Steve Jones (músico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Steve Jones
Steve com os Sex Pistols em 2008
Informação geral
Nome completo Stephen Phillip Jones
Nascimento 3 de setembro de 1955 (59 anos)
Londres, Inglaterra
 Reino Unido
Gênero(s) Punk Rock
Instrumento(s) Guitarra
Período em atividade 1975 - hoje
Afiliação(ões) Sex Pistols

Philip Stephen "Steve" Jones (3 de setembro de 1955 em Shepherds Bush, Londres) é um cantor e guitarrista Inglês de rock e ator, mais conhecido como guitarrista e membro fundador da banda de punk rock Sex Pistols. Foi considerado o 97º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.[1]

Infância[editar | editar código-fonte]

Steve Jones nasceu em Shepherds Bush, Londres. Suas primeiras influências foram Iggy and The Stooges, e ícones do glam rock como Roxy Music e David Bowie. Ele era apenas uma criança e seu pai, um pugilista amador, o deixou quando ele tinha apenas dois anos de idade.

Até à idade de doze anos, ele cresceu em Hammersmith com sua jovem mãe, que trabalhava como cabeleireira, e seus avós. Ele então se mudou para Benbow Road, em Shepherd's Bush com sua mãe e seu padrasto, onde viveram em um quarto de porão. Jones nunca foi muito próximo de seu padrasto, que ganhava a vida fazendo peças para fogão eléctrico.

Como um adolescente, Jones era um ladrão compulsivo que acumulou quatorze condenações penais e foi levado para o conselho tutelar. Ele passou um ano em um centro de detenção preventiva, que segundo ele foi mais agradável do que estar em casa, ele disse que o Sex Pistols, o salvou de uma vida de crime. Ele também era um membro da torcida Hooligan, pela qual foi condenado a mais alguns anos por desordem relacionada ao futebol.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Jones foi co-fundador da banda The Strand (nomeada por causa de um canção do Roxy Music), com Paul Cook e Wally Nightingale no início de 1970. The Strand foi um precursor do Sex Pistols, onde Jones aprendeu a tocar guitarra. Depois de largar Nightingale, em meados da década de 70, a banda passou ser conhecida como The Swankers.

Jones também tocou com Thin Lizzy, Joan Jett, Kraut, Adam Ant, Bob Dylan, Iggy Pop, Andy Taylor, Megadeth, o Neurotic Outsiders e teve uma carreira solo na década de 1980 e início de 1990. Sua canção "Mercy", do álbum de mesmo nome, foi usada em um episódio de Miami Vice e foi destaque na trilha sonora de Miami Vice II.

Em 2008, os Sex Pistols se apresentaram no Festival da Ilha de Wight como a atração principal na noite de sábado, o Festival Peace & Love na Suécia, o Live at Loch Lomond da Escócia e Festival de Paredes de Coura em Portugal.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Oficiais
Informações