Stephen Fry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stephen Fry
Nome completo Stephen John Fry
Nascimento 24 de Agosto de 1957 (57 anos)
Hampstead, Londres
Nacionalidade  Reino Unido
Cônjuge Daniel Cohen (1995-2010)
Atividade 1982–presente
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Elenco em Filme
2002 - Gosford Park
Página oficial
IMDb: (inglês)

Stephen John Fry (Hampstead, Londres, 24 de agosto de 1957) é um ator, roteirista, apresentador de televisão, cineasta e comediante britânico nascido na Inglaterra. Fry trabalhou em vários papéis com Hugh Laurie (famoso pelo personagem-título da série Dr. House) e Rowan Atkinson (o eterno Mr. Bean). Ele chamou pela primeira vez a atenção na apresentação do Cambridge Footlights Revue, em 1982, "The Cellar Tapes", que também incluiu Hugh Laurie, Emma Thompson e Tony Slattery.

Como ator, Fry desempenhou o papel principal no filme Wilde e o apresentador de talk-show Gordon Deitrich em "V de vingança" (2006). Ele também apresentou uma série de televisão "2008 Stephen Fry in America", na qual ele viajou em todos os 50 Estados americanos em seis episódios. Fry tornou-se conhecido do público americano por seu papel recorrente como convidado o Dr. Gordon Wyatt na série Bones, da FOX. Na televisão britânica, ele apresenta o programa QI, pela BBC.

Se tornou ainda conhecido nos Estados Unidos por emprestar sua voz ao desenho animado Pocoyo, com temática voltada para crianças em idade pré-escolar, e por ser mencionado em uma canção e no próprio título de um gravação do cantor e compositor Zeca Baleiro, Por Onde Andará Stephen Fry?.[1]

Além de seu trabalho na televisão, Fry contribuiu com colunas e artigos para jornais e revistas, e já escreveu quatro romances e uma autobiografia. Ele também aparece com freqüência em BBC Radio 4. Fry tem sido descrito como um "tesouro nacional", um "fenômeno" e "um epítome do Homem da Renascença".

Em 2008 participou da narração do jogo de videogame LittleBigPlanet, da MediaMolecule.

Em um dos seus mais recentes trabalhos, Fry dublou o Gato Risonho do filme Alice no Pais das Maravilhas, de Tim Burton.

Famoso por ter "lido" todos os livros da saga Harry Potter em formato de audiobook e por ser viciado em tecnologia. Dizem que não existe um smartphone que ele não tenha comprado. Participa dos eventos em favor do GNU - Linux e é apreciador dos computadores da Apple.

Em 2011, fez o papel do irmão de Sherlock Holmes, Mycroft Holmes, no filme Sherlock Holmes: A Game of Shadows.

Livros[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. uol.com.br Zeca Baleiro conversa com Stephen Fry... e vice-versa. Acessado em 28/06/2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]