Staël Abelha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Staël Rocha Abelha)
Staël Abelha
Cidadania Brasil
Ocupação modelo, competidora de concurso de beleza

Staël Maria da Rocha Abelha (Caratinga,[1] 12 de abril de 1940Belo Horizonte, 30 de agosto de 2022) foi uma modelo e atriz brasileira, eleita Miss Brasil em 11 de junho de 1961 no Maracanãzinho, em Rio de Janeiro, representando o estado de Minas Gerais.[2] Para conquistar o título, ela derrotou outras 26 candidatas de todo o país.de Minas Gerais, foi eleita Miss Brasil em 1961. Foi primeira mineira a ostentar esse título. Quando coroada, ela não queria viajar para Miami Beach, Flórida (EUA) para disputar o Miss Universo devido aos ciúmes do namorado, mas a comissão organizadora a convenceu a viajar na véspera do embarque. No concurso realizado em 15 de julho desse ano, não foi classificada. Após voltar de Miami, renunciou ao título de Miss Brasil por estar prestes a se casar, sendo sucedida pela gaúcha Vera Brauner, segundo lugar no concurso Miss Brasil 1961.

Staël na mídia[editar | editar código-fonte]

Revista O Cruzeiro - 1961[editar | editar código-fonte]

"Um público estimado em 25 000 pessoas acompanhou ao vivo, no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, a eleição da Miss Brasil 1961. Vinte e cinco mil juízes e o público, no Maracanãzinho, elegeram a mineira Staël Maria da Rocha Abelha como Miss Brasil 1961. Pela primeira vez na história deste Concurso houve unanimidade de opinião. Beleza mineira de olhos castanhos ganha hoje o título da mais bela brasileira, pelo voto de 13 juízes e do público que lotou o maracanãzinho, na maior e mais elegante noite da história do Miss Brasil. (O Cruzeiro, 1º/07/1961)."

"Ela escreve o nome com trema no “e”. Faz questão absoluta disso. E tem olhos castanhos, que não são profundos. No conjunto das 22 concorrentes, Staël saltou como o melhor estilo nacional. Com graça, sobretudo. Tudo isso numa modéstia tranquila. Somem: 1,70 de altura, 58 de peso, 98 de busto, 58 de cintura, 98 de quadris, 56 de coxa, 22 de tornozelo e 19 anos de idade. Adicionem ainda os tons imponderáveis, e eis Stael diante de vocês." (O Cruzeiro, 1º/07/1961[3])

Revista Manchete - 1961[editar | editar código-fonte]

"Cinco batedores abriram o cortejo que acompanhou a triunfal entrada de Stael em Belo Horizonte. Na frente, um carro com alto-falante tocava uma marchinha composta em homenagem a Miss Brasil: “Ai, Abelha/do meu coração/eu quisera um dia/ser o teu zangão.” Ela ficou o tempo todo de pé, num automóvel conversível, acenando alegremente para uma multidão de cem mil pessoas. O desfile terminou na Prefeitura, onde ela foi recebida pelo Prefeito Amintas de Barros e os vereadores concederam-lhe o título de “Cidadã de Belo Horizonte”. (Manchete, 08/07/1961)

Orgulhosa de ter sido o berço da linda representante do Brasil no concurso internacional de 1961 em Miami, a cidade de Caratinga recebeu apoteoticamente Stael Maria da Rocha Abelha. Eram 15 horas quando, sábado passado, Miss Brasil chegou, de avião, à Caratinga, sua terra natal. O dia era duplamente festivo: a cidade fazia 110 anos e recebia sua filha mais famosa. Cerca de 40 mil pessoas aclamaram a linda moça, em honra de quem foi organizado um grande préstito. Formaram todos os colégios e as bandas de música locais se incorporaram ao desfile. Seu carro alegórico, acompanhado a pé, pela multidão, do aeroporto à cidade, dirigiu-se ao palanque, onde o prefeito a esperava, com a chave da cidade. Caratinga, por sua estação de rádio, proclamou-se, então, a Capital da Beleza. E com isso culminou a apoteose a Miss Brasil. (Manchete, 08/07/1961)

Os mineiros estão muito orgulhosos de sua vitória no concurso de beleza e, por isso mesmo, cercam Miss Brasil das maiores provas de carinho. Em Belo Horizonte, o Banco de Crédito Real de Minas Gerais, visitado por Stael Maria da Rocha Abelha, ofereceu-lhe um cheque-presente de quinhentos dólares, para ajudar o custeio de sua viagem a Miami. Ofereceu-lhe, também, a chave de um cofre forte, para guardar o cetro de Miss Brasil, ou de Miss Universo se ela conquistar o título máximo. O Banco da Lavoura de Minas Gerais, por sua vez, ofereceu-lhe também um valioso presente: cem dólares, para as despesas com a ida aos Estados Unidos. Exprimindo sua gratidão, Stael declarou à reportagem de Manchete: “Só pelo prazer de sentir o carinho e a estima do povo de Minas Gerais valeria a pena ter vivido as angústias por que passei, até conquistar o título de Miss Brasil. Obrigada a todos!” (Manchete, 08/07/1961)

Últimos anos e morte[editar | editar código-fonte]

Staël viveu seus últimos anos reclusa em função do Mal de Alzheimer.[4]

Morreu em 30 de agosto de 2022,vitimada por problemas cardíacos.[2]

Outras mineiras eleitas Miss Brasil[editar | editar código-fonte]

Para o Miss Universo[editar | editar código-fonte]

Anos 70[editar | editar código-fonte]

Anos 80[editar | editar código-fonte]

Anos 90[editar | editar código-fonte]

Anos 2000[editar | editar código-fonte]

Para o Miss Mundo[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Caratinga, Diário de (31 de agosto de 2022). «MORRE STAEL ABELHA, A MISS DE CARATINGA». Diário de Caratinga. Consultado em 31 de agosto de 2022 
  2. a b Minas, Estado de. «Stael Abelha, Miss Universo em 1961, morre vítima de problemas cardíacos - Helvécio Carlos - Estado de Minas». www.em.com.br. Consultado em 31 de agosto de 2022 
  3. Revista O cruzeiro (1 de julho de 1961). «Revista O cruzeiro - Miss Brasil 1961» 
  4. Minas, Estado de; Minas, Estado de (11 de janeiro de 2022). «Stael Abelha, primeira mineira eleita Miss Brasil, é vítima de Alzheimer». Estado de Minas. Consultado em 31 de agosto de 2022 

Precedido por
Gina MacPherson
Miss Brasil
1961
(renunciou)
Sucedido por
Vera Brauner