Step (software)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Step
Step icon.svg
Screenshot of step.png
Uma simulação de um sistema a gasolina.
Desenvolvedor Vladimir Kuznetsov
Carsten Niehaus
Aliona Kuznetsova
Harley J Orjuela Ballesteros (Fisinfor)
Gael Guennebaud
Versão estável 0.1.0 (29 de julho de 2008; há 320 semanas e 1 dia)
Idioma(s) Português e outros
Escrito em C++
Sistema operativo Linux e Windows
Gênero(s) Educacional
Licença Licença Pública Geral GNU versão 2
Estado do desenvolvimento Em desenvolvimento
Página oficial http://edu.kde.org/step

Step é uma máquina de simulações físicas bidimensionais em Software livre que está incluído no KDE Software Compilation 4 como parte do Projeto Educacional do KDE[1] . O software inclui o StepCore, que é uma biblioteca de simulações físicas. As simulações que o programa permite estão relacionadas com aspectos teóricos da Física, principalmente na Mecânica, na Eletrostática, na Termodinâmica e na Dinâmica molecular.[2]

História[editar | editar código-fonte]

O programa foi desenvolvido por Vladimir Kuznetsov e lançado em Fevereiro de 2007[3] , juntamente ao KDE 4.1.

Licenciamento[editar | editar código-fonte]

O programa é licenciado sob os termos da Licença Pública Geral GNU, software livre[1] .

Descrição[editar | editar código-fonte]

O usuário pode variar os corpos e forças disponibilizadas pelo Step:

  • Os corpos variam de partículas pequenas a polígonos enormes, e cada corpo possui propriedades únicas que influenciam o resultado da simulação, tais como massa e velocidade e suas derivações, tais como a energia cinética.
  • As forças podem ser tanto colocadas diretamente pelo usuário ou produzidas ao se adicionar gravitação, força de Coulomb ou outros efeitos.

O programa também apresenta molas e Dinâmica de corpo macio.

Para utilizar o software, o usuário primeiramente insere corpos na cena e, em seguida, adiciona as forças desejadas como, por exemplo, a gravidade. Ao pressionar o botão Simular, é possível assistir à evolução realista da cena, de acordo com as leis da Física. Também é possível modificar os corpos e as forças - mesmo após o início da simulação, em tempo real - e analisar os impactos sobre o resultado[4]

O Step permite aos usuários adicionar gráficos e medidores e configurá-los para qualquer propriedade de qualquer corpo. Isso permite, por exemplo, criar o gráfico da velocidade ou da aceleração em função do tempo.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b The KDE Education Project: Step edu.kde.org. Página visitada em August 22, 2009.
  2. Ballesteros, Harley J. Orjuela; Alejandro Hurtado Márquez (22 de Dezembro de 2009). Perfeccionamiento de un nuevo simulador interactivo, bajo software libre gnu/linux, como desarrollo de una nueva herramienta en la enseñanza y aprendizaje de la física (PDF) (em espanhol) Latin-American Journal of Physics Education.. Página visitada em 14 de Agosto de 2013. "Las simulaciones desarrolladas en este software educativo se centran en aspectos teóricos de la física, principalmente en Física Mecánica, Electrostática, Termodinámica y Dinámica Molecular"
  3. Allen, Danny. (February 4, 2007). "This Week...". KDE Commit-Digest (Issue 44).
  4. Associação Ensino Livre (25 de Setembro de 2008). STEP - Laboratório de Física Livre (em português). Página visitada em 14 de Agosto de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Portal A Wikipédia possui o portal: