Statistica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

STATISTICA é um software de métodos estatísticos produzido pela StatSoft. Statistica (registrado em maiúsculas como STATISTICA), é um software de métodos estatísticos produzido pela StatSoft possui um conjunto de software de análises estadístico que provê de um conjunto de ferramentas para análise, gestão e visualização de bases de dados e Data Mining. As suas técnicas incluem uma selecção de modelação preditiva, agrupamentos (clustering) e ferramentas exploratórias.

Categorias da linha de produtos STATISTICA[editar | editar código-fonte]

  • Empresarial (Enterprise): Soluções do STATISTICA desenvolvidas para serem usadas por múltiplos utilizadores de um sítio (site) Internet ou de uma Organização/Empresa. Estas soluções incluem o uso do STATISTICA recorrendo a arquitecturas thin-client ao longo de uma rede WAN (wide area network).
  • Aplicações Analíticas por Internet: Soluções do STATISTICA desenvolvidas numa arquitectura baseada na Rede (Internet). São altamente escalonáveis e desenhadas para soluções analíticas “chave-na-mão” acessíveis pela Internet.
  • Soluções para Data Mining: O Data Miner do STATISTICA é um sistema para todo o processo de Data Mining, desde a consulta (query) às bases de dados até à produção dos relatórios finais.
  • Monoutilizador (Desktop): Produtos da linha STATISTICA desenhados para utilização num único computador ou estação de trabalho.

Pacotes do STATISTICA[editar | editar código-fonte]

STATISTICA Base-Todas as ferramentas gráficas, de integração e produção de relatórios estão presentes neste módulo estrutural do STATISTICA. Ferramentas para Estatística Descritiva, Regressão Linear, Análise de Variância, Testes de Hipóteses, Testes Não-Paramétricos e Ajustamentos a distribuições. Todas as ferramentas gráficas e de acesso a bases de dados do STATISTICA estão disponíveis.

STATISTICA Advanced-STATISTICA para Análise Multivariada.

Inclui técnicas de Análise Discriminante, Factorial e de Componentes Principais, Escalonamento Multidimensional (Multidimensional Scaling), Análise de Fiabilidade, Análise de Correspondências e Análise de Correspondências Múltiplas, Análise Classificatória (de Clusters), Árvores de Regressão e Classificação. Inclui também uma implementação completa da Análise Discriminante Múltipla com selecção de variáveis – Modelos Discriminantes Generalizados (para analisar qualquer combinação de variáveis quantitativas ou qualitativas).

STATISTICA QC (Quality Control Charts)-Módulo para produção de gráficos de Controlo de Qualidade (X-barra, R, etc.). Contém uma ampla selecção de técnicas de análise para Controlo de Qualidade. Podem ser delineados novos procedimentos analíticos e juntá-los à aplicação.

STATISTICA Advanced + QC-Configuração para Indústrias e Empresas que queiram controlar os seus Processos. Inclui ferramentas de Seis Sigma.

STATISTICA Neural Networks-Pacote com Redes Neuronais para previsão, classificação, séries temporais, etc.,que permitem aos utilizadores menos experientes seleccionar a melhor rede neuronal para os seus dados. No entanto, o SNN permite também controlar todo o processo de construção da rede neuronal.

STATISTICA Data Miner-Ferramenta que utiliza os algoritmos mais avançados do momento para descobrir valor, tendências, informação – Conhecimento – dos seus dados.

STATISTICA Multivariate Statistical Process Control (MSPC)-Controlo de Qualidade Multivariado. Permite controlar a Qualidade de muitas variáveis num só gráfico, quando há muitos factores para controlar.

STATISTICA Document Management System (SDMS)-Sistema de Gestão Documental do STATISTICA) é uma Solução de base de dados completa, altamente escalonável para gestão documental electrónica (de documentos electrónicos).

Permite a gestão de qualquer tipo de documentos (encontrar os documentos, aceder aos documentos, procurar conteúdos, resumir e fazer uma apreciação global, organizar, editar, aprovar, etc.). Está especificamente concebido para garantir a normas documentais dos critérios FDA 21 CFR Part 11, Sarbanes-Oxley e ISO 9000, 9001, 14001.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.