Stanisław Leśniewski

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Stanisław Leśniewski
Matemática
Stanisław Leśniewski (ca. 1910)
Nascimento 30 de março de 1886
Local Serpukov
Morte 13 de maio de 1939 (53 anos)
Local Varsóvia
Atividade
Campo(s) Matemática
Alma mater Universidade de Lviv
Tese 1912: A Contribution to Analysis of Existential Propositions
Orientador(es) Kazimierz Twardowski
Orientado(s) Alfred Tarski

Stanisław Leśniewski [sta'ɲiswaf lɛ'ɕɲɛfski] (Serpukov, 30 de março de 1886Varsóvia, 13 de maio de 1939) foi um filósofo e matemático polonês.

Stanisław Leśniewski nasceu na Rússia, originário de uma família polonesa. Seu pai trabalhou como engenheiro de estradas de ferro para o Império Russo e morou em diversos lugares. Por isto Leśniewski foi para a escola em Irkutsk.

Leśniewski estudou matemática e Filosofia. Frequentou aulas de Hans Cornelius sobre filosofia em Munique e de Wacław Sierpiński na Universidade de Lviv sobre matemática. Seu orientador de doutorado lá foi Kazimierz Twardowski, fundador da Escola Lviv-Varsóvia de lógica, da qual foi depois um dos lideres, juntamente com Jan Lukasiewicz.

Na Guerra Polaco-Soviética Leśniewski trabalhou para o Estado-Maior polonês como analista de códigos, a fim de desvendar os códigos utilizados pela União Soviética.

Foi membro da Escola de Matemática de Varsóvia.

Em 1919, com a nova fundação do estado polonês, Leśniewski obteve uma cátedra de filosofia da matemática na Universidade de Varsóvia.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Über Funktionen, deren Felder Gruppen mit Rücksicht auf diese Funktionen sind, Fundamenta Mathematicae, XIII:319-332, 1929.
  • Grundzüge eines neuen Systems der Grundlagen der Mathematik, Fundamenta Mathematicae, XIV:1-81, 1929.
  • Über Funktionen, deren Felder Abelsche Gruppen in bezug auf diese Funktionen sind, Fundamenta Mathematicae, XIV:242-251, 1929.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.