Stalker (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Se procura pelo indivíduo que persegue a outro e/ou invade sua privacidade, consulte Stalking, Se procura pelo programa humorístico estadunidense, veja Stalker For Life
Stalker
Stalker (PRT/BRA)
Stalker (filme)
União Soviética Alemanha Oriental
1979 •  cor-pb •  163 min 
Género ficção científica

drama

Direção Andrei Tarkovsky
Roteiro Arkadi Strugatsky
Boris Strugatsky
Elenco Alexander Kaidanovsky
Anatoli Solonitsyn
Nikolai Grinko
Idioma russo

Stalker (em russo: Сталкер) é um filme de 1979 do cineasta russo Andrei Tarkovsky, vencedor do prémio especial do Júri do Festival de cinema de Cannes de 1980. Foi filmado, em sua maior parte, na Estônia, então integrante da União Soviética. Stalker é um termo inglês que significa, em tradução livre, "o espreitador", "aquele que se esgueira". Tarkovsky, os três atores principais, além de outras pessoas que se envolveram na produção, morreram poucos anos depois, em razão de tumores presumivelmente originados da exposição às instalações industriais (radiotivas) da Estônia, onde várias cenas do filme foram gravadas[carece de fontes?].

Argumento

Predefinição:Revelações sobre o enredo O argumento é intrigante e passível de diversas interpretações, e é uma adaptação muito livre da novela de ficção científica Roadside Picnic, dos irmãos Strugatsky. Numa entrevista, Tarkovsky chegou a declarar que as semelhanças do filme com esta novela restringiam-se ao uso das palavras "zona" e "stalker". No filme de Tarkovsky, um homem humilde, ex-presidiário, chamado "stalker", guia dois homens, chamados de "professor" e "escritor" (os nomes pessoais são omitidos) até e no interior da "Zona", região misteriosa isolada por forças militares, localizada num pequeno país de nome não revelado. Havia a suspeita da presença de uma força sobrenatural, tendo em vista a ocorrência de fenômenos inexplicáveis neste local. A Zona é repleta de armadilhas - apenas os stalkers conseguem vencê-las, guiando pessoas, mediante pagamento. Segundo boatos, no interior da Zona há um quarto capaz de realizar os desejos mais íntimos de qualquer pessoa que nele conseguisse entrar, após a ultrapassagem de todas as armadilhas. Este filme é típico do estilo de Tarkovsky, com tomadas lentas e longas, intensamente elaboradas, intercaladas com diálogos filosóficos e até mesmo poesias. Segundo declarou o director russo, o filme é principalmente sobre a fé (e a busca do paraíso interior), sendo secundário o elemento ficção científica, a exemplo do que havia declarado sobre Solaris, filme de 1972.


Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.