Steal This Episode

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Steal This Episode"
Episódio de The Simpsons
Steal This Episode.jpg

Bart ensinando Homer a fazer download ilegal de filmes na internet.
Episódio nº 539
Título no Brasil O Pirata Prateado
Código de produção SABF05[1] [2]
Estreia original 5 de Janeiro de 2014
Produtor(es) Matt Selman e Al Jean
Escritor(es) J. Stewart Burns
Diretor(es) Matthew Nastuk
Convidado(s) Judd Apatow, Will Arnett, Leslie Mann, Seth Rogen, Paul Rudd, Rob Halford e Channing Tatum[3]
Temporada 25ª temporada
Episódios da 25ª temporada
Cronologia de episódios de The Simpsons
Último
Último
"White Christmas Blues"
"Married to the Blob"
Próximo
Próximo

Steal This Episode é o nono episódio da vigésima quinta temporada do seriado de animação de comédia de situação The Simpsons. Foi exibido originalmente em 5 de janeiro de 2014 pela Fox nos Estados Unidos.[4] [5] No episódio, Homer se cansa de cinemas, e Bart lhe ensina a arte de fazer download ilegal de filmes. Homer começa a vender e exibir filmes piratas em seu quintal para os cidadãos de Springfield, mas fica em apuros quando um diretor de anti-pirataria do FBI descobre.[6] [7]

As estrelas convidadas para o episódio incluem Judd Apatow,[8] Rob Halford,[9] Leslie Mann,[10] Seth Rogen,[8] e Paul Rudd[11] que interpretaram eles mesmos; Will Arnett interpretou o vice-diretor Gratman; Channing Tatum[12] [13] e Kevin Michael Richardson interpretaram personagens menores.

O episódio foi bem recebido pela crítica de televisão especializada. De acordo com o instituto de mediação de audiências Nielsen, foi assistido por 12,04 milhões de espectadores em sua exibição original e recebeu uma quota de 4.6/11 no perfil demográfico de telespectadores entre os 18 aos 49 anos de idade.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Homer decide assistir ao filme "Radioactive Man Re-Rises" no cinema com a família. No entanto, ele fica chateado com o excesso de comerciais no cinema, o que o faz abandonar a sala. Bart ababa lhe ensinando como fazer download ilegal de filmes na internet. Eventualmente, Homer acaba abrindo seu próprio cinema em seu quintal, apresentando os filmes baixados na internet. Marge se sente culpada ao assistir um dos filmes, o que ela própria classifica como "roubar com os próprios olhos", e envia uma carta de desculpas dirigida à Hollywood, contendo US$ 12,00 (preço dos bilhetes).[14] [15]

Os representantes da empresa do filme leem a carta de Marge e rapidamente notificam ao FBI, que escala um informante para vigiar Homer. A polícia enfim prende-o pelo crime de pirataria. Marge começa a se sentir culpada pela prisão, concordando que esse não foi o pior ato dele. Lisa também demonstra apoio a Homer, classificando como "maravilhosa" a experiência que o cinema de Homer proporcionou para a cidade.[14] [15]

Homer volta para casa após um acidente com o ônibus usado pelos próprios prisioneiros da cidade, que consideraram que o crime teria sido tão grave quanto roubar um banco ou fazer tráfico de drogas, em uma fuga. Lisa leva-o até o consulado Sueco para protegê-lo da polícia, e acaba descobrindo que Marge era a informante.[14] [15]

Durante um julgamento, Homer faz um discurso sobre sua pirataria. Algumas das grandes estrelas de Hollywood ficam impressionadas com a história, e decidem comprá-la, para transformá-la em um filme. Uma semana antes do lançamento, os moradores de Springfield decidem fazer uma exibição especial do filme no quintal da casa dos Simpsons, através de um download ilegal na internet, irritando Homer (que agora lucra com o filme), e decide expulsá-los.[14] [15]

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Crítica[editar | editar código-fonte]

Dennis Perkins, do The A.V. Club, deu o episódio um "B", dizendo: "O episódio mais forte desta temporada [até o momento], "Steal This Episode" evita "cair" em algumas armadilhas recorrentes, apresenta várias piadas e cenas engraçadas, e realmente parece investir em contar uma história coerente do início ao fim. Não se comprara aos clássicos, mas certamente é um alívio bem-vindo, após uma sequência de episódios bastante terríveis."[16]

Adam A. Donaldson, do site We Got This Covered, não atribuiu nenhuma classificação, mais destacou que "[...] piadas sobre pirataria parecem 'tão 2002' (antiquadas), e quem sabe alguma coisa sobre computadores sabe que encontrar filmes piratas na internet e tão fácil quanto achar algo no You Tube [...]". Ele ainda finalizou, dizendo: "mas, como o episódio está cheio de convidados, [eles serviram] para cobrir o fato de que 'Steal This Episode' está atrasado cerca de sete anos. As pessoas que assistem filmes piratas on-line podem ter sido uma vez os rebeldes, mas estamos no ponto agora onde o "todo mundo está fazendo isso".[17]

Teresa Lopez, do TV Fanatic, deu ao episódio 5 estrelas (de um máximo de 5), comentando principalmente sobre o uso de estrelas convidadas no programa, dizendo que "as estrelas eram uma parte essencial da trama [...] Em essência, o episódio realmente jogou para os pontos fortes do programa. Por exemplo, Homer, uma vez que ele está preso, não pode se deixar levar longe demais pelos seus novos hobbies."[18]

Audiência[editar | editar código-fonte]

De acordo com o sistema de mediação de audiências Nielsen Ratings, "Steal This Episode" foi assistido por 12,04 milhões de pessoas em sua transmissão original.[19] Recebeu uma quota de 4.6/11 no perfil demográfico de pessoas entre 18-49 anos de idade.[nota 1] A audiência maior do que o normal foi resultado da sucessão do episódio a um popular jogo da NFL, em sua respectiva fase de playoffs. Foi o episódio mais assistido desde Moms I'd Like to Forget (da vigésima segunda temporada),[20] e o quarto programa mais assistido da semana 30 de dezembro de 2012 — 5 de janeiro de 2014.[21]

Notas

  1. Isso significa que ele foi visto por 4.6 por cento de todos os adultos de 18-49 anos de idade, e por 11 por cento de todas as pessoas de 18-49 anos de idade assistindo televisão no momento da transmissão.

Referências

  1. NoHomers Club. Rate and Review: "Steal This Episode" (SABF05) (em inglês) NOHomers. Visitado em 7 de janeiro de 2014.
  2. Cris Ledesma (em 6 de janeiro de 2014) - Postagem de Cris Ledesma no Twitter Acessado em 7 de janeiro de 2014.
  3. 'Simpsons' episode to feature voices of Judd Apatow, Channing Tatum, Paul Rudd, Leslie Mann and Seth Rogen | Inside TV | EW.com
  4. The Simpsons on FOX - TheFutonCritic.com Página Acessada em 05/01/2014.
  5. http://www.tvguide.com/tvshows/the-simpsons-2014/episode-9-season-25/steal-this-episode/100521/ Página acessada em 05/01/2014.
  6. Scott Johnson (5 de janeiro de 2013). The Simpsons: Steal This Episode (em inglês) Comic Book. Visitado em 7 de janeiro de 2013.
  7. The Simpsons Episode: "Steal This Episode" (em inglês) TV Guide TV Guide. Visitado em 7 de janeiro de 2013.
  8. a b Margaret (3 de janeiro de 2014). 'The Simpsons' goes Hollywood: Channing Tatum, Judd Apatow, Will Arnett, Seth Rogen star in winter premiere (em inglês) NY Daily News. Visitado em 6 de janeiro de 2014.
  9. Rob Halford fará participação nos Simpsons (em português) WikiMetal UOL (11 de outubro de 2013). Visitado em 6 de janeiro de 2014.
  10. Bradford Evans (10 de outubro de 2013). Judd Apatow, Seth Rogen, Paul Rudd, and Leslie Mann Are Guesting on the Same 'Simpsons' Episode (em inglês) Splitsider. Visitado em 6 de janeiro de 2014.
  11. 'The Simpsons' to Feature Channing Tatum, Judd Apatow, Paul Rudd in an Episode AceShowbiz.com (11 de outubro de 2013). Visitado em 6 de janeiro de 2014.
  12. Global Staff (3 de janeiro de 2014). Will Arnett, Channing Tatum, Paul Rudd & Seth Rogen to guest star on The Simpsons (em inglês) Global TV. Visitado em 6 de janeiro de 2014.
  13. Aline Diniz (10 de outubro de 2013). Os Simpsons - Channing Tatum, Paul Rudd e Seth Rogen participarão da série (em português) Omelete. Visitado em 6 de janeiro de 2014.
  14. a b c d "Steal This Episode". Selman, Matt e Jean, Al (produtores); Burns, J. Stewart (roteirista); Nastuk, Matthew (diretor). The Simpsons. Fox Broadcasting Company. 5 de janeiro de 2014. Episódio número 9, 25ª temporada. 30 minutos.
  15. a b c d May Chan (6 de janeiro de 2014). 'The Simpsons' Recap: 'Steal This Episode' (em inglês) The Celebrity Cafe. Visitado em 7 de janeiro de 2014.
  16. Dennis Perkins (5 de janeiro de 2014). The Simpsons: “Steal This Episode” (em inglês) The A.V. Club. Visitado em 5 de janeiro de 2014.
  17. Adam A. Donaldson (6 de janeiro de 2014). The Simpsons Review: “Steal this Episode” (Season 25, Episode 9) (em inglês) We Got This Covered. Visitado em 7 de janeiro de 2014.
  18. Lopez, Teresa (5 de janeiro de 2014). The Simpsons Review: Cinema Pirate-diso TV Fanatic. Visitado em 8 de janeiro de 2014.
  19. Sara Bibel (7 de janeiro de 2014). Sunday Final Ratings: 'Family Guy', '60 Minutes' & 'The Mentalist' Adjusted Up; 'The Simpsons', 'Bob's Burgers', 'The Best of Jimmy Fallon' & 'Betrayal' Adjusted Down (em inglês) TV by The Numbers. Visitado em 7 de janeiro de 2014.
  20. Seidman, Robert (10 de janeiro de 2011). TV Ratings Sunday: With Help from NFL Fox Animations Surge, 'Bob's Burgers' Strong ; 'The Cape' Premieres OK; Housewives, Brothers & Sisters Stable TV by the Numbers. Visitado em 8 de janeiro de 2013.
  21. Sara Bibel (7 de janeiro de 2014). TV Ratings Broadcast Top 25: 'NFL Playoffs' Tops Week 15 With Adults 18-49 and Total Viewers (em inglês) TV by the Numbers. Visitado em 14 de janeiro de 2014.