Korabl-Sputnik 1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sputnik IV)
Ir para: navegação, pesquisa
O círculo marca o local do impacto da Korabl-Sputnik 1.

Korabl-Sputnik 1,[1] em russo Корабль Спутник 1 que significa Nave satélite 1, também conhecida como Sputnik 4[2] no Ocidente, foi o nome da primeira missão de teste do Programa Vostok da União Soviética, efetuando também a estreia da espaçonave Vostok.

O lançamento, ocorreu em 15 de maio de 1960 a partir do Cosmódromo de Baikonur.[1] Sua carga de 4.540 kg era espetacular para a época, e representava um passo importante na preparação da União Soviética para colocar um homem no espaço. A cabine continha um manequim humano em tamanho natural. Uma falha nos retrofoguetes impediu a reentrada da nave de forma controlada na atmosfera.

Um defeito no sistema de direção, colocou a capsula numa trajetória errada, e no lugar de um voo orbital curto, para testar a reentrada, a capsula acabou entrando numa órbita mais alta. A espaçonave transmitiu dados e voz (previamente gravada) durante quatro dias, quando o módulo de reentrada se separou do módulo de controle e os retrofoguetes foram acionados.

Um problema no controle de atitude em voo, fez com que a reentrada, só ocorresse, de forma descontrolada, em 5 de Setembro de 1962. Um fragmento do módulo de reentrada foi encontrado em Manitowoc, estado de Wisconsin no Norte dos Estados Unidos.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b McDowell, Jonathan. Launch Log Jonathan's Space Page. Página visitada em 22/12/2012.
  2. Sputnik 4 - NSSDC ID: 1960-005A NASA. Página visitada em 22/12/2012.
  3. Sputnik Crashed Here, Manitowoc, Wisconsin RoadsideAmerica.com. Página visitada em 22/12/2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre exploração espacial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.