Stauromedusae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaStauromedusae
Haeckel Stauromedusae.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Cnidaria
Classe: Scyphozoa
Ordem: Stauromedusae
(Haeckel, 1879)
Famílias
Depastridae

Kishinouyeidae
Kyopodiidae
Lipkeidae
Lucernariidae

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Stauromedusae

Staurozoa é a classe mais recente de cnidários (proposta em 2004 por Marques & Collins). Devido a diferenças em sua morfologia externa, sua anatomia característica e hábito de vida peculiar, aliados à um ciclo de vida diferenciado os autores sugerem que o grupo deve receber o status de classe. Dessa forma, a ordem Stauromedusae (anteriormente classificada como membros da classe Scyphozoa) foi elevada ao status de classe.

Marques AC, and Collins AG. 2004. Cladistic analysis of Medusozoa and cnidarian evolution. Invertebrate Biology 123: 23-42.

Stauromedusae é uma ordem de cnidários da classe Scyphozoa que inclui as espécies de medusa que vivem fixas a um substrato (geralmente rochas ou algas). Há cerca de 50 espécies reconhecidas de stauromedusoários, a maioria das quais com menos de 5 cm de diâmetro. Estes animais são típicos de águas frias e habitam as zonas intertidal e subtidal.

São medusas sésseis. A larva percorre o fundo oceânico à procura de um local apropriado e aí se desenvolve.

Ícone de esboço Este artigo sobre Invertebrados, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.