Estádio da Luz (Sunderland)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Stadium of Light)
Ir para: navegação, pesquisa
Stadium of Light
Stadium of Light sunderland crest.jpg
Nome Stadium of Light
Características
Local Sunderland  Reino Unido
Gramado Grama (115 × 75)
Capacidade 49,000
Construção
Data 1997
Custo £23,000,000
Inauguração
Data 1997
Partida inaugural N/A
Primeiro gol N/A
Último Jogo
Outras informações
Proprietário Inglaterra Sunderland A.F.C.
Administrador Inglaterra Sunderland A.F.C.
Mandante Sunderland A.F.C.

Estádio da Luz (em inglês: Stadium of Light) é um estádio de futebol localizado em Monkwearmouth, Sunderland, Inglaterra. Com espaço para 49 000 espectadores, tem a quinta maior capacidade de qualquer estádio de futebol em Inglaterra e é um dos cinco fundamentos do país para lhe ter sido dado um quatro-estrelas pela UEFA. O estádio tem principalmente como anfitriões o Sunderland A.F.C.. Contráriamente ao que algumas pessoas mal informadas pensam, o nome Stadium of Light não se baseia no nome do estádio do clube português Sport Lisboa e Benfica, chamado Estádio da Luz mas sim como refere no próprio site do clube e passo a citar " The name Stadium of Light is a tribute to the traditional mining industry which brought prosperity to the town" ou seja, o nome é um tributo á industria mineira que trouxe prosperidade á cidade.

Bem como o estadio é hospedagem aos jogos do Sunderland, o estádio já sediou jogos da Seleção Inglesa de Futebol em duas ocasiões, assim como a Inglaterra sub-20 futebol jogou. Com uma capacidade inicial de 42.000, ela foi ampliada em 2002 com 49.000 lugares, e sua concepção simplista é esperado para permitir até uma eventual na capacidade de 63.000. A participação do recorde no Estádio é 48.285, estabelecido em 2001 contra o Leeds United. Juntamente com hospedagem jogos de futebol, o estádio está previsto para acolher dois concertos musicais em 2009, com os Oasis e Take That como principais intérpretes. O terreno também realiza conferências e banquetes suites, o Black Cats Bar, e um clube loja Sunderland mercadoria.

História[editar | editar código-fonte]

Após a liberação do relatório Taylor em 1989,Sunderland era obrigado a fazer planos para transformar a sua casa Roker Park em um estádio lugares. Roker Park foi um terreno que consistiram principalmente de terraços de pé, e se converteu em todo - lugares teria realizado muito menos espectadores do que antes. Então, no início da década de 1990, Sunderland começou a estudar a possibilidade de deslocalização .

Visão interna do estadio.

O front-runner que emergiu foi proposto um estádio localizado em uma área de terreno adjacente à fábrica Nissan carro. A todos os 48.000 lugares-solo foi rotulado "o Wembley do Norte."

Stadium of light from distance.jpg

Os planos não veio a fruição. Em 1992, a Nissan lançou um funcionário objecção, Sunderland, em última instância, forçar a abandonar a ideia. Em 1995 o Sunderland apresentou um plano para construir um estádio sobre o antigo local de Wearmouth Colliery. A área, na margem norte do rio Wear Sheepfolds no distrito de Sunderland, estava apenas a algumas centenas de metros de Roker Park, e perto do centro da cidade. Em 13 de Novembro de 1995, o presidente do Sunderland Bob Murray anunciou que o Tyne and Wear Development Corporation havia aprovado planos para a construção de um estádio 34000-lugares.

Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.