Steve Morse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Steve Morse

Steve Morse em 2005
Informação geral
Nome completo Steven J. Morse
Nascimento 28 de julho de 1954 (69 anos)
Origem Hamilton, Ohio
País  Estados Unidos
Gênero(s) hard rock
rock progressivo
Instrumento(s) guitarra
Modelos de instrumentos Music Man
Afiliação(ões) Dixie Dregs
Deep Purple
Kansas
Flying Colors

Steven J. Morse (Hamilton, Ohio, 28 de julho de 1954) é um guitarrista de rock norte-americano, conhecido por sua carreira solo e por seus trabalhos no Dixie Dregs e o no Deep Purple. Sua carreira abrange o rock, country, funk, jazz e fusões destes gêneros. Morse também tocou com a banda Kansas, com o supergrupo Flying Colors e toca com o Deep Purple desde 1994.

Biografia

Morse nasceu em 28 de julho de 1954 em Hamilton, Ohio. Seu pai era um ministro e sua mãe uma pianista clássica, e ambos eram psicólogos. A família mudou-se para o Tennessee e depois para Ypsalanti, Michigan, onde Morse passou sua infância. Embora já estivesse familiarizado com o piano e a clarineta, logo ele se interessou pela guitarra que o conduziu à sua verdadeira carreira musical.

Ele trabalhou brevemente com seu irmão Dave em uma banda chamada The Plague até que sua família se mudou para Augusta, Georgia. Lá conheceu o baixista Andy West com quem formou o núcleo do Dixie Grit. Inicialmente tocavam covers de Led Zeppelin e Cream, mas isto limitava a banda. Morse e West passaram a tocar como um dueto sob o nome Dixie Dregs até Morse ser expulso da escola na 10ª série por se recusar a cortar o cabelo. Após a expulsão, Morse entrou na escola de música da Universidade de Miami.

Durante a década de 1970. Andy West, velho amigo, junto com Morse, colaborou num projeto de laboratório chamado Rock Ensemble II, junto com o baterista Bart Yarnall, tecladista Frank Josephs e violinista Allen Sloan. Tocando composições de Morse na escola fez com que ele ganhasse alguma credibilidade como compositor e como músico.

Dixie Dregs

Após sua graduação em 1975, Morse e West passaram a tocar oficialmente como Dixie Dregs. Em 1976 os Dixie Dregs fecharam um contrato de gravação com o selo Capricorn, onde gravaram 3 discos até a falência da gravadora em 1979. Em 1979 os Dregs assinaram contrato com a Arista, onde lançaram dois álbuns.

Steve Morse Band

Tendo cumprido as obrigações contratuais com a Arista, a banda cansou-se das pressões de turnês constantes e dispersou-se em 1983. Morse formou a Steve Morse Band, um trio com Jerry Peek (baixo) e Doug Morgan (bateria). Rod Morgenstein logo substituiu Morgan e com esta formação, gravaram o primeiro álbum do grupo, The Introduction, em Setembro.

A banda fez turnê pela Alemanha no começo de 1984, com Morse fazendo workshops e assim foram contratados pela Elektra que lançou o álbum já gravado, The Introduction, no meio do ano. Uma segunda turnê foi realizada pela Alemanha, em Dezembro, e no ano seguinte foi lançado o álbum Stand Up. Este contou com a participação dos vocalistas e guitarristas, (Eric Johnson, Alex Ligertwood, Peter Frampton, Albert Lee, Van Temple), e também o violinista Mark O'Connor.

Deep Purple

Steve Morse (à direita) junto com Deep Purple em 2004

Em 1994, o guitarrista Ritchie Blackmore abandonou o Deep Purple no meio de uma turnê. Joe Satriani tocou voluntariamente no lugar de Blackmore para terminar a turnê, e Morse foi contratado pela banda logo em seguida.

Em 2003, sem deixar o Deep Purple, Morse formou o Living Loud com Jimmy Barnes, Bob Daisley, Lee Kerslake e Don Airey, onde tocavam composições próprias e covers de Ozzy Osbourne.

Flying Colors

Em 2012, juntou-se a Mike Portnoy, Casey McPherson, Dave LaRue e Neal Morse para formar a banda Flying Colors. Até o momento, o supergrupo lançou os álbuns Flying Colors e Second Nature.

Discografia

Ligações externas