Staatskapelle Berlin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bundesarchiv Bild 183-1987-0101-003, Berlin, Neujahrskonzert im Schauspielhaus.jpg

Staatskapelle Berlin (A Orquestra Estatal de Berlim) é a orquestra da Ópera Estatal de Berlim (Berliner Staatsoper Unter den Linden). O seu director musical, o Staatskapellmeister, é Daniel Barenboim.

História[editar | editar código-fonte]

A orquestra foi fundada em 1570, por Joachim II Hector, Eleitor de Brandemburgo como "Königlich Preußische Hofkapelle" (Orquestra da Corte Real Prussiana), com cerca de 30 músicos. Mais tarde tornou-se precursora da Royal Court Opera, fundada em 1742 por Frederico, o Grande. Contou com músicos notáveis como:Carl Philipp Emanuel Bach, Franz Benda, e Johann Joachim Quantz.


O primeiro concerto fora da corte aconteceu dia 1 de Março de 1783 no Hotel Paris, dirigido por Johann Friedrich Reichardt. A partir de 1842, Giacomo Meyerbeer foi nomeado como Kapellmeister. A orquestra também executou estreias mundiais de obras de Richard Wagner, Felix Mendelssohn e Otto Nicolai.

O diretor musical da orquestra, o Staatkapellmeister dirige a Ópera Estatal de Berlim, e faz gravações exclusivas com a marca Teldec.

Maestros[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.