Sport Club Internacional (São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Internacional

SCInternacional-SP.png
Nome Sport Club Internacional
Fundação 19 de agosto de 1899
Competição Campeonato Paulista de Futebol (2 títulos)


Kit left arm black stripes.png Kit body blackstripes.png Kit right arm black stripes.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
editar

Sport Club Internacional foi um clube brasileiro de futebol da cidade de São Paulo, que teve um papel fundamental no início do Campeonato Paulista de Futebol, nos primeiros anos do século XX. Fundado no dia 19 de Agosto de 1899, na Rua Senador Queirós, nº 5. Atualmente, está extinto.

História[editar | editar código-fonte]

c.1900.

Um grupo de 25 rapazes, liderados pelo Sr. Antonio Campos, se reuniram com o intuito de fundar uma nova equipe para a prática do futebol. Os presentes pertenciam a diversas nacionalidades: brasileiros, alemães, franceses, portugueses e ingleses se encontravam naquele quartinho de aluguel.

A primeira proposta de nome foi dada pelo Sr. Hans Nobiling, que sugerira S.C. Germânia. A sugestão foi rejeitada, tendo os presentes escolhido o nome de Sport Club Internacional, numa alusão à diversidade que ali estava representada. Contrariado, o Sr. Hans se retirou, seguido pelos irmãos Wahnschaffe, também de origem alemã. 19 dias tarde, eles iriam fundar o Sport Club Germânia, que, a partir de 1942, tornou-se o Esporte Clube Pinheiros sediado no bairro de mesmo nome.

Após as escolhas das cores, vermelho e preto, a equipe começou a ser montada, e os treinos eram realizados na Chácara Dulley, que ficava onde hoje é a Avenida Tiradentes. O Internacional foi uma das equipes que cresceu mais rápido, já que aceitava sócios sem ter restrições, ao contrário dos demais que eram fechados às suas colônias, ou como o Mackenzie, que só aceitava alunos.

Em 1909, o supostamente ex-integrante do clube Henrique Poppe Leão, foi o principal fundador do Sport Club Internacional de Porto Alegre. O nome deste clube foi inspirado no Sport Club Internacional de São Paulo.

Em 1933, em dificuldades financeiras, tendo recebido várias propostas, acabou optando por se fundir ao Antarctica Futebol Clube, dando origem ao Clube Atlético Paulista, que, por sua vez, fundiu-se ao Estudantes em 1937, dando origem ao Estudantes-Paulista, que em 1938 acabou sendo incorporado pelo São Paulo Futebol Clube.

Dados[editar | editar código-fonte]

  • Nome: Sport Club Internacional de São Paulo
  • Fundação: 19 de Agosto de 1899
  • Situação: juntou-se ao Antárctica Futebol Clube e formaram o Clube Atlético Paulista.
  • Uniforme: camisa com listras vermelhas e pretas, calção branco e meias pretas [1]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]