Stdint.h

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Stdint.h é um arquivo cabeçalho da linguagem de programação em C que deverá declarar conjuntos de tipos inteiros com larguras especificadas, e deve definir conjuntos correspondentes de macros. Deve também definir macros que especificam limites de tipos inteiros correspondentes aos tipos definidos em outros cabeçalhos padrão.

Largura[editar | editar código-fonte]

A "largura" de um tipo de número inteiro é o número de bits utilizados para armazenar o valor de um sistema binário puro, o tipo real pode usar mais bits do que necessário(por exemplo, um tipo de 28 bits pode ser armazenado em 32 bits de real armazenamento). Um tipo de N-bit tem valores no intervalo de -2^(N-1) ou 1-2^(N-1) e 2^(N-1)-1, enquanto que um tipo de N-bits sem sinal tem valores no intervalo de 0 a 2^N-1.

Tipos são definidos nas seguintes categorias:

Os tipos inteiros com certas larguras exatas

  • Tipos inteiros com pelo menos certas larguras especificadas
  • Mais rápidos tipos inteiros com pelo menos certas larguras especificadas
  • Os tipos inteiros grandes o suficiente para armazenar ponteiros para objetos
  • Os tipos inteiros com maior largura

(Alguns destes tipos pode denotar o mesmo tipo.)

Macros correspondentes especificar limites dos tipos declarados e construir constantes adequadas.

Para cada tipo aqui descrito que a aplicação proporciona, o cabeçalho <stdint.h> deverá declarar que o nome de typedef e definir as macros associadas. Por outro lado, para cada tipo aqui descrito que a implementação não fornece, o cabeçalho <stdint.h> não declara que o nome de typedef, nem deve definir as macros associadas. Uma implementação deve fornecer esses tipos descritos como necessário, mas não precisa de apresentar qualquer um dos outros (descrito como opcional).


Ligações externas[editar | editar código-fonte]