Step by Step

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o álbum de New Kids on the Block, veja Step by Step (álbum).
Step by Step
Step by Step (PT/BR)
Step by Step
Informação geral
Formato sitcom
Duração 21 minutos
Estado Finalizada
Criador(es) William Bickley
Michael Warren
Elenco Patrick Duffy
Suzanne Somers
Staci Keanan
Brandon Call
Angela Watson
Christine Lakin
Patrika Darbo
Christopher Castile
Sasha Mitchell
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 7
Episódios 160
Produção
Tema de abertura "Second Time Around", de Jesse Frederick e Teresa James
Localização Malibu, Califórnia
Exibição
Emissora original ABC (1991–1997)

CBS (1997–1998)

Distribuição Warner Bros. Television Distribution
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 20 de setembro de 1991 - 26 de junho de 1998

Step by Step é uma série de televisão norte-americana exibida e produzida de 20 de setembro de 1991 a 15 de agosto de 1997 pela emissora ABC.[1] Após o cancelamento da ABC, o programa acabou indo para a CBS, onde foi ao ar de 19 de setembro de 1997 a 26 de junho de 1998.[2] No Brasil, a atração foi transmitida pelo canal pago Warner Channel.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Depois de se conhecerem e se apaixonarem durante uma viagem a Jamaica, onde também aproveitaram o tempo para se casarem espontaneamente, Carol Foster e Frank Lambert regressam para o seu novo lar em Wisconsin, para unir os seus seis filhos sob um mesmo teto.

O casal terá que enfrentar um grande desafio: fazer com que todos os seus filhos consigam conviver em harmonia. O problema está em que os trios - pois cada um tem três filhos - já se odeiam. A nova família também terá que lidar com os antigos hábitos de cada um. Enquanto Frank Lambert é um homem divorciado e muito desorganizado, Carol Foster é viúva e extremamente organizada. Passo a passo, terão que enfrentar essa e outras adversidades com uma família.

Elenco e Personagens[editar | editar código-fonte]

Familia Foster[editar | editar código-fonte]

  • Carol Foster-Lambert (antes Williams) (Suzanne Somers) - A matriarca da família Foster, que trabalha como esteticista e tem um salão de beleza em sua casa (que está localizado ao lado da cozinha), originalmente com o a cooperação de sua mãe, Ivy, e irmã, Penny. Eventualmente, com a ajuda de Frank, ela abre um salão maior na sexta temporada.
  • Dana Foster (Staci Keanan) - É a filha mais velha da família Foster. Ela é descrita como inteligente e feminista. Ela é muitas vezes vista sendo hostil com os Lamberts, particularmente JT, (com quem ela freqüentemente troca farpas a respeito da sua falta de jeito com as meninas, sua falta de inteligência e de sua falta de higiene), Frank (em parte devido ao seu comportamento de "homem das cavernas") e Cody (que tem uma paixão não correspondida por ela).
  • Karen Foster (Angela Watson) - É a filha do meio da família Foster. Ela é uma aspirante a modelo e às vezes a cantora country, e é retratada como não muito inteligente.
  • Mark Foster (Christopher Castile) - Mark é o filho mais novo na família Foster. Ele gosta de computadores e tem uma tendência a ser tímido.

Familia Lambert[editar | editar código-fonte]

  • Frank Lambert (Patrick Duffy) - Frank é o patriarca da família Lambert, e trabalha como empreiteiro em sua própria empresa. Ele é descontraído e um ávido fã de esportes, principalmente dos Green Bay Packers.
  • John Thomas "JT" Lambert (Brandon Call) - JT é o filho mais velho da família Lambert. Ele adora esportes assim como seu pai (ele é fã dos Packers também). Ele é retratado como um preguiçoso, com problemas de aprendizado, que posteriormente é atribuído a dislexia. Ele não gosta de sua nova família adotiva, particularmente de Dana.
  • Alicia "Al" Lambert (Christine Lakin) - Al é a filha do meio da família Lambert. Ela é descrita como uma menina moleca. Ela é tipicamente chamada por seu apelido, "Al" e raramente é chamada pelo nome. Vários episódios durante a sétima temporada são centrados em seu interesse em atuar.
  • Brendan Lambert (Josh Byrne) - Brendan é o filho mais novo da família Lambert. Ele é retratado como um jovem tímido, despreocupado, e o que mais aceita sua nova família adotiva. Ele apareceu cada vez menos como o passar das temporadas. Quando o programa foi para a CBS, ele saiu da série.
  • Cody Lambert (Sasha Mitchell) - Sobrinho de Frank, que aparece como uma participação na primeira temporada, e promovido a personagem regular na segunda temporada, ele muitas vezes mostra maturidade e inteligência e morava em sua van na garagem. O personagem saiu da série após a quinta temporada, depois que o ator começou a ter problemas legais, ele voltou como ator convidado para um episódio da sétima temporada.

Outros[editar | editar código-fonte]

  • Lily Foster-Lambert (Lauren Meyering e Kristina Meyering; temporadas 4-5), (Emily Mae Young; temporadas 6-7) - Filha biológica de Frank e Carol, apareceu pela primeira vez na quarta temporada, no episódio "A Foster / Lambert Production". É descrita como muito inteligente e está sempre fazendo perguntas.
  • Penny Baker (Patrika Darbo; temporada 1) - Irmã da Carol, saiu da série após a primeira temporada.
  • Ivy Baker (Peggy Rea; temporada 1) - Mãe da Carol, saiu da série após a primeira temporada.
  • Rich Halke (Jason Marsden; 1 aparição na 3 ª temporada, fixo nas temporadas 5-7) - Rich é o melhor amigo de JT. Ele também é retratado como um preguiçoso. Na sexta temporada ele começa a namorar Dana.
  • Jake "Flash" Gordon (Jeff Juday; temporada 5, só aparece em 4 episódios) É um faz tudo contratado por Frank no final da quinta temporada. Ele se juntou a família em uma viagem a Walt Disney World. Frank e Carol convidam ele para morar com eles, e ele aceita, mas depois ele nunca mais é mencionado novamente.
  • Jean-Luc Rieupeyroux (Bronson Pinchot; temporada 6) - É um esteticista e parceiro de negócios da Carol. Ele foi trazido para ocupar o lugar de Cody na série, mas desapareceu quando a série se mudou para a CBS.
  • Samantha Milano (Alexandra Adi; temporadas 6-7) - Namorada do JT. Apareceu pela primeira vez na sexta temporada, no episódio "The "L" Word". Ela trabalhava como mecânica em uma garagem.

Produção[editar | editar código-fonte]

Para atrair a atenção dos espectadores adultos foram escalados como os pais duas estrelas populares da televisão na década de 1970, Patrick Duffy e Suzanne Somers. Também foi pensado em celebridades adolescentes da época (Staci Keanan de My Two Dads, Brandon Call de SOS Malibu e Sasha Mitchell de Dallas) para atrair os espectadores infantis e adolescentes.

A música-tema da série "Second Time Around" foi escrita e composta por Jesse Frederick e Bennett Salvay (ambos escreveram temas para outras sitcoms da época, como Full House, Perfect Strangers e Family Matters), e gravada na voz de Frederick e Teresa James. A versão completa de 87 segundos foi usada apenas durante a primeira temporada. Ele foi rotineiramente editada nas temporadas seguintes. A abertura da série foi descartada inteiramente na sexta temporada e voltou a ser exibida na sétima temporada, após a mudança para a CBS, a música foi editada para incluir apenas o refrão e o instrumental de encerramento.

O parque de diversões visto na abertura é descrito como estando localizado ao longo das margens do Lago Michigan em Wisconsin (não existe nenhum parque de diversões lá). O usado é na verdade o Six Flags Magic Mountain, que fica em Valência, Califórnia.

A fachada da casa mostrada dos Lambert-Foster está localizada na Fletcher Avenue, 2011 em South Pasadena, Califórnia, embora a série tenha sido filmada na Warner Bros. Studios em Burbank, Califórnia.

Cancelamento[editar | editar código-fonte]

A série foi cancelada pela ABC em maio de 1997, depois de seis temporadas, devido a declínio na audiência. A CBS chegou a um acordo com a Miller-Boyett Productions para adquirir os direitos da série com a ABC, fazendo com que o seriado ganhasse mais uma temporada.[3] A audiência da série, que estava em decadência, continuou a cair, e o programa terminou em junho de 1998. A série não teve um final oficial, embora o último episódio tenha se centrado em Frank e Carol, considerando a venda da casa.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

A Fox Family foi a primeira a emissora a adquirir os direitos de reexibição da série nos Estados Unidos. Começou a ser exibida pelo canal em 2001 e permaneceu na programação quando o canal virou ABC Family. Foi reprisada pelo canal até meados de 2010.

A Warner Home Video nunca lançou a série em DVD, apenas episódios avulsos e coletâneas de séries, lançados pela Warner. A série completa se encontra disponível no iTunes[4] e no serviço de streaming Hulu.[5]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Step by Step». The Movie Database (em inglês). Consultado em 6 de agosto de 2019 
  2. «Step by Step | :: seriados.tv.br ::». Consultado em 6 de agosto de 2019 
  3. Critic, Hal Boedeker, Sentinel Television. «HE'S A GOOBER BUT CBS HAS A LOT RIDING ON URKEL TV». OrlandoSentinel.com (em inglês). Consultado em 6 de agosto de 2019 
  4. ‎Step By Step: The Complete Series (em inglês), consultado em 7 de agosto de 2019 
  5. Pedersen, Erik; Pedersen, Erik (27 de julho de 2017). «Hulu Gets SVOD Rights To 'Full House,' 'Family Matters' & Other 'TGIF' Comedies – TCA». Deadline (em inglês). Consultado em 7 de agosto de 2019