigir: Bob mostra saber dirigir coisas como foguetes, submarinos e até rochas, mas não consegue passar em seu teste de pilotagem de barcos.

Destruição: Em resultado de sua péssima direção, ele mesmo inconscientemente tem habilidade de destruir prédios e até mesmo pessoa, como visto em Demolição dos Idiotas

Falta de Força: Ele usa animais empalhados como "pesos" em seu quarto de exercício pessoal, ele se esforça para levantar um pequeno ramo de madeira com marshmallows nas extremidades. Ele é incapaz de levantar um canudo ou um copo cheio de suco. No entanto, como muitos aspectos do show, a sua força (ou falta dela) é altamente inconsistente entre os episódios, e ele tem sido demonstrado que têm uma força considerável em várias ocasiões. Ele é revelado ter um corpo incrivelmente musculoso, quando ele luta contra Patrick.

Karate Expert: Bob Esponja também tem alguns domínios de karate, mas é sempre diferente em cada episódio. Em alguns episódios, ele é mostrado ser um lutador altamente qualificado, sendo capaz de se igualar ou mesmo superar a Sandy na ocasião. No entanto, na maioria das vezes, ele é mostrado ser brincalhão com karate, como ele é geralmente acertado por Sandy.

Inteligência: Embora normalmente visto (pelo menos por Lula Molusco) como extremamente infantil e estúpido, Bob Esponja tem se mostrado extremamente talentoso em muitos campos, mesmo às vezes tendo um intelecto elevado. Na verdade, a condução de um barco é uma das poucas coisas que Bob Esponja é ruim. Quando ele coloca sua mente a uma tarefa, ele pode realizar qualquer coisa, ele passou anos, construindo um círculo de estátuas de pedra que produzem um som idêntico a sua voz, simplesmente para atrair a água-viva longe dele. Ele é capaz de se tornar um mestre da fantasia de jantar, removendo tudo da sua mente, exceto "jantar fino e respiração". Graças à sua imaginação fértil, Bob Esponja tem, em vários episódios se mostrado superior ao Lula Molusco como um artista, ele sem esforço produz uma interpretação perfeita do David de Michelangelo, adepto com uma concha para bloquear sua genitália. Bob Esponja realmente produz uma réplica exata do interior da casa de Lula Molusco, como a gaveta de remédios e a sala de arte, o último dos quais, Lula Molusco admite que são realmente melhores que o dele. Bob Esponja também possui um vasto conhecimento de assuntos que ele está interessado em, tais como águas-vivas, Hamburgeres de Siri e sua história, e passeios de barco (graças a anos de educação na escola de barco).

Cantando e tocando com o nariz: Bob Esponja é demonstrado possuir uma voz fantástica. Ele usa o seu nariz como uma flauta, no que é muito bom.

Criação e Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Stephen Hillenburg pretendia criar uma série sobre uma esponja demasiada otimista que incomoda outros personagens. Hillenburg comparou o conceito ao Laurel e Hardy e Pee-wee Herman. Como ele desenhou o personagem, ele decidiu que uma esponja de cozinha se encaixaria no conceito.

O primeiro conceito de esboço retratou o personagem usando um chapéu vermelho com uma base verde e uma camisa branca de negócios com uma gravata. O jeito de Bob Esponja gradualmente evoluiu para calça marrom que foi usada no projeto final. Bob Esponja foi projetado para ser um personagem como um garoto pateta e otimista em um estilo semelhante ao famosos Jerry Lewis.

Originalmente, a personagem era para ser chamado Garoto-Esponja mas este nome já estava em uso. Isto foi descoberto após dublagem para o piloto original de 7 minutos, que foi gravado em 1997. O departamento jurídico da Nickelodeon descobriu que o nome já estava em uso para um produto de esfregão. Ao encontrar este nome, Hillenburg decidiu que o personagem ainda deveria conter "Esponja" no nome para que os espectadores não confundam o com um "Homem de Queijo". Hillenburg decidiu usar o nome "Bob Esponja". Ele escolheu "Calça Quadrada" como um nome de família como se referisse a forma quadrada do personagem.

Embora a carteira de motorista de Bob Esponja diz que sua data de nascimento é 14 de julho de 1986, o que tornaria o personagem 12 (quase 13) anos de idade no momento da sua apresentação de estréia em 01 de maio de 1999, Hillenburg brincou dizendo que significa cinquenta anos em "anos de esponja". Ele explicou que Bob Esponja realmente não tem idade específica, mas que ele é velho o suficiente para ser por conta própria e ainda ir à escola de pilotagem. A decisão de Bob Esponja frequentar uma escola de pilotagem foi feita devido a um pedido da Nickelodeon que o personagem freqüentasse uma escola. Bob Esponja é dublado pelo ator veterano de voz Tom Kenny. Kenny trabalhou anteriormente com Hillenburg em "A Vida Moderna de Rocko" e quando Hillenburg criou Bob Esponja Calça Quadrada, ele se aproximou de Kenny a voz do personagem.

Na transmissão de Bob Esponja Calça Quadrada', em idiomas diferentes do Inglês, os atores de dublagem de voz de Bob Esponja, tentaram utilizar um pouco do jeito de Tom Kenny como ponto de partida, mas também adicionar elementos únicos. Por exemplo, a versão francesa tem Bob Esponja com um pequeno estilo Patolino.

Biografia[editar | editar código-fonte]

De acordo com a sua carteira de motorista nos episódios Hora do Sono e Pilotar sem Saber não Vai, Bob Esponja, nasceu em 14 de julho de 1986.Bob Esponja vive com seu caramujo de estimação Gary , em uma grande casa em forma de abacaxi na Rua da Concha 124,Fenda do Biquini.Seu vizinho, Lula Molusco, que vive em uma cabeça da Ilha de Páscoa, odeia o Bob Esponja e está constantemente irritado por suas travessuras.Bob Esponja é alheio a isso, e acredita que Lula Molusco é seu amigo.Ao lado da casa do Lula Molusco é a casa do melhor amigo de Bob Esponja, Patrick Estrela, que, literalmente, vive sob uma rocha.

Bob Esponja trabalha no Siri Cascudo, o restaurante mais popular da Fenda do Biquini, onde ele fritura e prepara todos os alimentos servidos no Siri Cascudo, principalmente os Hamburger de Siri.o primeiro episódio da série mostra Bob Esponja pedido para ser contratado para este trabalho.Quando ele aplica para o cargo, Lula Molusco e o Sr. Siriguejo, querendo zoar com sua cara, enviou-o em uma insensatez para comprar uma espátula "hidrodinâmica com popa e proa".Enquanto ele sai para procurar por uma, várias anchovas com fome chegam e dominam o Siri Cascudo.Bob Esponja logo retorna, depois de ter encontrado realmente uma espátula hidrodinâmica, e conserva as suas vidas, alimentando as anchovas, mostrando suas habilidades de cozimento surpreendente no processo. Bob Esponja não só é muito bom em seu trabalho, sendo capaz de produzir um Hamburger de Siri dentro de segundos, mas tem uma forte paixão e um amor anormal por eles, ele gosta de seu trabalho mais do que qualquer outra atividade, e é triste quando ele não pode estar trabalhando.tem uma obsessão semelhante com Hamburger de Siri , e ele em numerosas ocasiões, proclamou-los a ser o melhor alimento do mundo, e em "Só uma Mordida" e "Embarque Atrapalhado", ele fica chocado e horrorizado ao ver um jogado fora.

Habilidades do Bob Esponja como uma fritura poderia ser descrito como sobre-humano, em episódios como "Precisa-se de Ajudante" e em "O Funcionário do Mês", ele é visto tornando-a uma taxa de centenas ou mesmo milhares por minuto.Ele ganhou 374 quadros consecutivos de funcionário do mês no Siri Cascudo.Em "Amigo ou Inimigo?", é mostrado que Bob Esponja, como uma criança, fez um hambúrguer perfeito em sua primeira tentativa.Em "A Espátula de Netuno", ele é capaz de puxar a espátula de Ouro da gordura, tornando-o um "escolhido" do Rei Netuno.Nesse mesmo episódio, é mostrado que os hambúrgueres feitos por Netuno são horríveis se comparado ao de Bob Esponja.

Lula Molusco, único funcionário do restaurante que comanda o caixa e recebe ordens.Lula Molusco é o oposto de Bob Esponja, ele odeia o seu trabalho (assim como o Siri Cascudo em si) e executa ele mal.Eugene Siriguejo, o chefe de Bob Esponja e Lula Molusco é extremamente ganancioso, egoísta e abusivo de seus empregados. Ele paga-os muito mal, muito abaixo do salário mínimo, e é doentiamente obcecado por dinheiro. Apesar disso, Bob Esponja é inquestionável do Sr. Siriguejo e olha para ele como uma figura de autoridade.

Quando não está trabalhando, Bob Esponja gasta muito do seu tempo brincando com seu melhor amigo, Patrick.Tal como Bob Esponja, Patrick é infantil, idiota e abobalhado. Os dois se conhecem desde a infância, e são membros de "Clube dos Melhores Amigos".Suas atividades usuais incluem caçar agua-viva, soprar bolhas, e várias outras.Suas artimanhas são de aborrecimento constante para seu vizinho, Lula Molusco, que em numerosas ocasiões, foi colocado em perigo como resultado direto de suas ações. Apesar de Lula Molusco abertamente odiar Bob Esponja e Patrick, que são completamente alheios a isso, acredita que eles são seus melhores amigos.Os super-heróis favoritos de Bob Esponja e Patrick são O Homem-Sereia e o Mexilhãozinho, que eles convenceram a sair da aposentadoria.

Outro amigo...quero dizer amiga de Bob Esponja é uma esquilo da superfície chamada Sandy Bochechas, que usa um traje especial e capacete para sobreviver debaixo d'água.Bob Esponja e ela encontraram-se pela primeira vez na areia quando ela estava lutando contra um molusco gigante, que ele ajudou a derrotar.Depois Sandy convida Bob Esponja para sua casa, um terrário hermético conhecido como o Domo, e Bob Esponja, não sabendo que lá não tem agua, aceita.Quando ele vem ao Domo e percebe que não há água, ele começa a secar e tenta sobreviver sem água, dizendo a si mesmo que ele não precisa de agua.Eventualmente, porém, ele não resiste e começa a entrar em pânico.Eventualmente, Sandy dá a Bob Esponja e Patrick, tigelas de água para usar sobre suas cabeças, que costumam vestir sempre que visitam a Sandy.

Ao contrário de Patrick, Sandy é muito inteligente, tecnológica e prática, mas é tolerante com a estupidez do Bob Esponja e desfruta de sua companhia.Eles gostam de fazer esportes radicais em conjunto, especialmente Karatê.Habilidade de Bob Esponja no karaté é mostrado a variar consideravelmente entre os episódios, às vezes, ele é igual e até mesmo igual a Sandy em habilidade, enquanto em outras vezes ele é incompetente a ponto de Sandy poder enviá-lo voando a uma distância considerável com um único soco, em "Ilha do Karate", Sandy diz abertamente que suas habilidades de karatê são melhores do que Bob Esponja.Bob Esponja também tem, em várias ocasiões, foi sugerido a ter uma quedinha por Sandy.

Bob Esponja também participa da Escola de Pilotagem da Sra.Puff, onde ele é periodicamente testado para sua carteira de motorista.No entanto, ele torna-se extremamente nervoso e imprudente quando a roda de trás de um barco, e tem falhado consistentemente seu teste inúmeras vezes, muitas vezes ferindo a Sra. Puff e / ou a escola no processo.De acordo com o episódio "Sra.Puff,Esta Demitida", Bob Esponja falhou no exame 1.258.056 vezes, e é a única pessoa na história da escola que reprovou mais.Apesar de sua incapacidade de conduzir um barco, Bob Esponja tem demonstrado ser capaz de conduzir / montar várias outras coisas, incluindo uma pedra , um foguete, um sanduíche e um submarino.

Embora a maioria,Bob Esponja tem vários amigos, e muitos dos cidadãos de Fenda do Biquini, muitas vezes tratam-o com bastante amizade, se não todos, os cidadãos de Fenda do Biquini foram mostrados para ter algum grau de antipatia por ele.No episódio "Desaparecidos", é mostrado que um feriado chamado "Dia nacional sem o Bob Esponja" foi iniciado pelos cidadãos de Fenda do Biquini.Como o próprio nome sugere, é um dia inteiro dedicado a ficar longe de Bob Esponja, onde as pessoas deixam a Fenda do Biquini para o dia.Até mesmo Patrick afirma que todos precisam de pelo menos um dia longe das risadas de Bob Esponja.Na cerimônia, eles constroem uma estátua gigante de madeira de Bob Esponja,depois queimam, e dançam sobre as cinzas (embora alguns, como Lula Molusco, na verdade são mostrados chutando as cinzas).Bob Esponja é mais honrado do que insultado por isso, como ele era a "inspiração" para o feriado.

Às vezes, Bob Esponja é um nudista. Sua tendência é tirar a roupa sempre que ele quer. Ele foi visto nu em Calça Rasgada, Com Calças Naturais, O Papel, Anzois, Brincadeiras aos Montes, Nem Tudo o que Reluz, Acorde Disposto, Sobrecarregado e Esponja Modelo. Bob Esponja fica nu quando ele queria viver com as água-vivas em Com Calças Naturais. E em Esponja Modelo, Bob Esponja, tirou a roupa, quando ele é usado em um comercial de esponja. Em Brincadeiras aos Montes, Bob Esponja e Patrick tiveram que tirar as roupas, a fim de usar o spray invisível. Em Sobrecarregado, durante a apresentação, ele é solicitado a se despir e entrar na máquina.

Registo Criminal[editar | editar código-fonte]

1999 - Roubou uma bexiga (no dia da bexiga de graça)
2000 - Por ter enterrado um morto
2002 - Não convidar a polícia a sua festa
2002 - Dirigir loucamente
2006 - As alegações de que ele jogou fora a licença do Patrick para fora da janela
2010 - Na tentativa de salvar os Campos de Agua-Viva (uso realmente não licenciado de uma cítara)

Familia[editar | editar código-fonte]

Bob Esponja tem muitos parentes, notadamente seus pais, que aparece em vários episódios.Ao contrário de Bob Esponja, que tem a aparência de uma esponja de cozinha, a maioria dos parentes do Bob Esponja, enquanto ainda cartunizados, lembram as esponjas do mar real, voltando a ser em forma e de cor acastanhada.

Em "SB-129", um descendente robótico de Bob Esponja chamado "EsponjaTron" é visto, assim como um ancestral primitivo."Uga Uga" apresenta uma outra versão de Bob Esponja homem das cavernas conhecido como "BobSponga".BobSponga é distintamente diferente do Bob Esponja primitivo visto em "SB-129", sendo mais evoluído e mais próximo ao seu homólogo moderno.Em "A Peste do Oeste"Buck Esponja Calça Quadrada ,e um antepassado de Bob Esponja que salvou Garganta do Olho Morto (no que hoje é Fenda do Biquini) de Plankton Olho Morto em 1882.

Ocupação[editar | editar código-fonte]

Para a maioria das séries, Bob Esponja leva o trabalho de um cozinheiro no Siri Cascudo. Agindo como um workaholic (termo em inglês, que significa, viciado em trabalho), ele trata o seu trabalho a sério e com dignidade. Primeiramente, ele trabalha como zelador e cozinheiro, mas ocasionalmente faz o papel da caixa e gerente.

Bob Esponja também tem sido demonstrado que têm tido outros trabalhos. Ele criou os "Belos Hamburgeres" e abriu sua própria loja, que foi altamente bem sucedida. Mais tarde, a comida envenenada, pintava a lingua de muitos consumidores que admiravam a sua criação. Ao longo de sua vida, desempregado durante o episódio, ele tenta se aplicar para muitos trabalhos, mas ele não estava qualificado para eles como ele foi feito para o papel de cozinheiro no Siri Cascudo.

Bob Esponja também foi um empreendedor no episódio ''Chocolate com nozes'', onde ele e Patrick passavam na vizinhança vendendo chocolate, para que ganhassem uma ''fortuna'' e gastariam com algo caro, tendo assim uma ''vida boa'' (surpreendentemente, a ideia deu certo no final).

Recepção[editar | editar código-fonte]

Durante todo o funcionamento de "Bob Esponja", o personagem, Bob Esponja, tornou-se muito popular com as crianças e adultos. A popularidade do personagem se espalhou a partir da Nickelodeon original demográfica de 2-11 anos de idade, para adolescentes e adultos, incluindo universidades e celebridades como Sigourney Weaver e Bruce Willis. O site Salon.com indica que a inocência pura de Bob Esponja é o que torna o personagem tão atraente.Bob Esponja também se tornou popular entre os gays, apesar de Stephen Hillenburg dizer que nenhum dos personagens são homossexuais. O personagem chama a atenção dos fãs devido ao seu estilo de vida extravagante e atitude tolerante.

A popularidade do Bob Esponja são bem traduzidas em números de vendas. Em 2002, bonecos de Bob Esponja Calça Quadrada foi vendido a uma taxa de 75.000 por semana, que foi mais rápido do que bonecos Tickle Me Elmo estava vendendo na época.Bob Esponja ganhou popularidade no Japão, especificamente com mulheres japonesas por causa da empresa Viacom ser propositadamente dirigidas por mulheres no país como um método de construção da marca de Bob Esponja. Cépticos inicialmente duvidou de que Bob Esponja poderia ser muito popular no Japão como o design do personagem é muito diferente do já popular para os projetos Hello Kitty e Pikachu.

Nem todos as recepções para Bob Esponja tem sido positivo. Muitos espectadores, especialmente os mais velhos ou alguns que se consideram "acima" da série, encontram o seu caráter de ser muito desagradável e / ou irritante. Tais questões têm sido amplificados desde a quarta temporada em diante, em que as travessuras do personagem e maneirismos são significativamente irritantes. a AskMen's Top 10:Os 90 Personagens Mais Irritantes dos Desenhos, classificou Bob Esponja em quarto lugar. A publicação disse que sua atitude bem o significado é "extremamente irritante."

Relacionamentos[editar | editar código-fonte]

Patrick: O melhor amigo de Bob Esponja e vizinho.

Sandy: Também a melhor amiga de Bob Esponja. Muitos fãs especulam se eles têm paixões um por o outro. Em "Entrando Numa Fria", Bob Esponja, quando foi preso no freezer, lembrou-se de um casamento entre Sandy e ele próprio, no entanto, foi apenas um show no palco e não um casamento real.

Perola: Amiga de Bob Esponja.

Lula Molusco: Vizinho e amigo de Bob esponja (para tristeza do Lula Molusco).

Seu Siriguejo: funcionário/patrão e amigo.

Gary: animal de estimação de Bob Esponja.

Referências

  1. marcelo778 11:04 24/10/2012