Star Trek: New Frontier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Star Trek: New Frontier é uma série de livros de ficção científica Star Trek, criada por John J. Ordover e Peter David e publicada nos EUA pela editora Pocket Books. A ideia que originou a série era a de criar uma série de livros Star Trek com a sua própria continuidade e não uma que fosse apenas reactiva às séries televisivas. Quase todas as histórias da série foram escritas pelo co-criador Peter David.

Origens[editar | editar código-fonte]

Segundo David, o conceito básico foi de John Ordover, bem como a ideia de serem utilizados vários personagens já existentes. Coube a David desenvolver este conceito e criar as personagens originais.[1]

A publicação de New Frontier iniciou-se em 1997 com uma série de quatro livros, sendo estabelecido que a acção decorria no universo de Star Trek: The Next Generation, mas num sector inexplorado, denominado Sector 221-G, lar do recentemente caído Império Thalloniano. De um modo geral, os livros seguiam as aventuras do Capitão Mackenzie Calhoun e a sua tripulação a bordo da nave U.S.S. Excalibur. Com a continuação da série, a acção passou a ter lugar também da nave U.S.S. Trident, Estação Espacial Bravo e no planeta Novo Thallon, entre outros locais.

Ao iniciar a série com uma combinação de novas personagens e de personagens que apareceram como convidados na série televisiva Next Generation, David teve a oportunidade de criar o seu próprio espaço dentro do Universo Star Trek. Ao longo dos anos, a série tornou-se muito popular e obteve o respeito da crítica especializada, ao ponto de outros autores de livros baseados nas séries televisivas Star Trek começarem a fazer referência a personagens e eventos da continuidade New Frontier nos seus livros, tendo a série sido inclusivamente envolvida em vários crossovers com os livros de outras séries Star Trek. Por outro lado, a série tem na figura de Mackenzie Calhoun a sua representação no merchandising dos bonecos de acção.

Dada a série ser escrita quase exclusivamente por Peter David, partilha o sentido de humor e a ironia comuns em muitas das obras do autor. Frequentemente, os livros têm um tom ligeiramente diferente de muitos dos outros livros Star Trek, apresentando componentes mais violentos e de índole sexual. Por outro lado, New Frontier faz também humor sobre as séries que lhe deram origem. Outra característica da série, pouco frequente noutros livros Star Trek, é o desenvolvimento das personagens, permitindo que cresçam, se modifiquem e morram (ou saiam da série).

O conceito de New Frontier foi pioneiro na publicação de livros Star Trek. Encorajados pela liberdade que a série tinha, bem como pela sua popularidade, os editores iniciaram outras séries novas ao longo dos anos, com diferentes graus de sucesso. De um modo similar, os autores utilizaram esta vantagem de terem liberdade para desenvolver os personagens nas séries de relançamento de Star Trek: Deep Space Nine e Star Trek: Voyager, com a acção a decorrer após o final das séries televisivas, bem como nos livros passados após a incursão cinematográfica de Star Trek: The Next Generation, incluindo o spinoff Star Trek: Titan.

Embora Peter David seja o autor da quase totalidade de histórias na continuidade New Frontier, uma vez que não detem os direitos da série, a editora Pocket Books pode teoricamente convidar outro autor ou um conjunto de autores a escrever a mesma. No entanto, a editora não deu nenhuma indicação nesse sentido, continuando a ser David o autor escalado para os próximos livros New Frontier.

Livros[editar | editar código-fonte]

Série New Frontier[editar | editar código-fonte]

Excepto se indicado algo em contrário, todos os seguintes livros, histórias e bandas desenhadas foram escritas por Peter David.

# Título Enredo
1 House of Cards O Sector 221-G foi controlado pelos Thallonianos durante séculos, mas o seu império caiu e o sector tornou-se caótico. A Federação envia uma nave espacial para ajudar no que for possível e relatar o que encontra.
2 Into the Void A constituição da tripulação da Excalibur é definida, entre os quais o Capitão Mackenzie Calhoun, a Comandante Shelby e o/a Engenheiro-Chefe Burgoyne 172.
3 The Two-Front War Dois mistérios captam a atenção da tripulação da Excalibur. A hospitabilidade de Nelkar é demasiado boa para ser verdadeira? E uma certa nave está realmente na posse do objecto que Si Cwan procura... ou trata-se de uma armadilha mortífera?
4 End Game À medida que o planeta natal dos Thallonianos se depara com a catástrofe, o Capitão Calhoun tem de confrontar o seu passado sangrento com uma luta de vida ou morte pela sobrevivência e a honra. Mas quando o último segredo do planeta é revelado, apenas o Capitão Calhoun e a nave U.S.S. Excalibur podem salvar o que resta do Império da destruição total!
* Star Trek: New Frontier Os primeiros quatro livros foram posteriormente reunidos num livro de capa dura, também publicado pela Pocket Books, simplesmente intitulado Star Trek: New Frontier.
5 Martyr Quando o Capitão Calhoun é capturado, o/a Tenente Comandante Burgoyne tem de o encontrar antes que uma esquadra espacial alienígena inicie uma guerra santa contra a Federação.
6 Fire on High A mãe da Tenente Robin Lefler faleceu na explosão de uma nave há dez anos. Trata-se da mesma pessoa mantida prisioneira no espaço Thalloniano? E se é a mesma pessoa, qual a sua ligação com a mulher misteriosa que tem uma arma capaz de destruir planetas inteiros?
* Captain's Table Livro 5: Once Burned Seis anos atrás, antes de comandar a nave espacial Excalibur, Mackenzie Calhoun serviu a bordo U.S.S. Grissom, como primeiro oficial. Após um grande desastre, Calhoun foi culpabilizado e o julgamento que se lhe seguiu levou à sua demissão... ou assim parecia.
* Star Trek:TNG #55: Double Helix Livro 5: Double or Nothing O Capitão Jean-Luc Picard une as forças ao Capitão Mackenzie Calhoun para localizar e confrontar quem se encontra por trás das pragas, de modo a vingarem a morte de milhares.
* Double Time (banda desenhada) Desenhada por Mike Collins e David Roach e publicada pela editora Wildstorm. O Capitão Calhoun viaja com a sua nave e tripulação para o passado, de modo a prevenir um genocídio, alterando a linha temporal de uma forma inesperada e pouco desejada.
7 The Quiet Place Desde a queda do Império Thalloniano, Si Cwan tem procurado a sua irmã mais nova, a única outra sobrevivente da família real. A sua demanda tem sido difícil, repleta de desapontamentos, mas pode agora chegar ao fim...
8 Dark Allies Muitos anos atrás, uma forma de vida bizarra conhecida com a Massa Negra consumiu e destruir um sistema solar inteiro pertencente ao então Império Thalloniano. Agora, a Massa Negra retornou e o seu alvo é Tulan IV, o planeta natal dos temíveis Redentores.
9 Excalibur Livro 1: Requiem Quando a U.S.S. Excalibur foi subitamente destruída sem piedade, perdeu-se uma das melhores naves espaciais. Mas a tripulação perdeu o seu capitão... e a sua casa. Agora, durante o luto pela sua nave e pelo Capitão Mackenzie Calhoun, a Primeira Oficial Elizabeth Shelby e a restante tripulação aguardam novas missões.
10 Excalibur Livro 2: Renaissance Após o nascimento do seu filho, a médica vulcana Dra. Selar regressa ao seu planeta natal, determinada a criar a criança exclusivamente com base na lógica. Mas o pai da criança, o/a hermafrodita Tenente Comandante Burgoyne, tem a sua própria opinião quanto ao futuro do seu filho, e pretende lutar pelos seus direitos paternais.
11 Excalibur Livro 3: Restoration Apesar de normalmente se encontrar repleto de recursos, o Capitão Mackenzie Calhoun vê-se subitamente naufragado no primitivo planeta Yakaba, após a explosão de Excalibur que se seguiu a uma sabotagem mortífera. Numa terra seca, Calhoun torna-se amigo de Shula, uma mulher extraordinária perseguida por inimigos que desejam controlar ou destruir o seu dom - fazer chover. Existe uma edição em capa dura.
* Gateways Livro 6: Cold Wars Um século atrás, o Império Thalloniano separou dois povos alienígenas em guerra, depositando cada um deles num novo mundo, bastante distantes dos seus inimigos ancestrais. No entanto, os Portais permitiram despertar novamente esse feudo de sangue há muito adormecido. Cabe ao Capitão Mackenzie Calhoun da nave U.S.S. Excalibur e à sua esposa, a Capitã Elizabeth Shelby da U.S.S. Trident, travar essa batalha.
* Gateways Livro 7: What Lay Beyond (antologia): Death After Life Os Capitães Calhoun e Shelby atravessam Portais sem terem conhecimento do que os espera do outro lado, concluindo a aventura anterior.
12 Being Human Mark McHenry, o oficial ao leme da nave U.S.S. Excalibur, tem demonstrado possuir dons além do estranho humano que ele aparenta ser. Quando os habitantes de um sistema solar são confrontados com uma ameaça ligada à fonte dos poderes de McHenry, a sua verdadeira herança é finalmente revelada.
13 Gods Above Tal como tinha acontecido com o Capitão James T. Kirk, Calhoun encontrou seres com poderes que se aproximam da divindade e que clamam ser os seres que inspiraram os panteões grego, romano, nórdico, entre outros, da cultura terrestre.
* No Limits (antologia) Colectânea de contos de vários autores, editada por Peter David, o qual escreve também um dos contos, descrevendo a lua-de-mel de Calhoun e Shelby em Xenex, o planeta-natal de Calhoun. Entre as outras histórias, é contada a primeira experiência de Shelby com os Borg, a origem das "leis de Lefler", uma aventura de Soleta com o Embaixador Spock, o encontro de Selar com os Q ou o dia mais longo da vida de Zak Kebron...
14 Stone and Anvil Um tripulante foi assassinado a bordo da nave U.S.S. Trident e toda a evidência aponta para o Alferes Janos da Excalibur. Calhoun encontra-se relutante em aceitar que Janos, um não-humanóide poderoso que o capitão conhece e em quem confia há anos, possa ser um assassino e imediatamente se inicia uma investigação. Mas este crime misterioso depressa se torna numa crise diplomática que ameaça lançar Calhoun e Shelby contra toda a Federação Unida de Planetas. Existe uma edição em capa dura, acompanhada de um CD-Rom com uma versão electrónica dos livros anteriores.
15 After the Fall Passaram-se 3 anos desde os últimos relatos de New Frontier e a vida levou muitas voltas para os antigos e actuais membros da tripulação da nave U.S.S. Excalibur. A Capitã Elizabeth Shelby foi promovida a Almirante e chefia a Estação Espacial Bravo... enquanto que a sua antiga nave U.S.S. Trident tem uma nova capitã. Existe uma edição em capa dura.
16 Missing in Action O Capitão Mackenzie Calhoun e a tripulação da nave U.S.S. Excalibur são catapultados para um outro universo, distantes do Novo Protectorado Thalloniano e do Sector 221-G... num local onde uma guerra anciã é travada entre dois povos alienígenas poderosos. Calhoun adopta a filosofia de que "o inimigo do meu inimigo meu amigo é" e tenta persuadir uma facção ou a outra a ajudá-los a voltar para casa. Existe uma edição em capa dura.
* Star Trek: Mirror Universe Livro 2: Obsidian Alliances (antologia) Cutting Ties A primeira incursão de New Frontier no Universo Espelho. Após o colapso do Império Terrestre, o seu antigo inimigo, o Império Estelar Romulano, anexou muitas das civilizações espalhadas pela galáxia. Um dos escravos dos Romulanos é M'k'nzy de Calhoun, um xenexiano selvagem e imprevisível que sonha com a morte, o qual aprende que valor tem a liberdade com uma romulana chamada Soleta.
* Tales of the Dominion War (antologia) Stone Cold Truths 150 anos após a Guerra dos Dominion, um então aposentado Zak Kebron conta ao seu filho uma experiência durante a guerra, ensinando uma valiosa lição a ele e à professora do filho.
* Tales from the Captain's Table (antologia) Pain Management A nave Trident está a ser consertada após os danos sofridos na guerra Selelviana/Tholiana. Na base estelar, Soleta, oficial de ciência na Excalibur que aí se encontrava a realizar uma palestra numa conferência, oferece a Shelby uma boleia até à Excalibur para esta ver o seu marido, enquanto se realizam as reparações na Trident.
* Turnaround (banda desenhada) Uma história em cinco partes escrita por Peter David para comemorar os 10 anos de New Frontier. A arte é de Stephen Thompson e foi publicada pela editora IDW Publishing. O volume que reúne as 5 revistas de banda desenhada intitula-se simplesmente Star Trek: New Frontier. Um protótipo de uma nave temporal parece ter sido roubada pelo Almirante da Frota Estelar Edward Jellico. Apenas o Capitão Mackenzie Calhoun e a tripulação da Excalibur têm esperança em encontrá-lo antes que a nave, puramente destinada à exploração científica, seja utilizada para alterar o espaço-tempo.
17 Treason por publicar, estando a edição prevista para 2009 [2]

Além dos formatos em capa mole e em capa dura, este com maiores dimensões, alguns livros tiveram também edição em formato electrónico e/ou em formato audio.

Algumas das histórias foram reimpressas noutros formatos, nomeadamente:

  • Star Trek: New Frontier : colectânea que reúne os primeiros quatro livros da série, num volume em capa dura. Existem também edições deste livro em formato electrónico, quer em texto, quer em audio.
  • Star Trek: New Frontier - Prometheans: colectânea exclusiva do Science Fiction Book Club que reúne num volume em capa dura os 5º e 6º livros da série.
  • Star Trek: Captain's Table (omnibus): colectânea que reúne os seis livros da mini-série Star Trek: Captain's Table.
  • Star Trek: Double Helix (omnibus): colectânea que reúne os seis livros da mini-série Star Trek: The Next Generation - Double Helix
  • Star Trek: Other Realities: colectânea de banda desenhada que reúne a revista Star Trek: New Frontier - Double Time com algumas revistas de banda desenhada do universo Star Trek publicadas pela Wildstorm, nomeadamente Star Trek: All of Me e a mini-série Star Trek: Deep Space 9 - N Vector #1 a 4.
  • Star Trek: New Frontier: colectânea das 5 revistas de banda desenhada publicadas pela IDW subintituladas Turnaround.

Outros livros[editar | editar código-fonte]

Além da série oficial de livros New Frontier, existem outros que incluíram ou inclusivamente se focaram em personagens principais da série. Devido a alguns dos personagens terem tido origem em Star Trek: The Next Generation, alguns desses livros foram publicados meses ou anos antes do primeiro livro New Frontier. Alguns destes livros são:

Série - # Título e Autor(es) Observação
Star Trek: The Next Generation - s/nº Vendetta - Peter David Shelby sob comando do Capitão Kormso na U.S.S. Chekov; Selar a bordo da U.S.S. Enterprise
Star Trek: The Next Generation - s/nº Imzadi II - Triangle - Peter David Shelby colocada na U.S.S. Excalibur. Existe edição em capa dura.
Star Trek: The Next Generation #56 Double Helix Livro 6: The First Virtue - Michael Jan Friedman e Christie Golden Passa-se no espaço Thalloniano e na sua fronteira.
Star Trek: The Next Generation #61 Diplomatic Implausibility - Keith R. A. DeCandido Breve presença de Soleta, Zak Kebron e Mark McHenry.
Star Trek: The Next Generation - s/nº Q&A - Keith R. A. DeCandido Breve presença de Shelby.
Star Trek: The Next Generation - s/nº Before Dishonor - Peter David Breve presença de Calhoun.
Star Trek: The Next Generation: Starfleet Academy (para jovens leitores) #1 Worf's First Adventure - Peter David Com Soleta, Zak Kebron, Mark McHenry e Tania Tobias.
Star Trek: The Next Generation: Starfleet Academy (para jovens leitores) #2 Line of Fire - Peter David Com Soleta, Zak Kebron, Mark McHenry e Tania Tobias.
Star Trek: The Next Generation: Starfleet Academy (para jovens leitores) #3 Survival - Peter David Com Soleta, Zak Kebron, Mark McHenry e Tania Tobias.
Gateways (mini-série) #3 Star Trek: The Next Generation: Doors Into Chaos - Robert Greenberger Apresenta Calhoun e Shelby noutra perspectiva de um acontecimento também narrado no 5º livro da mini-série, Cold Wars.
Gateways (mini-série) #4 Star Trek: Deep Space Nine: Demons of Air and Darkness - Keith R. A. DeCandido Apresenta Calhoun e Shelby noutra perspectiva de um acontecimento também narrado nos 3º e 5º livros da mini-série, respectivamente Doors Into Chaos e Cold Wars.
Star Trek The Lost Era - s/nº Catalyst of Sorrows - Margaret Wander Bonanno Com Dra. Selar.

Além dos formatos em capa mole e em capa dura, este com maiores dimensões, alguns livros tiveram também edição em formato electrónico e/ou em formato audio.

Algumas destas histórias foram reimpressas noutros formatos, nomeadamente:

  • Star Trek: The Next Generation - Imzadi Forever: colectânea que reúne os livros Imzadi e Imzadi II - Triangle.
  • Star Trek: Double Helix (omnibus): colectânea que reúne os seis livros da mini-série Star Trek: The Next Generation - Double Helix

Ordem Cronológica[editar | editar código-fonte]

  • Datas anteriores à série principal
    • 2350
      • Double Helix #6: The First Virtue
    • 2354
      • No Limits: "A Lady of Xenex"
      • No Limits: "Lefler's Logs" (até 2364)
    • 2356
      • No Limits: "Turning Point"
    • 2357
      • Star Trek: The Next Generation: Starfleet Academy #1 - Worf's First Adventure
      • Star Trek: The Next Generation: Starfleet Academy #2 - Line of Fire
      • Star Trek: The Next Generation: Starfleet Academy #3 - Survival
    • 2360
      • Star Trek: The Lost Era - Catalyst of Sorrows
    • 2361
      • No Limits: "Waiting For G'Doh"
    • 2362
      • No Limits: "Revelations"
    • 2363
      • No Limits: "Out of the Frying Pan"
      • No Limits: "Alice, on the Edge of Night"
    • 2366
      • No Limits: "All That Glisters..."
      • No Limits: "Performance Appraisal"
    • 2367
      • Star Trek: The Next Generation - Vendetta
    • 2368
      • Star Trek: The Next Generation - Imzadi II: Triangle
      • No Limits: "Oil and Water"
      • No Limits: "Singularity"
    • 2369
      • No Limits: "'Q'uandary"
    • 2370
      • No Limits: "Loose Ends"
    • 2371
      • No Limits: "Through the Looking Glass"
  • 2373
    • No Limits: "Making a Difference"
    • House of Cards
    • Into the Void
    • The Two-Front War
    • End Game
  • 2374
    • Martyr
    • Fire on High
    • The Captain's Table #5: Once Burned
    • Double Time
  • 2375
    • Tales of the Dominion War: "Stone Cold Truths"
    • Double Helix #5: Double or Nothing
  • 2376
    • Star Trek: The Next Generation - Diplomatic Implausibility
    • The Quiet Place
    • Dark Allies
    • Excalibur
      • Requiem
      • Renaissance
      • Restoration
    • No Limits: "The Road to Edos"
    • No Limits: "A Little Getaway"
    • Gateways #3: Doors Into Chaos
    • Gateways #4: Demons of Air and Darkness
    • Gateways #6: Cold Wars
    • Gateways #7: What Lay Beyond: "Death After Life"
    • Being Human
    • Gods Above
    • Stone and Anvil
    • No Limits: "Redemption"
  • 2377:
    • Tales from the Captain's Table: "Pain Management"
  • 2379
    • After the Fall
    • Missing in Action
  • 2380
    • Star Trek: The Next Generation - Q&A
    • Star Trek: The Next Generation - Before Dishonor

Personagens[editar | editar código-fonte]

Os personagens da série de livros New Frontier tiveram diversas origens, tendo alguns aparecido na série televisiva Star Trek: The Next Generation (p.e., Elizabeth Shelby, Dra. Selar, Robin Lefler ou Edward Jellico), outros na série televisiva Star Trek: The Animated Series (Arex e M'Ress), outros surgido originalmente nos livros de Peter David na série Star Trek: The Next Generation: Starfleet Academy (Soleta, Zak Kebron, Mark McHenry e Tania Tobias) e outros criados de novo na série New Frontier (p.e., Mackenzie Calhoun, Burgoyne 172, Si Cwan ou Kalinda).

Mackenzie Calhoun[editar | editar código-fonte]

O Capitão Mackenzie Calhoun (de nome original M'k'n'zy de Calhoun), é um xenexiano, uma espécie semelhante à humana, sendo uma das principais diferenças os olhos de cor roxa. Durante anos, os xenexianos foram subjugados pelos danteris. Calhoun liderou a revolução xenexiana que libertou a sua espécie dos danteris. Após uma visita do capitão Jean-Luc Picard da nave Stargazer, que ele tinha visto anteriormente numa alucinação, Calhoum juntou-se à Fronta Estelar. Posteriormente à morte do seu capitão da nave U.S.S. Grimson, Calhoun abandonou a Frota Estelar, mas foi convencido por Picard a voltar, tomando o comando da nave Excalibur. É a única personagem que não entrou em nenhuma série televisiva de quem foi feita uma figura de acção Star Trek, na qual empunha a sua espada. James Cawley, que interpreta o papel de James T. Kirk na série criada pelos fãs Star Trek: Phase II, anteriormente denominada Star Trek: New Voyages, interpretou o papel de Mackenzie Calhoun na série criada pelos fãs Star Trek: Hidden Frontier, no episódio Vigil (5º episódio da 6ª temporada).

Elizabeth Shelby[editar | editar código-fonte]

A Tenente Comandante Elizabeth Shelby originalmente apareceu nos episódios The Best of Both Worlds Partes 1 e 2 da série Star Trek: The Next Generation, sendo interpretada por Elizabeth Dennehy. Posteriormente, Shelby serviu na USS Excalibur sob o comando do Capitão Korsmo até este falecer e o comando da nave ser dado a Calhoun. Apesar de Shelby e Calhoun terem estado romanticamente envolvidos quando eram cadetes na Academia da Frota Estelar, no início da série New Frontier a sua relação era platónica. No entanto. Shelby viria a casar com Calhoun. Shelby foi promovida a capitã da U.S.S. Trident e posteriormente a almirante na Estação Espacial Bravo.

Burgoyne 172[editar | editar código-fonte]

O/a Burgoyne 172, um membro da espécie Hermat, não sendo, portato, do sexo masculino nem do feminino mas de ambos. Originalmente, o/a Burgoyne era o/a engenheiro/a chefe da nave Excalibur sob o comando sucessivo dos capitães Korsmo e Calhoun, tendo posteriormente sido promovido a primeiro oficial da nave que actualmente se denomina de Excalibur. O/a Burgoyne envolveu-se romanticamente com McHenry e posteriormente com a Dra. Selar, de quem tem um filho, o Dr. Xy.

Dra. Selar[editar | editar código-fonte]

A Dra. Selar apareceu originalmente no episódio The Schizoid Man da série televisiva Star Trek: The Next Generation, tendo sido interpretada por Suzie Plakson.

Robin Lefler[editar | editar código-fonte]

A Robin Lefler serviu a bordo da U.S.S. Enterprise-D durante algum tempo, tendo aparecido nos episódios de Star Trek: The Next Generation Darmok e The Game, com a interpretação de Ashley Judd. Posteriormente foi colocada como navegadora na nave Excalibur. Durante este tempo, veio a encontrar-se com a mãe que julgava morta, Morgan. Posteriormente, Lefler casou-se com Si Cwan, vivendo ambos no planeta Novo Thallon do Novo Protectorado Thalloniano, onde serviu como embaixadora da Frota Estelar. Após a morte de Si Cwan, Lefler governa o Protectorado, estando grávida de Si Cwan.

Zak Kebron[editar | editar código-fonte]

Criado por Peter David nos livros Star Trek: The Next Generation: Starfleet Academy, este brikar era o companheiro de quarto de Worf. A sua espécie possui pele espessa, um corpo extremamente maciço e uma esperança de vida longa. Terminam a fase da adolescência ao fim de várias décadas de vida, metamorfoseando-se a nível físico. A entrada na vida adulta, já a servir na Excalibur, originou mudanças na sua personalidade, tornando-se uma pessoa mais acessível, prestável e verborreica, o que o fez acumular a função de conselheiro além da de chefe de segurança.

Mark McHenry[editar | editar código-fonte]

Criado por Peter David nos livros Star Trek: The Next Generation: Starfleet Academy, onde já apresentava alguns comportamentos bizarros. Desde então, demonstrou uma capacidade única de encontrar a sua posição no espaço sem a ajuda dos instrumentos de navegação, o que o ajudava nas funções de oficial das manobras da nave Excalibur. Posteriormente, foi revelado que é descendente do deus grego Apolo. Após esta descoberta, com a expansão dos seus poderes, abandonou o seu posto na Excalibur.

Soleta[editar | editar código-fonte]

Criada por Peter David nos livros Star Trek: The Next Generation: Starfleet Academy. Ela é meio-vulcana e meio-romulana. A Soleta serviu a bordo da nave Excalibur até à sua verdadeira filiação ser descoberta. Posteriormente, aliou-se ao Império Romulano e foi a capitã da nave Spectre. No entanto, após o imperador romulano ter sido assassinado, Soleta aliou a sua nave às forças do Novo Império Thalloniano.

Si Cwan[editar | editar código-fonte]

O Si Cwan foi em tempos um governador do Império Thalloniano até à caída deste. Serviu a bordo da nave Excalibur como embaixador até à criação do Novo Protectorado Thalloniano, que cogovernou com o nelkarite Fhermus. Casou com a Robin Lefler, a qual assumiu o papel de embaixadora da Frota Estelar no seu império. O Si Cwan foi morto pelo seu rival Fhermus.

Edward Jellico[editar | editar código-fonte]

O Almirante Edward Jellico surgiu originalmente nos episódios de Star Trek: The Next Generation Chain of Command Partes 1 e 2, sendo interpretado por Ronny Cox e tendo a patente de capitão. No início da série, o almirante apresenta uma relação hostil com Calhoun, o que já não se verifica actualmente.

Kat Mueller[editar | editar código-fonte]

A comandante Kat Mueller era originalmente a primeira oficial do turno da noite da nave Excalibur. Posteriormente, foi a primeira oficial da Trident. Ela apresenta uma cicatriz na face semelhante à de Calhoun, tendo estado envolvida romanticamente com ele no passado, tal como com Si Cwan. Actualmente, é a Capitã da Trident.

Kalinda Cwan[editar | editar código-fonte]

A irmã mais nova de Si Cwan. Em muitos dos primeiros livros, o seu nome surge como Kallinda

Morgan Primus[editar | editar código-fonte]

A mãe de Robin Lefler. Tem parecenças com a Enfermeira Christine Chapel, a Number One do episódio piloto da série original e a Lwaxana Troi, sendo a sua voz semelhante às vozes dos computadores das naves da Federação (todos estes papéis foram desempenhados pela actriz Majel Barrett). O seu corpo aparentemente imortal foi destruído durante um ataque dos deuses da mitologia terrestre, mas a sua mente foi integrada no computador da U.S.S. Excalibur.

Arex Na Eth[editar | editar código-fonte]

O Arex serviu originalmente U.S.S. Enterprise sob o comando do Capitão James T. Kirk, na série televisiva Star Trek: The Animated Series, sendo a sua voz interpretada por James Doohan. Era o chefe de segurança. O oficial de três braços e três pernas deu um salto temporal, tendo sido recuperado pela Frota Estelar. Actualmente, é o chefe de segurança da U.S.S. Trident.

Shiboline M'Ress[editar | editar código-fonte]

A M'Ress era uma personagem da série televisiva Star Trek: The Animated Series, sendo a sua voz interpretada por Majel Barrett. É uma Caitiana e tem várias características dos felinos, incluindo orelhas ponteagudas, juba e cauda. Era a oficial de comunicações a bordo da U.S.S. Enterprise. Tal como Arex, ela deu um salto temporal de quase um século, tendo sido colocada como uma oficial de ciências na U.S.S. Trident. A M'Ress teve alguma dificuldade em adaptar-se a esta nova era, o que foi dificultando ainda mais por ter sido violada mentalmente por outro membro da tripulação. Depois desse episódio ter sido resolvido, tem-se adaptado bem e presentemente é a chefe dos oficiais de ciências na Trident.

Moke[editar | editar código-fonte]

O filho adoptivo de Mackenzie Calhoun. Tal como McHenry, a sua filiação inclui um ser divino, de quem herdou algum controlo sobre o tempo.

Xyon de Calhoun[editar | editar código-fonte]

O primeiro Xyon é o filho que Mackenzie Calhoun não sabia que tinha. O Xyon viajou por um curto período de tempo a bordo da Excalibur, onde se envolveu romanticamente com a Kalinda, tendo forjado a própria morte. Reapareceu anos depois, quando a Kalinda se encontrava noiva de outra pessoa.

Dr. Xy[editar | editar código-fonte]

Após o Xyon original ter feito crer à tripulação da nave Excalibur que tinha morrido, o/a Burgoyne 172 e a Dra. Selar chamaram ao seu filho Xyon. Devido à sua natureza híbrida como vulcano/hermat, o segundo Xyon possui um intelecto incrível mas envelhece rapidamente; a sua esperança de vida parece que será muito inferior à de qualquer uma dos pais. À idade cronológica de 4 anos, tem um doutoramento e é o oficial de ciências na U.S.S. Excalibur, não utilizando o seu nome completo mas apenas Xy.

Janos[editar | editar código-fonte]

Janos foi incialmente descrito como um mugato, mas mais tarde foi revelado ser um mutante de uma espécie animal. Apesar de ter sido um oficial de segurança da Excalibur, regrediu ao estado de animal inconsciente. Actualmente, reside no seu planeta natal e deixou de ser um membro activo da Frota Estelar.

Tania Tobias[editar | editar código-fonte]

Criada por Peter David nos livros Star Trek: The Next Generation: Starfleet Academy. Recentemente adicionada à tripulação da U.S.S. Excalibur, Tania sofreu um trauma psicológico no seu anterior posto de trabalho no projecto "mundos dentro de mundos", o que origina que ocasionalmente tenha ataques de pânico.

Romeo Takahashi[editar | editar código-fonte]

Também conhecido por Hash, é o oficial de manobras da nave U.S.S. Trident.

Mick Gold[editar | editar código-fonte]

Naves Espaciais[editar | editar código-fonte]

A série New Frontier tem narrado as aventuras de diversas naves espaciais.

U.S.S. Excalibur[editar | editar código-fonte]

A Excalibur original é a nave cuja silhueta se encontra no logotipo de New Frontier. Trata-se de uma nave de classe Embaixador. Antes do início da série, era comandada pelo Capitão Morgan Korsmo, um antigo colega do Capitão Picard na Academia, que foi morto a combater os Borg. O comando da nave foi passado ao Capitão Calhoun. O Capitão Calhoun foi durante algum tempo dado como morto quando a nave foi destruída, mas com o seu retorno foi-lhe concedido o comando de uma outra nave com o mesmo nome, desta feita de classe Galáxia.

U.S.S. Trident[editar | editar código-fonte]

A Trident foi a segunda nave comandada por Elizabeth Shelby, após a Exeter. Tal como a segunda Excalibur, é uma nave de classe Galáxia. Shelby comandou a nave por poucos anos, antes de ser promovida a Almirante e ter como base a Estação Espacial Bravo. Katerina Mueller foi promovida a Capitã da nave.

U.S.S. Exeter[editar | editar código-fonte]

Elizabeth Shelby foi promovida a Capitã da Exeter no livro Restoration. Posteriormente, a Exeter passou a ser comandada pela Capitã Alexandra Garbeck.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Peter David (October 2003). WHAT'CHA WANNA KNOW? (em em inglês).
  2. Peter David (July 2008). Two things (em em inglês).