Stanislaw Maczek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Julho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Stanislaw Maczek
Nascimento 31 de Março de 1892
 Polónia
Morte 11 de Dezembro de 1994 (102 anos)
 Reino Unido
País Polônia
Batalhas/Guerras Primeira Guerra Mundial
Guerra Polaco-Ucraniana
Guerra Polaco-Soviética
Segunda Guerra Mundial

O general Stanislaw Maczek (31 de março de 1892 - 11 de dezembro de 1994) foi um comandante de blindados polacos durante a Segunda Guerra Mundial (general de Exército).

Veterano da Primeira Guerra Mundial, da Guerra Polaco-Ucraniana e da Guerra Polaco-Soviética de 1920, foi comandante da única formação blindada major da Polónia durante a campanha de setembro de 1939. Chefiou de novo uma formação blindada polaca em 1940 durante a Batalha de França, e foi o comandante da célebre 1ª divisão blindada polaca, e mais tarde do 1º Corpo de Exército polaco sob comando britânico entre 1942 e 1945. A sua divisão combateu na Normandia, depois na Bélgica, nos Países Baixos e na Alemanha onde tomou o porto de Wilhelmshaven e aceitou a capitulação de toda a guarnição.

Exilado em 1948 e destituído da sua nacionalidade pelo governo comunista polaco, viveu na Grã-bretanha. Morreu com 102 anos, em 1994, e foi enterrado no cemitério polaco de Breda, nos Países Baixos.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.