Stellaria graminea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaStellaria graminea
Stellaria graminea.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Caryophyllaceae
Género: Stellaria
Espécie: S. graminea
Nome binomial
Stellaria graminea

Stellaria graminea é uma planta perene herbácea da família dos cravos. Pertence a um grupo designado popularmente de morugem.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A sua flor tem um diâmetro de 5 a 12 mm. As suas pétalas bifurcam-se ligeiramente a meio do seu comprimento, medindo tanto ou mais que as sépalas (mas não mais que o dobro destas). Tem cinco sépalas. Cada flor tem dez estames, nem sempre totalmente desenvolvidos e três carpelos (por vezes, quatro). As anteras são acastanhadas e ligeiramente elipsoidais. O pedúnculo, também de aspecto frágil, mede entre 0,5 a 2,5 cm ou até 3,8 cm depois de formado o fruto. As folhas são estreitas, lanceoladas/lineares (o que ajuda a distinguí-la das outras espécies similares), opostas e sem pecíolo.

Apresenta vários caules caules erguidos, glabros ou com duas fiadas de pêlos e ligeiramente erectos, quadrangulares. Com aspecto frágil e quebradiços, costumam medir entre 10 a 30 cm de altura.

Habitat[editar | editar código-fonte]

É frequente em campos com erva rasteira, sem necessidade de muita humidade. Espontânea na Europa e na Ásia.

Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Caryophyllales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.