Star Fox 64

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Star Fox 64
Lylat Wars
Star Fox 64 cover.png
Capa da versão norte-americana para Nintendo 64.
Produtora(s) Nintendo EAD
Editora(s) Nintendo
Diretor(es) Takao Shimizu
Produtor(es) Shigeru Miyamoto
Artista(s) Takaya Imamura
Compositor(es) Koji Kondo
Hajime Wakai
Série Star Fox
Plataforma(s) Nintendo 64
iQue Player
Virtual Console
Lançamento Nintendo 64

iQue Player

    Virtual Console
    Gênero(s) Ação/ Tiro
    Modos de jogo Single Player, Multiplayer
    Star Fox
    Star Fox Adventures

    Star Fox 64 (スターフォックス64 Sutā Fokkusu Rokujūyon?), também conhecido como Lylat Wars na Europa e Oceania (devido a problemas com direitos autorais). Ele foi lançado em 27 de Abril de 1997 no Japão, em 1º de Julho de 1997 na América do Norte e em 20 de Outubro de 1997 na Europa e na Austrália. Depois, ele foi importado ao console exclusivo da China iQue Player em 21 de Novembro de 2003. Além disso, ele foi planejado como um remake do jogo original Star Fox[1].

    Muitos aspectos deste jogo foram reaproveitados no projeto Star Fox 2, que seria lançado para o Super Nintendo mas foi cancelado pelos desenvolvedores, visto que o Nintendo 64 já estava quase chegando ao mercado. Star Fox 64 foi o primeiro jogo do Nintendo 64 a se utilizar do Rumble Pak[2], acessório que faz o controle tremer.

    A trilha sonora de Star Fox 64 foi composta por Kōji Kondō e Hajime Wakai. Algumas músicas deste jogo foram utilizadas novamente em outros jogos da franquia.

    Jogabilidade

    Em Star Fox 64, o jogador controla um dos veículos pilotados por Fox McCloud, geralmente uma Arwing, que segue uma trajetória fixa, normalmente para frente. O veículo controlado pode realizar manobras ao redor da tela a fim de desviar dos obstáculos e atirar com canhões de laser nos inimigos que se aproximam.[3] Todos os veículos, exceto o Blue Marine, também podem carregar o seu canhão de laser para liberar um poderoso tiro perseguidor.

    Além da progressão contínua a que se submete o jogador, afinal a nave não pode parar estando sempre em movimento, algumas fases e chefes possuem o "all-range mode" (cuja tradução seria modo de longo alcance), em que há liberdade para ir e vir dentro de uma área delimitada.[3] Ao se chegar à margem da área pré-definida a nave irá impreterivelmente fazer um loop e retornar, manobra conhecida como Immelmann), chamada no jogo de "U-turn", termo equivalente a "retorno" nos sinais de trânsito.

    Em Star Fox 64 as personagens recebem voz, ao invés de "falarem" através de múrmurios sem sentido como no jogo anterior. No entanto, as "vozes" do jogo original, referidas à "Lylat" no menu de opções de línguas, podem ser ativadas na versão PAL, apesar disto não ser possível na versão Japonesa ou Americana NTSC. O jogo utiliza o diálogo muito mais do que o original e, juntamente com seqüências cinematográficas, acelera o passo da narrativa, tornando-a um pouco mais verossímil e interessante. Esse diálogo também tornou-se motivo de chacota, principalmente devido a frases que se repetem diversas vezes ao longo do jogo.

    Novidades

    Entre as novidades introduzidas pelo jogo está o diálogo viva-voz entre os personagens, que veio substituir as legendas do jogo antigo. Outra inovação foi o caráter indefinido na mudança de fases: ao invés de seguir um caminho só, o jogo pode tomar rumos diferentes caso uma ou outra tarefa seja ou não cumprida.

    O jogo apresenta pela primeira vez na série a equipe Star Wolf, alter ego maligna dos mocinhos, a equipe Star Fox.

    Finalmente, para o jogo não ficar enfadonho e com poucas missões, foi adicionado um objetivo a mais: cada fase garante medalhas ao jogador ao se abater determinado número de inimigos, chegando com a nave intacta ao fim dela. São números difíceis de se alcançar, diga-se de passagem. Uma surpresa é revelada quando se consegue todas as medalhas.

    Considerado pela maioria dos fãs o melhor jogo da franquia Star Fox.

    Enredo

    Predefinição:Revelações sobre o enredo O cruel cientista Andross foi mandado para o exílio no planeta deserto Venom, expulso de Corneria. Um dia, algo estranho é detectado em Venom, e uma equipe de pilotos é mandada para lá investigar. Integram o time Pigma Dengar, James McCloud (pai de Fox, o protagonista da série) e Peppy Hare. Quando chegam a Venom, Pigma os trai enquanto James é capturado, e Peppy consegue escapar e voltar para Corneria (o caminho Vermelho no jogo, a nave de James aparece na última fase para ajudar Fox a escapar da explosão ).

    Uma nova equipe é formada pelos pilotos Fox McCloud (o jogador), Falco Lombardi, Slippy Toad e Peppy Hare. Fox é a última esperança de Corneria para pôr um fim nos planos insanos de Andross e assegurar a paz no sistema planetário de Lylat.

    Uma diferença significativa deste para o jogo original é que a equipe de Star Fox, embora mercenários em ambos, já dispõe de todas as naves (incluindo a nave-mãe) necessárias, enquanto no primeiro eles são recrutados para serem pilotos de Corneria.

    Versão 3D

    Em 2010, lança-se a versão 3D de Star Fox 64, nomeado como Star Fox 64 3D para Nintendo 3DS, com gráficos melhores e o modo batalha com novas fases e novas armas.

    Trivia

    Star Fox 64 contém algumas referências a outros trabalhos, principalmente filmes:

    • Música de abertura - Assemelha-se muito à música de abertura do filme Jurassic Park, composta por John Williams;
    • Katina - Nesta fase as naves inimigas se parecem muito com as naves alienígenas do filme Independence Day;
    • Katina - Ainda nesta fase, a nave-mãe se assemelha à nave-mãe de Independence Day;
    • Aquas - Nessa fase, em certo ponto, Peppy diz: "I've got a bad feeling about this.", como Han Solo diz em Star Wars Episode IV: A New Hope;
    • Cenas finais - A seqüência final do jogo, quando a equipe Star Fox adentra o hall com soldados enfileirados ao seu lado se parece com o fim do filme Star Wars Episode IV: A New Hope;
    • Sector X - O "rosto" do chefe da fase (a procurada "secret weapon") é uma referência ao computador HAL, de 2001: Uma odisseia no espaço;
    • Sector X - Ainda sobre o chefe: durante a batalha ele diz "Where is the creator?" - uma referência ao 1º filme de Star Trek.
    • Fichina - O aspecto geral da fase faz referência à Hoth, planeta de Star Wars.

    Notas e referências

    1. Nintendo Power: Why did you make Star Fox 64 a remake of the original Star Fox? (uma entrevista com Shigeru Miyamoto exclusiva ao Star Fox 64 Player's Guide).
    2. GameSpy: Star Fox 64 (em inglês), 26 de Junho de 2006.
    3. a b Manual de instruções de Star Fox 64.

    Ligações externas

    Wikiquote
    Wikiquote
    O Wikiquote possui citações de ou sobre: Star Fox 64