Star Carr

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Star Carr é um sítio arqueológico em North Yorkshire, Inglaterra. Ele fica em torno de cinco milhas ao sul de Scarborough[1] . Ele é geralmente considerado como o mais importante e informativo sítio mesolítico na Grã-Bretanha. Ele é tão importante para o período Mesolítico como para o Stonehenge e o período Neolítico.

O sítio foi ocupado durante o começo do período Mesolítico arqueológico, contemporâneo com os períodos climáticos preboreal e boreal. Mesmo que a Idade do Gelo já havia acabado e as temperaturas já estavam perto das temperaturas atuais, o nível do mar ainda não havia crescido o suficiente para separar a Grã-Bretanha do continente europeu. Destaques entre os achados foram: a estrutura mais antiga da Grã-Bretanha, 21 capas de crânios de Veado-vermelho que seriam usados como objetos para cabeça e aproximadamente 200 projéteis, ou arpões, pontos feitos de galhada de veado-vermelho. Estes materiais orgânicos foram preservados devido ao enterro ao alagado de turfa. Normalmente todos os sítios mesolíticos possuem ferramentas de pedra.

Excavação do sítio começou em 1948, um ano depois artefatos foram pela primeira vez noticiados por um arqueológico amador. O sítio é o mais famoso por possuir artefatos extremamente raros descobertos durante escavações originais.

Referências

  1. Star Carr. Pastscape.org.uk. Página visitada em 15 January 2008.