Steve Albini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Steve Albini
ATP Music Festival, maio de 2007
Informação geral
Nome completo Steven Frank Albini
Nascimento 22 de julho de 1962 (52 anos)
Local de nascimento Pasadena, Califórnia
 Estados Unidos
Gênero(s) Noise rock, Post-hardcore, Punk rock, Rock alternativo
Ocupação(ões) Engenharia acústica, Músico, Produtor musical
Instrumento(s) Vocal, guitarra, baixo, bateria, Caixa de ritmos
Período em atividade 1982 - presente
Afiliação(ões) Big Black, Rapeman, Flour, Shellac

Steven Frank Albini (Pasadena, 22 de julho de 1962) é um influente[carece de fontes?] músico, produtor, engenheiro musical, guitarrista e jornalista musical[1] .

Ele também é membro do Big Black, do Shellac e do Rapeman. É famoso por trabalhar com bandas como Pixies, Nirvana, Mogwai, Neurosis, Superchunk, PJ Harvey, High On Fire e Fugazi. Mais recentemente, produziu o álbum The Weirdness do The Stooges, lançado em 2007[1] .

Bandas[editar | editar código-fonte]

Big Black (1982-1987)[editar | editar código-fonte]

Em 1982, Albini formou o Big Black, e gravou o EP Lungs. Pezzati Jeff (Naked Raygun) e Santiago Durango se juntaram a ele pouco depois, e o trio (juntamente com um drum machine creditado como "Roland") lançou mais dois EP: Bulldozer (1983) e Racer-X (1984). Pezzati mais tarde foi substituído no baixo por Dave Riley, com quem o grupo gravou dois discos esparsos: Atomizer (1986) e Songs About Fucking (1987), assim como o EP Headache (1987), e dois 7" Heartbeat e He's a Whore/The Model. Influenciados por bandas como PiL, The Birthday Party, Killing Joke, Wire e Gang of Four, ganharam uma grande reputação em relação ao seu sarcasmo e a ironia de suas letras. Terminaram em 1987, na véspera do lançamento de seu segundo álbum.

Rapeman (1987-1988)[editar | editar código-fonte]

Albini passou a formar a controversa banda Rapeman em 1988, com ex-membros do Scratch Acid, Rey Washam (depois do Didjits), e David Wm. Sims (depois de The Jesus Lizard). Eles se separaram depois do lançamento de um EP, Budd, e um álbum, Two Nuns and a Mule Pack (1988). Eles também tinham um sinlge no de Sub Pop Singles Clube.

Shellac (1992-presente)[editar | editar código-fonte]

Albini formou o Shellac em 1992. Com companheiros de banda Bob Weston (ex-Volcano Suns) e Todd Trainer (de Rifle Sport, Breaking Circus e Brick Layer Cake), inicialmente lançaram três EP: The Rude Gesture: A Pictorial History, Uranus e The Bird Is the Most Popular Finger. Estes foram seguidos por quatro álbuns de estúdio: At Action Park (1994), Terraform (1998), 1000 Hurts (2000) e Excellent Italian Greyhound (2007). Todos foram liberados, primeiro em vinil, e depois em CD.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Informações