Sport Club Sorocabano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sport Club Sorocabano
Nome Sport Club Sorocabano
Alcunhas Diabo Rubro, Rubro, Glorioso
Fundação 7 de setembro de 1903
Estádio Velódromo de Sorocaba
Capacidade 6.000 espectadores
Competição APEA

O Sport Club Sorocabano foi um clube brasileiro de futebol da cidade de Sorocaba, interior do estado de São Paulo. Fundado em 7 de setembro de 1903, suas cores eram vermelho e branca.

História[editar | editar código-fonte]

O Sorocabano ou "diabo rubro", como ficou conhecido, foi uma das primeiras equipes de futebol da cidade de Sorocaba fundado no dia 7 de setembro de 1903[1] por jovens idealistas, inspirados no Club Athletico Sorocabano, adotando as cores vermelha e branca em seus uniformes. Sua sede era localizada à Rua São Bento (área central da cidade de Sorocaba) e chegou a possuir campo próprio[2].

Em 1909 houve uma reunião entre a diretoria e sócios do Fortaleza e do S.C. Sorocabano para que os dois clubes se fundissem[3], porem a ideia não foi pra frente e os dois clubes seguiram separados.

Foi o primeiro clube sorocabano a trazer o Corinthians para Sorocaba, em 1918, disputando um amistoso onde o alvinegro goleou por 8x1, com dois gols de Neco.

Foi uma equipe da alta sociedade sorocabana do início do século XX. Filiou-se mais tarde a APSA (Associação Paulista de Sports Athleticos) e passou a disputar os campeonatos do interior organizados por esta entidade. Foi durante longos anos uma das maiores agremiações futebolísticas de Sorocaba tendo como maior rival o Esporte Club São Bento. Após algumas décadas, o Sorocabano entrou em decadência e acabou abandonando o futebol, tornando apenas um clube social e posteriormente extinto no início dos anos 1950.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Basquete[editar | editar código-fonte]

  • Campeonato Paulista do Interior Masculino: 1947 e 1950

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • GOMES,Luiz Carlos, Pesquisa Independente sobre o Futebol Sorocabano
  • SANTOS JUNIOR,João dos, "Votorantim - História e Iconografia de uma cidade", São Paulo: Editora Ottoni, 2004.

Referências

  1. «Esporte Clube Sorocabano no século XX». Museu do Futebol. Consultado em 21 de janeiro de 2023 
  2. «Recanto das Letras». Consultado em 18 de fevereiro de 2013 
  3. «Sport - Football». Jornal Cruzeiro do Sul. 14 de novembro de 1909