Korabl-Sputnik 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sputnik V)
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde dezembro de 2012). Ajude e colabore com a tradução.
A capsula da missão Korabl-Sputnik 2.

Korabl-Sputnik 2,[1] em russo Корабль Спутник 2 que significa Nave satélite 2, também conhecida como Sputnik 5[2] no Ocidente, foi o nome da terceira missão de teste do Programa Vostok da União Soviética, tendo sido a primeira a colocar animais em órbita e trazê-los de volta a salvo.

A Korabl-Sputnik 2, foi a segunda tentativa de lançar uma espaçonave Vostok, com cães a bordo. A primeira tentativa, em 29 de Julho, havia falhado, quando um problema em um dos motores auxiliares do veículo lançador, fez com que ele perdesse força e caísse, matando ambos os cães.

O lançamento, ocorreu em 19 de agosto de 1960 a partir do Cosmódromo de Baikonur,[1] usando um foguete Vostok-L. Sua "tripulação", era composta por: dois cães, Belka e Strelka, quarenta camundongos, dois ratos e diversas plantas, além de duas câmeras de TV monitorando os cães.

A espaçonave retornou a Terra no dia seguinte e, diferente do que aconteceu com a cadela Laika da Sputnik 2, todos os animais foram recolhidos a salvo. A missão testou a possibilidade de enviar seres vivos ao espaço e retorná-los a salvo. Um ano depois, a cadela Strelka, teve filhotes, um dos quais foi ofertado pelo governo da União Soviética, à então primeira dama dos Estados Unidos Jacqueline Kennedy.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b McDowell, Jonathan. Launch Log. Jonathan's Space Page. Página visitada em 22/12/2012.
  2. Vostok. Encyclopedia Astronautica. Página visitada em 22/12/2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre exploração espacial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.