Spybot - Search & Destroy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Spybot - Search & Destroy
Desenvolvedor Safer Networking Limited
Versão estável 1.6.2 (14-04-2009)
Versão em teste 2.0.9 RC1 (4-07-2012)
Sistema operacional Microsoft Windows, Windows Mobile, Symbian
Gênero(s) Antispyware
Licença Freeware
Página oficial http://www.safer-networking.org

Spybot-Search & Destroy é um programa que elimina malwares, spywares e adwares. Funciona com o Microsoft Windows 95 em diante; como a maioria dos buscadores de malware, o Spybot-S&D explora o HD ou a memória RAM do computador em busca de softwares maliciosos.

Foi escrito pelo engenheiro de software alemão Patrick Michael Kolla, e é distribuído sobre a licença freeware por sua companhia, Safer Networking Limited. O desenvolvimento do software começou no ano de 2000 quando Kolla, ainda estudante, escreveu um pequeno programa para dar conta de Aureate/Radiate e Conducent TimeSink, dois dos primeiros exemplos de adware. Sua última versão é a 1.6.2 Final.

O Spybot ainda conta com diversas camadas de proteção além do scanner. As proteções são:

  • Proteção em Tempo Real (TeaTimer) que funciona monitorando por completo o Registro do Windows e protegendo contra processos maliciosos.
  • Proteção dos navegadores Opera, Firefox e Internet Explorer, bloqueando sites maliciosos, cookies de rastreamento e controles ActiveX nocivos(IE).

Clones[editar | editar código-fonte]

Devido ao seu sucesso, algumas firmas clonaram o "Spybot-Search & Destroy", com o motivo de enganar o usuário, mostrando uma lista de ameaças detectadas no seu sistema, que na realidade não existem e fazendo o utilizador comprar o programa. Alguns desses programas são "1 Click Spy Clean", "TheSpyBot", "Spybot Protection" e "AntiSpywareBot". Estes programas são chamados de "Rogue Software", ou seja "Software Falso".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.