Steel Wheels

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Steel Wheels
Álbum de estúdio de The Rolling Stones
Lançamento agosto de 1989[1]
Gênero(s) Hard rock[1]
Rock and roll[1]
Duração 53:35[1]
Formato(s) LP
Gravadora(s) Rolling Stones Records
Virgin Records
Produção Chris Kimsey, The Glimmer Twins
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

Cronologia de The Rolling Stones
Último
Último
Dirty Work
(1986)
Voodoo Lounge
(1994)
Próximo
Próximo
Singles de Steel Wheels
  1. "Mixed Emotions"
    Lançamento: 17 de agosto de 1989
  2. "Rock and a Hard Place"
    Lançamento: 4 de novembro de 1989
  3. "Almost Hear You Sigh"
    Lançamento: 1990
  4. "Terrifying"
    Lançamento: 1990


Steel Wheels é o 21º álbum de estúdio na cronografia americana da banda de Rock Britânica The Rolling Stones, lançado em 1989. Anunciado como ‘um grande retorno’ em seu lançamento, o projeto é notável por mostrar uma reconciliação entre Mick Jagger e Keith Richards . O álbum também ficou marcado pelo lançamento de sua turnê de divulgação, simplesmente a maior turnê mundial entre qualquer banda na época. Foi também o último álbum com o baixista Bill Wyman, que anunciou sua saída da banda em janeiro de 1993.

História[editar | editar código-fonte]

Após o lançamento de Dirty Work, em 1986, quando Jagger priorizou sua carreira solo em detrimento da banda, o relacionamento entre ele e Keith Richards ficou profundamente comprometido. Tanto Jagger quanto Richards investiram em carreiras solo, lançando discos sozinhos, enquanto a banda ficou parada, sem novas músicas nem turnês. Uma enxurrada de boatos pessimistas apontava um provável fim da banda a qualquer momento. Mas, apesar da má expectativa, nunca se declarou uma separação do grupo. Por fim, os anos com os membros separados parecem ter curado as feridas, o suficiente para que Jagger e Richards pudessem voltar a se entender, compor novas músicas, tocar juntos, e por fim, planejar um novo álbum e turnê subsequente.

Keith, Charlie, Bill, Mick e Ronnie se reuniram em janeiro de 1989, para a introdução da banda no Rock and Roll Hall of Fame, imortalizando o grupo ao lado de bandas de Rock como The Who e The Beatles. Após esse encontro, Jagger e Richards compuseram cerca de 50 músicas em uma questão de semanas. Ronnie Wood, Wyman e Charlie Watts foram chamados para começar a gravar o que se tornaria Steel Wheels, com o produtor de Undercover, Chris Kimsey , para executar a mesma função. As sessões de gravação foram do final de março até junho, em Montserrat e Londres, durante os meses de primavera. ‘’Steel Wheels’’ foi projetado para imitar o som clássico dos Rolling Stones, sendo uma espécie de retorno ao som básico da banda, fugindo dos experimentalismos com o som contemporâneo dos álbuns anteriores. A única exceção notável foi "Continental Drift", uma obra com sabor oriental, com os músicos mestre de Jajouka liderados por Bachir Attar, registrado em junho de 1989, em Tânger, coordenado por Cherie Nutting. Com grande parte das divergências passadas para trás , as sessões de ‘’Steel Wheels’’ foram bastante harmoniosas.

Lançamento e recepção[editar | editar código-fonte]

Uma campanha de propaganda massiva a nível mundial foi feita pro lançamento e divulgação de ‘’Steel Wheels’’, em simultâneo com o lançamento do Single "Mixed Emotions", música que fazia uma referência parcialmente biográfica da relação de Jagger e Richards. ‘’Mixed Emotions’’ foi o último single dos Stones a atingir grande sucesso na mídia chegando ao 5º lugar entre os mais vendidos .

Quanto ao álbum, ele vendeu muito bem, como de costume, chegando a 2ª posição no Reino Unido e a 3ª posição entre os mais vendidos nos Estados Unidos, onde foi dupla platina.

Anthony DeCurtis, da revista Rolling Stone, escreveu: "... Toda a ambivalência, recriminações, tentativa de reaproximação e evidente supremacia psicológica de Steel Wheels testemunham que os Stones estão certos no elemento que historicamente gerou sua melhor música - um ambiente escuro, perigosamente carregado, em que nada é apenas o que parece. Contra todas as probabilidades, e nesta data tardia, os Stones mais uma vez geraram um álbum que fará o mundo dançar ao som das preocupações profundas e emoções não resolvidas ". Stephen Thomas Erlewine da ‘’AllMusic’’ escreve: "Um bom som dos Stones, e Mick e Keith botando pra fora uma balada assassina , "Almost Hear You Sigh" e " Slipping Away ", respectivamente. Isso não faz um grande álbum dos Stones, mas não é ruim, e ele passa uam sensação de retorno - e é o que deve ser , afinal de contas "

O álbum foi a primeira gravação digital dos Rolling Stones. Em 1994, Steel Wheels foi remasterizado e relançado pela Virgin Records, e novamente em 2009 pela Universal Music.

O super retorno aos palcos[editar | editar código-fonte]

Originalmente batizada de ‘’Steel Wheels Tour’’ e depois rebatizada como ‘’Urban Jungle Tour’’, a turnê de divulgação do álbum foi a maior do mundo na época sendo um enorme sucesso financeiro. Durando praticamente um ano, com 115 shows , tocou em países como Japão, França, Alemanha e Canadá, além, é claro de Reino Unido e Estados Unidos. Chegou ao luxo de ter shows dos stones sendo “abertos” por Living Colour e pelo Guns N' Roses, isso no auge da banda de Los Angeles. Em 1990, a ‘’FOX’’ transmitiu um especial 3-D da turnê para a televisão. O último show da turnê, em 25 de agosto de 1990, no Estádio Wembley em Londres, foi a última apresentação da banda com seu baixista Bill Wyman.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as músicas por Mick Jagger e Keith Richards, exceto onde anotado.

  1. "Sad Sad Sad" – 3:35
  2. "Mixed Emotions" – 4:38
  3. "Terrifying" – 4:53
  4. "Hold On to Your Hat" – 3:32
  5. "Hearts for Sale" – 4:40
  6. "Blinded by Love" – 4:37
  7. "Rock and a Hard Place" – 5:25
  8. "Can't Be Seen" – 4:09
  9. "Almost Hear You Sigh" (Mick Jagger/Keith Richards/Steve Jordan) – 4:37
  10. "Continental Drift" – 5:14
  11. "Break the Spell" – 3:06
  12. "Slipping Away" – 4:29

Paradas[editar | editar código-fonte]

Ano Parada Posição[2]
1989 Billboard 200 3

Créditos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d Lançamento e género Allmusic. Visitado em 5 de abril de 2010.
  2. Paradas - Álbum Allmusic. Visitado em 5 de abril de 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de The Rolling Stones é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.