Star Trek: Voyager

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Star Trek: Voyager
Jornada nas Estrelas: Voyager (BR)
Informação geral
Formato Série
Género ficção científica
aventura
drama de ação
Duração 45 minutos
Estado finalizada
Criador(es) Rick Berman
Michael Piller
Jeri Taylor
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Rick Berman
Jeri Taylor
Kenneth Biller
Brannon Braga
Elenco Kate Mulgrew
Robert Beltran
Roxann Dawson
Robert Duncan McNeill
Jennifer Lien
Ethan Phillips
Robert Picardo
Tim Russ
Jeri Ryan
Garrett Wang
Tema de abertura Jerry Goldsmith
Tema de
encerramento
Jerry Goldsmith
Exibição
Emissora de
televisão original
UPN
Formato de exibição NTSC (SDTV)
Transmissão original 16 de janeiro de 1995 – 23 de maio de 2001
N.º de temporadas 7
N.º de episódios 172 (lista de episódios)
Cronologia
Último
Último
Star Trek:
Deep Space Nine
Star Trek: Enterprise
Próximo
Próximo

Star Trek: Voyager (abreviada como ST:VOY ou VOY) é uma série de ficção científica estadounidense que se passa no universo de Star Trek. Se passando no século XXIV dos anos 2371 até 2378, a série segue as aventuras da nave estelar USS Voyager, que se perde no Quadrante Delta, 70.000 anos-luz da Terra, enquanto perseguiam uma nave Maquis.[1] As tripulações de ambas as naves se unem abordo da Voyager para fazer a viagem de 75 anos de volta para casa.[2]

O programa foi criado por Rick Berman, Michael Piller e Jeri Taylor e é a quarta encarnação de Star Trek, que começou na década de 1960 com Star Trek., criado por Gene Roddenberry. Teve sete temporadas e foi ao ar de 1995 até 2001. É a única série de Star Trek a ter um capitão mulher, Kathryn Janeway. Foi exibida pela UPN, fazendo-a a primeira série de Star Trek desde a original a ir ao ar em uma grande emissora.

Produção[editar | editar código-fonte]

Star Trek: Voyager foi produzida para laçar o canal UPN, uma emissora pertencente a Paramount. A Paramount originalmente queria lançar sua própria emissora em 1977, que seria ancôrada pela planejada Star Trek: Phase II, que foi cancelada em favor da produção de Star Trek: The Motion Picture. O planejamento começou em 1993 e as sementes do programa, incluindo o desenvolvimento dos Maquis, foram colocados em episódios de Star Trek: The Next Generation e Star Trek: Deep Space Nine. Voyager foi filmada nos mesmos estúdios onde The Next Generation foi filmada. o episódio piloto, "Caretaker", foi filmado em outubro de 1994. Naquela época, a Paramount foi vendida a Viacom, com Voyager sendo a primeira produção de Star Trek a estreiar depois da venda.

Voyager foi a primeira série de Star Trek a usar computação gráfica e eliminar todos os modelos usados para as filmagens de exteriores. outros programas como SeaQuest DSV e Babylon 5 já usavam computação gráfica exclusivamente para economizar dinheiro, porém o departamento de arte de Star Trek continuou a usar modelos por achar que eles davam mais realismo as cenas. A Amblin Imagining ganhou um Emmy Award pela criação dos créditos de abertura da série, porém os exteriores dos episódios eram feitos com miniaturas.

Isso mudou quando Star Trek: Voyager se tornou a primeira propriedade da Paramount a usar computação gráfica total em algumas tomadas da terceira temporada. A Paramount conseguiu um contrato com a Foundation Imaging, estúdio responsável pelos efeitos das três primeiras temporadas de Babylon 5. O episódio da terceira temporada "The Swarm" foi o primeiro episódio a ter exclusivamente os efitos da Foundation. Deep Space Nine começou a usar a Foundation Imaging junto com a Digital Muse um ano depois, depois de Voyager provar que os modelos de computação poderiam parecer realistas. Em suas últimas temporadas, Voyager usou os efeitos da Foundation e da Digital Muse.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

No episódio piloto, "Caretaker", a USS Voyager está em uma missão para localizar uma nave Maquis. Tuvok está infiltrado na nave como um Maquis. Kathryn Janeway traz Tom Paris, um antigo oficial da Frota Estelar que desertou para os Maquis, para fora da prisão para ajudá-los. A Voyager entre numa perigosa região do espaço para achar a nave Maquis, porém um antigo alienígena conhecido como Guardião transporta as duas naves para o Quadrante Delta, 70 mil anos-luz no outro lado da galáxia. No processo, vários membros da tripulação da Voyager são mortos, incluindo seu primeiro oficial, piloto, engenheiro chefe e ofical médico junto com todo a equipe médica. Por estar em uma missão de curta duração, nenhum conselheiro foi designado para a nave, algo que Janeway diz que poderia ser útil na viagem para casa.

Voyager e a nave Maquis são atacados por caçadores kazon que querem roubar a antena do Zelador, que foi usada para transportar as naves. A nave Maquis colide com a nave kazon, destruindo ambas, após sua tripulação ter sido transportada para a Voyager. Acreditando que os kazon vão usar a antena para machucar os ocampa, ela decide destruí-la ao invés de usá-la para voltar para casa.

As tripulações das duas naves se unem em uma só e começam sua jornada de 70 mil anos-luz e 75 anos para voltar para casa. Chakotay, líder da nave Maquis, se torna o primeiro oficial. B'Elanna Torres, uma klingon/humana maquis, vira engenheira chefe. Tuvok revela ser um oficial da Frota e retoma suas funções como segundo oficial e chefe de segurança. O chefe de operações da nave é Harry Kim. Paris se torna piloto e o Holograma Médico de Emergência, criado para usos curtos, se torna oficial médico chefe. No início o HME fica preso a enfermaria e holodeque, porém depois ganha mais liberdade com um holo-emissor móvel, podendo acessar qualquer área da nave, ele também expande sua programação e personalidade. No Quadrante Delta, a tripulação ganha os reforços do talaxiano Neelix como guia e cozinheiro, e de sua namorada Kes. Kes e Paris se tornam assistentes do Doutor, expandindo as capacidades médicas da nave. Na quarta temporada, Kes sai da série, enquanto a tripulação ganha o reforço de Sete de Nove, uma Borg liberada da coletividade que, como o Doutor, expande sua humanidade pelo resto da série.

O Quadrante Delta é uma região da galáxia não explorada pela Federação Unida dos Planetas. Em seu caminho para casa, a tripulação têm de enfrentar forças hostis, como os colhedores de orgãos vidiianos, os belirigentes kazons, os caçadores nômades hirogen, a Espécie 8472 de espaço fluido e principalmente os Borg, nas últimas temporadas, quando a Voyager precisa passar por espaço Borg. Eles também encontram fenômenos naturais perigosos como a área de nebulosas chamada de Expansão Nekrit, uma grande área de espaço vazio chamado de Void, buracos de minhoca e outras anomalias. Voyager é a terceira série de Star Trek a apresentar Q. Enquanto isso, o Comando da Frota Estelar descobre que a Voyager sobreviveu e conhece sua situação e eventualmente desenvolve um meio de estabelecer contato audiovisual com a nave graças aos esforços de Reginald Barclay, que já havia aparecido em Star Trek: The Next Generation, conseguindo finalmente trazaer a nave devolta para a Terra.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Posto Aparições Espécie Patente
Kate Mulgrew Kathryn Janeway Oficial Comandante Temporadas 1 a 7 Humana Capitão
Robert Beltran Chakotay Primeiro Oficial Temporadas 1 a 7 Humano Comandante (provisório)
Roxann Dawson B'Elanna Torres Engenheira Chefe Temporadas 1 a 7 Humana/Klingon Tenente-Júnior (provisório)
Robert Duncan McNeill Tom Paris Piloto Temporadas 1 a 7 Humano Tenente
Alferes
Tenente-Júnior
Jennifer Lien Kes Enfermeira
Botânica
Temporadas 1 a 4, 6 Ocampa Nenhuma
Ethan Phillips Neelix Cozinheiro
Embaixador
Temporadas 1 a 7 Talaxiano Nenhum
Robert Picardo Doutor Oficial Médico Chefe Temporadas 1 a 7 Holograma Médico de Emergência Nenhum
Tim Russ Tuvok Segundo Oficial
Oficial de Segurança
Oficial Tático
Temporadas 1 a 7 Vulcano Tenente
Tenente-Comandante
Jeri Ryan Sete de Nove
Annika Hansen
Tripulante do Laboratório de Astronometria Temporadas 4 a 7 Humana/Borg Nenhuma
Garrett Wang Harry Kim Oficial de Operações Temporadas 1 a 7 Humano Alferes

Secundário[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Posto Aparições Espécie Patente
Josh Clark Joe Carey Engenheiro Chefe Assistente Temporadas 1 a 7 Humano Tenente
Nancy Hower Samantha Wildman Xenobiologista Temporadas 1 a 7 Humana Alferes
Alexander Enberg Vorik Engenheiro Temporadas 1 a 7 Vulcano Alferes
Manu Intiraymi Icheb Tripulante Assistente do Laboratório de Astrometria Temporadas 6 e 7 Brunali/Borg Cadete
Scarlett Pomers
Brooke Stephens
Vanessa Branch
Naomi Wildman Nenhum Temporadas 2 a 7 Humana/Ktariana Civil
Jad Madger Tabor Engenheiro Temporadas 5 a 7 Bajoriano Alferes (provisório)
Martha Hackett Seska Oficial de Ciências
Engenheira
Temporadas 1 a 3, 7 Cardassiana Alferes (provisório)
Brad Dourif Lon Suder Engenheiro Temporadas 2 e 3 Betazóide Alferes (provisório)
Raphael Sbarge Michael Jonas Engenheiro Temporadas 1 a 3 Humano Alferes (provisório)

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Em sua 1ª temporada, Star Trek: Voyager teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Com base de 10 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 66% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 7.9, usada para avaliar a recepção do público.[3]

Conexões com outras encarnações de Star Trek[editar | editar código-fonte]

Junto com todas as outras séries de Star Trek, os originais vulcanos, klingons e romulanos aparecem em Star Trek: Voyager.[4] Majel barrett faz novamente a voz do computador da nave.[4]

Voyager viu a aparição de vários personagens e espécies introduzidas em Star Trek: The Next Generation: Q, William T. Riker, Geordi La Forge, Deanna Troi e Reginald Barcley. Os Borg, cardassianos, romulanos, betazóides, vulcanos, klingons, ferengis e um holograma Jem'Hadar fazem aparições na série, junto com o grupo terrorista Maquis.[4]

A Rainha Borg, antagonista de Star Trek: First Contact, faz várias aparições em Voyager. Susanna Thompson interpretava o personagem na série. Alice Krige, que interpretou o personagem em First Contact, retorna no episódio final da série.

Quark de Deep Space Nine aparece no piloto da série.

George Takei faz uma aparição como Capitão Hikaru Sulu quando Tuvok tem um flashback de quando ele servia pela primeira vez em uma nave da Federação, durante alguns dos eventos de Star Trek VI: The Undiscovered Country. Tuvok também aparece em Star Trek: Generations, porém seu nome não é mencionado. Grace Lee Whitney também aparece como Janice Rand e Michael Ansara retorna como o klingon Kang.

Jonathan Frakes faz uma ponta no episódio "Death Wish", voltando como William Riker. Naquele episódio, Q fala que Riker foi oferecido com o comando da USS Voyager, porém obviamente recusou.

Kate Mulgrew aparece como Vice Almirante Kathryn Janeway no filme Star Trek: Nemesis.

Referências

  1. Caretaker, Part I StarTrek.com.
  2. Star Trek: Voyager (TV Series) Synopsis Fandango.
  3. Star Trek: Voyager (em inglês) Metacritic. Visitado em 21 de setembro de 2014.
  4. a b c Okuda, Mike e Denise. "The Star Trek Encyclopedia", Pocket Books, 1999.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]