Stela Farias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Stela Farias
Prefeita de Alvorada
Período 1º de janeiro de 1997
a 31 de dezembro de 2004
Antecessor(a) José Arno Appolo do Amaral
Sucessor(a) João Carlos Brum
Deputada estadual do Rio Grande do Sul
Período de 1º de fevereiro de 2006
a 31 de janeiro de 2019

de 9 de março de 2022
atualmente
Vereadora de Alvorada
Período 1 de janeiro de 1992
a 21 de dezembro de 1995
Dados pessoais
Nome completo Stela Beatriz Farias Lopes
Nascimento 22 de novembro de 1964 (59 anos)
Ibirubá, Rio Grande do Sul
Nacionalidade brasileira
Alma mater Faculdades Porto-Alegrenses (FAPA)
Partido PT
Profissão Professora e política

Stela Beatriz Farias Lopes (Ibirubá, 22 de novembro de 1964) é uma professora e política brasileira,[1] deputada estadual no Rio Grande do Sul pelo Partido dos Trabalhadores (PT).[2][3]

Deputada estadual suplente da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nas eleições de 2018, tendo exercido três mandatos parlamentares nas eleições anteriores (2006, 2010 e 2014). Foi a primeira mulher a liderar a bancada do partido no Legislativo gaúcho e a primeira eleita e reeleita para a prefeitura do município de Alvorada/RS (1996/2000).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Stela Farias é professora de história, formada pelas Faculdades Porto-Alegrenses (FAPA, hoje parte da UniRitter).[4][5] Entrou para o Partido dos Trabalhadores através de sua militância social na Pastoral da Juventude no final da década de 1980. Militante do CPERS, em 1992 foi eleita vereadora em Alvorada aos 26 anos. Nessa época fez sua formação política mais intensa com o então deputado estadual Flavio Koutzii.

Em 1996, foi eleita a primeira mulher prefeita de Alvorada. Inovadora, implantou o Orçamento Participativo, colocou em dias as contas da Prefeitura e recuperou a capacidade do município de investir e realizar obras.

À frente do governo, estabeleceu prioridades e deu atenção aos mais pobres, melhorou, ampliou e construiu novas escolas, postos de saúde e deixou centenas de quilômetros de ruas pavimentados. O reconhecimento dessa liderança veio com sua reeleição com mais de 67% dos votos da cidade.

Em 2006, Stela foi eleita deputada estadual pela primeira vez, com 55 mil votos. Presidiu a Comissão de Serviços Públicos, onde ajudou a impedir a prorrogação dos contratos de pedágio durante o Governo Yeda. Integrou duas CPIs que sacudiram o Estado. Como presidenta da CPI da Corrupção, denunciou um esquema mafioso instalado em diferentes órgãos e estruturas públicas, que resultou no afastamento e indiciamento de secretários estaduais e parlamentares daquele período.

Stela tem como prioridade de sua atuação parlamentar as questões de gênero. Entre outras proposições, ela é autora da lei que obriga a divulgação de índices de violência contra a mulher, legislação pioneira no país.

Em 2010, foi reeleita para o segundo mandato como deputada estadual.

Convidada pelo governador Tarso Genro, assumiu a Secretaria da Administração e Recursos Humanos. Em dois anos e três meses, Stela realizou uma profunda reforma patrimonial e criou o programa de compras públicas para micro e pequenos empresários, o Fornecer. Inédito no país, além de gerar 40% de economia aos cofres públicos, a iniciativa distribui recursos antes concentrados na região metropolitana por todo o estado.

Sua gestão à frente da SARH também foi marcada pela transparência, diálogo e a negociação com os servidores públicos, através do Comitê de Diálogo Permanente, órgão colegiado que reformulou diversas carreiras, estabelecendo critérios objetivos de promoção e melhoria salarial.

Já eleita para o terceiro mandato parlamentar, em 2017 foi escolhida líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa do RS.

Com forte atuação em defesa do serviço público de qualidade e o combate a violência contra as mulheres, Stela propôs a criação da primeira Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, tendo sido eleita por suas pares, sua primeira Procuradora.

Em março de 2022, Stela assumiu a cadeira de deputada estadual depois que Luís Augusto Lara (PTB) foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral.[3]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Stela Farias». Partido dos Trabalhadores. Consultado em 23 de outubro de 2020 
  2. «Deputada Stela Farias». Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul 
  3. a b «Stela Farias assume vaga na Assembleia Legislativa do RS após cassação de Luis Augusto Lara». G1. Consultado em 10 de março de 2022 
  4. «Stela Farias é reeleita e direciona atuação em políticas públicas, ética e transparência». Agência de Notícias ALRS. Consultado em 23 de outubro de 2020 
  5. «UniRitter compra Fapa e passa a ter quatro campi na Região Metropolitana». GZH. 14 de agosto de 2014. Consultado em 23 de outubro de 2020 


Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.