Steve Vai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Steve Vai
Steve Vai e sua "triple neck" guitar
Informação geral
Nome completo Steven Siro Vai
Nascimento 6 de junho de 1960 (54 anos)
Local de nascimento Carle Place, Nova Iorque
 Estados Unidos
Gênero(s) Rock instrumental, Hard rock, Rock Experimental, Heavy metal, Rock Progressivo
Instrumento(s) guitarra, guitarra de 7 cordas, violão, baixo, vocal
Modelos de instrumentos Ibanez JEM
Ibanez Universe
Período em atividade 1980 – atualmente
Gravadora(s) Sony Music
Favored Nations
Afiliação(ões) Frank Zappa
Whitesnake
David Lee Roth
Alcatrazz
G3
Public Image Ltd
Página oficial Vai.com

Steve Vai (Nova Iorque, 6 de junho de 1960) é um guitarrista, compositor e produtor musical estadunidense. Conhecido por ser um guitarrista virtuoso, Steve Vai é considerado pela crítica e pelo público como um dos melhores guitarristas do mundo. Em 1994, foi premiado com Grammy e, recentemente, em 18 setembro de 2009, recebeu do Musicians Institute (MI) o título de doutor em música[1] .

Cquote1.svg Steve Vai não só inspirou inúmeros músicos de todo o mundo, como desempenhou um papel importante na evolução do rock moderno, ele também incorpora ideais do MI, do artista-educador, que combina a busca incessante de sua visão criativa com um senso de responsabilidade por tutoria a próxima geração.[1] Cquote2.svg
Beth Marlis, Vice Presidente da MI

Carreira[editar | editar código-fonte]

Infância[editar | editar código-fonte]

Enquanto crescia, o jovem Steve começou a se interessar pelos guitarristas famosos da época, como Jimi Hendrix e Jimmy Page o que o levou a aprender a tocar guitarra em 1974. Por indicação de um amigo chamado John Sergio começou a fazer aulas particulares com nada menos que Joe Satriani. O novo aluno logo se destacou. Uma vez, perguntado sobre o aluno Steve Vai, Satriani respondeu:

Cquote1.svg Eu pensava comigo: Este cara deve ter um par de músculos extras ou alguns tendões a mais nas mãos![2] Cquote2.svg
Joe Satriani

Em 1977, aos 17 anos, gradua-se na renomada Berklee School Of Music, seguindo, assim, os mesmos passos de seu mestre, Joe Satriani.

Como músico, é possível observar influências de muitos guitarristas em suas músicas, como Jeff Beck e o guitarrista de fusion Allan Holdsworth. Ele credita o solo de guitarra da canção "Heartbreaker", do Led Zeppelin, como sua maior influência.

Cquote1.svg "Quando eu escutei aquele solo de guitarra pela primeira vez, eu enlouqueci. Eu disse a mim mesmo: "Eu quero aprender a tocar isto. Eu tenho que aprender a tocar isto!" Cquote2.svg
Steve Vai, sobre o solo de guitarra tocado por Jimmy Page na canção Heartbreaker

Com Frank Zappa[editar | editar código-fonte]

Steve Vai (tocando guitarra, ao fundo, entre o tecladista e o baterista), Frank Zappa e banda durante um concerto no "Memorial Auditorium", 25-Oct-1980 Buffalo, New York

Steve ficou fascinado com a música de Frank Zappa. Em uma entrevista a revista Guitar Player Norte Americana, Steve disse que inúmeras vezes, telefonou para Zappa tentando contato (sem muito sucesso), contudo, com muita insistência, Frank atendeu o telefone e perguntou o que Steve desejava. Steve disse que não existia ninguém capaz de transcrever em partituras, com tanta perfeição quanto ele, as músicas de Zappa. Então Zappa, curioso, o autorizou e tão logo Steve enviou pelo correio transcrições dos solos de guitarra de Zappa, e uma fita cassete com um overdub da canção The Black Page, para o próprio. Após encontrar Steve pela primeira vez, Zappa ficou tão impressionado com as habilidades do jovem que o contratou para trabalhar transcrevendo suas intermináveis sequências de rock sinfônico experimental. Este trabalho ficou registrado no chamado “The Frank Zappa Guitar Book”, de 1982[3] . Nesse estágio de formação de sua carreira, Steve registrou seu talento em faixas como Moggio e Stevie's Spanking. Zappa creditava o nome de Vai em seus álbuns como "impossible guitar parts" (numa tradução literal, algo como "o cara das partes impossíveis da guitarra")[4] .

Cquote1.svg "Eu me sinto confortável tocaando com o Steve Vai; quero dizer, eu gosto do jeito que ele toca. Eu acho que ele é realmente um grande guitarrista. Ele consegue fazer tudo na guitarra que eu não consigo. Ele faz todos os ruídos que uma Stratocaster pode fazer, e ele faz tudo o que Eddie Van Halen sempre sonhou e mais um pouco. Ele lê a música. Ele toca semicolcheias que eu não toco. Eu acho que nossos estilos são uma espécie de complemento. Ele é um excelente músico, quero dizer, é um músico bem treinado. E eu gosto de trabalhar com ele."[5] Cquote2.svg
Frank Zappa, em entrevista dada a revista Guitar World em 1982.

Enquanto trabalhava para Zappa, Steve viajava com a banda em turnê e tomava parte numa espécie de competição com o público, onde pessoas traziam partituras e Steve tentava lê-las à primeira vista.

O sucesso[editar | editar código-fonte]

Após deixar Zappa em 1982, Steve mudou-se para a Califórnia, onde gravou seu primeiro álbum, Flex-Able. Meses mais tarde, Flex-Able Leftovers (EP), foi lançado somente em vinil. Estes 2 álbuns chamaram a atenção de bandas e guitarristas em geral. Assim, em 1985, ele substituiu Yngwie Malmsteen como guitarrista-solo na banda Alcatrazz, liderada por Graham Bonnet, onde participou da gravação do álbum Disturbing the Peace.

No final de 1985, Steve juntou-se à banda do ex-vocalista do Van Halen, David Lee Roth, e participou de dois álbuns: Eat 'Em and Smile e Skyscraper. Essa passagem pela banda de David o proporcionou grande fama entre o público de rock, uma vez que David estava em uma guerra declarada contra os membros do Van Halen e Steve era inevitavelmente comparado a Eddie Van Halen.

Em 1986, Steve surpreendeu a todos ao tocar com o ex-membro dos Sex Pistols, John Lydon, em seu grupo Public Image Ltd, em seu álbum Album. Em 1989, Steve seguiu os passos do guitarrista Adrian Vandenberg e gravou com a banda britânica Whitesnake, após Adrian ter machucado seu punho pouco tempo antes do início da gravação do álbum Slip of the Tongue.

Steve Vai no Astoria

Anos 90 e 2000[editar | editar código-fonte]

Em 1990, Steve lançou seu álbum solo Passion and Warfare, largamente aclamado pela crítica mundial. Isto sedimentou sua posição no topo dos guitarristas "virtuosos". Steve recebeu um Grammy em 1993 pela música "Sofa".

Após o sucesso de Passion and Warfare, Steve resolveu inovar e em 1993 gravou Sex & Religion com o vocalista Devin Townsend. Além de Devin Townsend, a banda, intitulada "VAI", era composta por T. M. Stevens, no baixo, e Terry Bozzio, na bateria.

Com o fim da turnê do Sex & Religion, Steve passou a se dedicar integralmente a outro projeto, que se chamava Fire Coma. Esse projeto era algo realmente grandioso, e tomou quase todo o tempo de Vai em 94 e 96.

Em 1994, Steve foi chamado para compor e tocar no futuro álbum de Ozzy Osbourne, Ozzmosis. O plano era que Steve aparecesse em metade do álbum, e o guitarrista Zakk Wylde na outra metade. Entretanto, Steve pode ser ouvido apenas na faixa My Little Man e na faixa bônus Back On Earth, que apareceu na coletânea The Ozzman Cometh.

Em 1995, Steve lançou o EP Alien Love Secrets. Com o sucesso inesperado do álbum, Vai foi convidado por Bon Jovi para abrir a turnê dele. Ainda colhendo os frutos do sucesso de Alien Love Secrets, Steve continuou o processo de criação e gravação de Fire Coma. Com o fim da Relativity Records, Vai se mudou para a Epic/Sony, onde lançou o projeto, que acabou sendo chamado de Fire Garden, em 1996.

Steve Vai

Em 96, Steve se juntou ao G3 com Joe Satriani e Eric Johnson. Os shows consistiam em uma apresentação individual de cada um dos músicos e uma jam session entre os três. A turnê foi registrada em 1997, com o lançamento do CD e VHS G3: Live in Concert.

Em 1999, o álbum The Ultra Zone é lançado.

Em 2001, lança, somente em cd, o álbum duplo ao vivo Alive in an Ultra World, gravado durante a turnê The Ultra Zone. Neste cd, todas as faixas são inéditas e cada uma é dedicada a um país pelo qual a turnê passou[6] .

Em julho de 2002, Steve tocou com a Orquestra Sinfônica Metropolitana de Tóquio no Suntory Hall, na cidade de Tóquio, na estreia mundial da peça Fire Strings, escrita por Ichiro Nodaira, um concerto para guitarra e orquestra de 100 integrantes.

Em 2003, Virgil Donati foi substituído pelo baterista Jeremy Colson. Em 2004, Steve Vai estreou a trilha sonora do Halo 2, um jogo para o videogame Xbox. Entre as músicas, destacam-se uma versão pesada de guitarra de Halo 2 Theme, chamada Halo 2 Theme (Mjolnir Mix), e Never Surrender.

Em 2004, Vai lança o DVD "Live at the Astoria, London", com sua performance no teatro Astoria, em Londres, onde participaram Billy Sheehan, Tony MacAlpine, Dave Weiner e Virgil Donati.

Em fevereiro de 2005, Steve estreou uma peça de guitarra e violão que ele escreveu chamada The Blossom Suite com a amiga Sharon Isbin, violonista erudita, no teatro Chatelet em Paris.

Trilogia Real Illusions[editar | editar código-fonte]

Ainda em 2005, lançou o álbum Real Illusions: Reflections, a primeira parte de uma trilogia cósmica e conceitual de álbuns, definida pelo próprio guitarrista como uma "fábula roqueira" e chamada de Real Illusions, que relata sobre uma cidade que recebeu um indivíduo chamado Pamposh, enviado por Deus para difundir sua religião e criar a igreja "Under it All".[7] Essa história parece seguir um fluxo de consciência, mas há traços de linearidade também. O Desenrolar da trama ocorre em múltiplas camadas narrativas, como uma novela.

Cquote1.svg Eu estava querendo fazer um disco conceitual, mas talvez algo mais fora do comum do que os típicos discos conceito. Eu tinha esta história que era bem esotérica e profunda. Eu pensei: "Por que não conto esta história com uma série de uns três discos?" Durante este feito, eu decidi fazer com que as músicas indicassem personalidades, personagens e elementos da história. Eu não queria dar tudo de mão beijada, porém, então as músicas não estão na ordem certa para revelar a história. Para desvendar os elementos da história, você deve ler as notas de rodapé e escutar com cuidado as letras. Este tipo de coisa foi pensado para não ficar martelando as pessoas com histórias esotéricas quando eles só querem realmente ouvir a música. Após eu lançar os três discos, que são mais ou menos as parcelas desta história, eu pensei que talvez pudesse fazer uma embalagem com 4 discos. Eu poderia pegar os três já lançados e colocar as músicas na ordem correta. Eu talvez colocasse as letras em algumas das músicas instrumentais e lançar com um outro disco narrado, ou músicas adicionais. Desta forma você poderia ouvir a história do começo ao fim de uma forma bem linear, e seria algo completamente diferente dos discos instrumentais que eu normalmente faço.[8] [9] Cquote2.svg
Steve Vai, sobre a trilogia Real Illusions

No mesmo ano, ele e a chamada The Breed (nome pelo qual sua banda era chamada na época) embarcaram numa turnê mundial para divulgação do álbum.

O segundo álbum dessa trilogia seria lançado somente em 2012, com The Story of Light: Real Illusions: ...of a...[10] .

Sound Theories[editar | editar código-fonte]

No ano de 2007, Steve lançou o álbum duplo ao vivo Sound Theories acompanhado da famosa Holland Metropole Orkest, gravado ao vivo em 2005. Juntamente com o CD, foi lançado um DVD denominado Visual Sound Theories.

No mesmo ano, Steve realizou uma turnê mundial de divulgação do álbum, com sua nova banda denominada String Theories, que conta com a presença da violinista e tecladista Ann Marie Calhoun, o violinista Alex DePue, o baixista Brian Beller, e os antigos membros Dave Weiner (guitarra) e Jeremy Colson (bateria).

Outros projetos[editar | editar código-fonte]

Em Setembro de 2006, Steve fez uma participação especial no show "Video Games Live concert", realizado no Hollywood Bowl, em Hollywood. Ele tocou 2 canções com a "The Hollywood Bowl Orchestra": Halo Theme, tema do jogo Halo 2, e a música promocional do jogo Halo 3.

Em 2008, tocou a canção Peaches en Regalia, juntamente com a banda Zappa Plays Zappa, que toca músicas compostas por Frank Zappa. Com esta canção, Steve ganha seu terceiro prêmio Grammy ()[11] .

Em 2009, lança o álbum ao vivo Where the Wild Things Are, em CD, DVD e Blu-Ray. As faixas que estão presentes no Blu-Ray e no DVD, mas que não aparecerem no cd, foram lançadas em 2010 no cd Where the Other Wild Things Are.

Ainda em 2009, tocou juntamente com a cantora/guitarrista Orianthi, o tema "Highly Strung".

Em 2015, lançou o álbum duplo ao vivo Stillness in Motion: Vai Live in L.A., que foi extraído da turnê Story of Light world tour.[12]

Naked Tracks[editar | editar código-fonte]

"Naked Tracks" é uma série lançada pelo guitarrista, em que todos os seus álbuns são remixados, e o som da guitarra principal (lead guitar) é retirado.[13]

Com este "projeto", ele quis dar aos fãs e guitarristas em geral uma extraordinária ferramenta para prática de qualquer guitarrista.

Cquote1.svg "Durante toda a minha carreira, durante a mixagem dos álbuns eu sempre fazia um mix de canções específicas sem a lead guitar. Isso me permitia tocar junto com a base ou fazer loops para usar em jams e, além disso, porque imaginei que outros, algum dia, gostariam de fazer o mesmo." Cquote2.svg
Steve Vai, osbre o projeto Naked Tracks.

Filmes[editar | editar código-fonte]

A música de Steve Vai apareceu em vários filmes, como Dudes, Bill & Ted's Bogus Journey e Ghosts of Mars. Ele apareceu na tela em 1986 com Ralph Macchio no filme Crossroads, interpretando Jack Butler, um guitarrista demoníaco. No clímax do filme, Steve encara um duelo com Ralph Macchio, este com a guitarra dublada por Ry Cooder.

A música neo-clássica intitulada Eugene's Trick Bag, com a qual Macchio derrota Steve e vence o duelo, também foi composta por Steve. A peça é bastante inspirada no Capricho N.º 5 de Paganini, e tornou-se uma das favoritas entre os estudantes de guitarra.

Steve também compôs e executou a trilha sonora de PCU, em 1994. Ele também contribuiu na partitura de Ghosts of Mars, de John Carpenter, e tocou nas faixas Ghosts of Mars e Ghost Poppin'.

Ibanez Universe, 7 cordas

Produção Musical[editar | editar código-fonte]

Steve é reconhecido também como um grande produtor musical de estúdio. Ele tem dois estúdios, The Mothership (A Nave Mãe) e The Harmony Hut (A Cabana da Harmonia), e suas gravações combinam sua proeza característica na guitarra com composições temáticas e um uso considerável de efeitos de estúdio e gravação, como o Eventide H3000, o programa Pro Tools e sua cadeia de efeitos.

Em 1999, criou o selo Favored Nations Entertainment, que, em 2002, ganhou a divisão Favored Nations Acoustic e em 2004, Favored Nations Cool.

Álbuns Produzidos por Steve Vai[editar | editar código-fonte]

Em 2001, Steve foi o responsável pela produção musical do álbum No Substitutions: Live in Osaka, de Larry Carlton e Steve Lukather, que, em 2002, ganhou o Grammy na categoria Melhor Álbum de Pop Instrumental[14] .

Em 2004, Steve foi o responsável pela produção musical do álbum Vai: Piano Reductions, Vol. 1, de Mike Kenneally, onde 11 músicas gravadas pelo Vai foram reduzidas para piano.

Estilo Musical[editar | editar código-fonte]

Enquanto as contribuições de Steve a outros artistas tem sido restrita ao estilo rock ou hard rock, suas composições próprias são consideravelmente mais esotéricas.

O estilo de tocar de Steve Vai é bastante peculiar e teatral, carregado de gestos, e caracterizado por sua facilidade técnica com a guitarra e seu conhecimento de teoria musical.

Steve também tem sido creditado como o responsável pelo ressurgimento da guitarra com 7 cordas. As primeiras antigas foram tocadas pelo guitarrista de jazz George Van Eps, nas décadas de 1930 e 1940, mas o conceito foi reintroduzido no rock por Steve.

Um ponto interessante a ser notado é o compromisso de Steve com o ato de estudar e praticar. Ele declarou em vários textos e a várias revistas especializadas de guitarra que pratica cerca de oito horas por dia ou mais – hábito adquirido nos seus primeiros anos de faculdade.

Ele geralmente usa o lídio, que é seu modo favorito, mas também é conhecido por usar o modo "Bartok" da escala menor melódica.

Ibanez JEM 7VWH

Equipamento[editar | editar código-fonte]

Steve Vai é reconhecido também como um grande produtor musical de estúdio. Ele tem dois estúdios, The Mothership (A Nave Mãe) e The Harmony Hut (A Cabana da Harmonia), e suas gravações combinam sua proeza característica na guitarra com composições temáticas e um uso considerável de efeitos de estúdio e gravação, como o Eventide H3000, o programa Pro Tools e sua cadeia de efeitos.

Steve também ajudou a desenvolver sua série de guitarras, conhecida como JEM, com a fábrica japonesa Ibanez. Essas guitarras possuem uma alça de mão (geralmente chamada de monkey grip, ou "pegada do macaco") talhada no corpo da guitarra, fazendo um buraco no mesmo. A guitarra possui uma configuração H-S-H (humbucker-single-humbucker), um sistema de trêmolo de travamento duplo licenciado da Floyd Rose e um extenso e elaborado desenho na escala chamado Vine of Life (Videira da Vida).

Steve também está por trás da versão de 7 cordas da JEM, chamada Universe. Esta guitarra influenciou os guitarristas da banda Korn e os demais do estilo conhecido como new metal, surgido no final da década de 1990. Steve também tem um modelo de violão, o Euphoria.

Steve também trabalhou com a Carvin para desenvolver a linha de amplificadores de guitarra Legacy. Steve queria criar um amplificador superior a todos os que ele já tinha usado, em termos de som e versatilidade.

Ao longo de sua carreira musical, Steve Vai usou e desenvolveu muitas guitarras. Ele já teve seu próprio sangue colocado na pintura psicodélica de uma de suas guitarras JEM, chamada JEM2KDNA (ou simplesmente DNA, em alusão ao DNA presente no sangue) – apenas 300 guitarras foram feitas utilizando esta pintura.

Atualmente, Steve prefere usar sua guitarra JEM7V branca, marcada com a inscrição rabiscada EVO (feita por ele mesmo), usada para distinção entre suas guitarras praticamente idênticas no palco, e sua guitarra FLO (uma JEM floral pintada de branco e equipada com um sustainer Fernandes).

Os pedais de efeito de Steve incluem um Boss DS-1 Distortion modificado, um Morley Bad Horsie, um Morley Little Alligator Volume, um Digitech Whammy WH-1, um MXR Phase 90 Eddie Van Halen, além do seu próprio pedal criado pela Ibanez, o Jemini, que inclui os efeitos Distorção e Overdrive.

Bandas (excluindo participações como convidado)[editar | editar código-fonte]

Bandas da Juventude[editar | editar código-fonte]

  • Hot Chocolate (1967)
  • The Ohio Express (1971–1972)
  • Circus (circa 1973 to 1976)
  • Ravge (circa 1973 to 1976)
  • Bold As Love (1977)

Bandas da Berklee[editar | editar código-fonte]

  • Axis (1978–1979)
  • Morning Thunder (1979)

Bandas Profissionais[editar | editar código-fonte]

Bandas "Solo" (Desde 1992)[editar | editar código-fonte]

1992-94 (VAI)

"Sex & Religion" Album:

"Sex & Religion" Tour:

1995
1996-99
2000
2001-02 - "The Breed Band"
2003-04 - "The Breed Band"
2007 - "String Theories Band"
2012 - "The Story of Light Band"

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns solo[editar | editar código-fonte]

Estúdio[editar | editar código-fonte]

Lançamento Mídia /
Formato
Álbum Desempenho nas Paradas Musicais Vendagem Certificação/Vendas
Estados Unidos
[15]
Reino Unido
[16]
França
[17]
Países Baixos
[18]
Japão
[19]
Alemanha
[20]
Suíça
[21]
Áustria
[22]
Finlândia
[23]
Suécia
[24]
1984 LP Flex-Able
1984 EP Flex-Able Leftovers (EP)
1990 CD Passion and Warfare 18 8 32 28 35 27
1993 CD Sex & Religion 48 17 26 53 26 41
1995 EP Alien Love Secrets 125 39 72 17
VHS
1996 CD Fire Garden 106 41 30 85 18 22
1998 CD Flex-Able Leftovers (Re-release)
1999 CD The Ultra Zone 121 49 14
2005 CD Real Illusions: Reflections 147 127 110 88 34
2012 CD The Story of Light: Real Illusions: ...of a...[27] 78 129 136 75 36 79 67 43
"—" indica que não apareceu na parada musical ou não foi lançado naquele território.

Ao Vivo e/ou orquestrados[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Mídia /
Formato
Desempenho nas Paradas Musicais Certificação/Vendas
Estados Unidos
[28]
Suécia
[29]
França
[17]
Países Baixos
[18]
Japão
[19]
Finlândia
[23]
Reino Unido
[16]
2001 Alive in an Ultra World CD Duplo 122 68
2004 Live at the Astoria, London DVD Estados Unidos RIAA: Double Platinum.png 2× Platina / 2,000,000+[30]
2005 CD
2007 Sound Theories Vol. I & II CD Duplo 138 97 96
Visual Sound Theories DVD 104
2009 Where The Wild Things Are CD, digital download 221
Blu-Ray, DVD Duplo 4 8 110 Estados Unidos RIAA: Gold.png Ouro[30]
2010 Where The Other Wild Things Are CD
2015 Stillness in Motion: Vai Live in L.A. CD Duplo
DVD Duplo
Com o G3[editar | editar código-fonte]
Ano Álbum Info Mídia /
Formato
Desempenho nas Paradas Musicais Certificação/Vendas
França
[17]
Países Baixos
[18]
Suécia
[19]
Japão
[19]
Finlândia
[23]
Reino Unido
[16]
1996 G3: Live in Concert Satriani, Vai, Eric Johnson CD 20 52 37 35 82 Estados Unidos RIAA: Gold.png Ouro / 1,000,000+[30]
DVD 37 Estados Unidos RIAA: Platinum.png Platina /
2004 G3: Rockin' in the Free World Satriani, Vai, Malmsteen CD Duplo, digital download[31] 156
G3: Live In Denver DVD 5 2 Estados Unidos RIAA: Platinum.png Platina / 1,000,000+[30]
2005 G3: Live in Tokyo Satriani, Vai, Petrucci CD Duplo, e digital download[32]
DVD 17

Outros[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Info
1998 "Bad Squad" promo 2-tracks CD from Morley to promote the Bad Horsie wah pedal.
2005 "Naked Tracks" This five cd package contains a large selection of tracks from the Vai catalog that have been mixed without the main lead and melody guitar tracks

Compilações[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Info
2000 The 7th Song - Enchanting Guitar Melodies (Archives Vol. 1) Compilation of the 7th song of Steve's Albums, and 3 tracks previously unreleased.
2001 The Secret Jewel Box 10 CD Collector Box
2001 Frank Zappa Original Recordings; Steve Vai (Archives, Vol. 2) Not Sold Separately / Vol.3 of The Secret Jewel Box
2002 The Elusive Light and Sound, Vol. 1 Re-released of the Vol.1 of The Secret Jewel Box
This disc collects Vai’s many contributions to film music
2003 Mystery Tracks (Archives Vol. 3) Compilation of Steve's bonus tracks featured on Japanese releases of his CDs, along with promotional tracks, songs featured on other albums and unreleased/demo tracks / Vol.4 of The Secret Jewel Box
2003 Various Artists (Archives Vol. 4) Collection of songs Steve has contributed to other projects and records. / Vol.5 of The Secret Jewel Box
2003 The Infinite Steve Vai: An Anthology A career-spanning collection of 32 digitally remastered tracks over 2CDs (including work with other artists such as Alcatrazz and Whitesnake).
2004 "Vai: Piano Reductions, Vol. 1" (by Mike Keneally) This is an album of 11 solo acoustic piano interpretations of Vai songs by Mike Keneally / Vol.6 of The Secret Jewel Box
2008 Steve Vai Original Album Classics Box Set Re-release with : Flex-Able, Passion and Warfare, Sex & Religion, Alien Love Secrets & Fire Garden.
2010 Playlist: The Very Best of Steve Vai
2011 The Essential Steve Vai
2013 Archives, Vol. 3.5: Various Mysteries

Trilhas-sonoras[editar | editar código-fonte]

Ano Trilha-sonora Tipo Info
1986 Crossroads (filme de 1986) Motion Picture Soundtrack       All part played by Steve on "The Elusive Light and Sound, Vol. 1"
1987 Dudes Motion Picture Soundtrack Steve performs "Amazing Grace" / This OST is out of print
Also on "The Elusive Light and Sound, Vol. 1"
1987 Less than Zero Motion Picture Soundtrack Steve performs "Bump 'N Grind", which is not on the OST
1991 Bill & Ted's Bogus Journey Motion Picture Soundtrack Steve performs the tracks "The Reaper" and "The Reaper Rap" and a few tracks which are not in the OST
Also on "The Elusive Light and Sound, Vol. 1"
1992 Wayne's World Motion Picture Soundtrack Steve performs with Joe Satriani on Alice Cooper's "Feed My Frankenstein"
1992 Encino Man Motion Picture Soundtrack Steve performs the track "Get The Hell Out Of Here"
Also on "The Elusive Light and Sound, Vol. 1"
1994 PCU Motion Picture Soundtrack Steve scored this film, and contributed the track "Now We Run" to this soundtrack
The Complete Score on "The Elusive Light and Sound, Vol. 1"
1997 Formula 1 Video Game Soundtrack
2001 Ghosts of Mars Motion Picture Soundtrack Steve Vai performs on "Ghosts of Mars" and "Ghost Poppin'"
2004 Halo 2 Soundtrack Volume 1 Video Game Soundtrack Steve Vai performs on "Halo Theme Mjolnir Mix" and "Never Surrender"
2006 Halo 2 Soundtrack Volume 2 Video Game Soundtrack Steve Vai performs on "Reclaimer"
2008 Guitar Hero III: Legends of Rock    
"Virtuoso Track Pack"
Video Game Soundtrack Steve Vai song "For The Love Of God"

Com Frank Zappa[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Creditos
1981 Tinseltown Rebellion Rhythm guitar, vocals
1981 Shut Up 'n Play Yer Guitar Rhythm guitar
1981 You Are What You Is Guitar
1982 Ship Arriving Too Late to Save a Drowning Witch "Impossible Guitar parts"
1983 The Man from Utopia Guitar parts
1984 Them or Us Guitar
1984 Thing-Fish Guitar, vocals
1985 Frank Zappa Meets the Mothers of Prevention Guitar
1987 Jazz from Hell Guitar
1988 Guitar Stunt guitar
1988 You Can't Do That on Stage Anymore Sampler Stunt guitar
1988 You Can't Do That on Stage Anymore, Vol. 1 Stunt guitar
1989 You Can't Do That on Stage Anymore, Vol. 3 Stunt guitar
1991 You Can't Do That on Stage Anymore, Vol. 4 Stunt guitar, vocals
1991 Beat the Boots I: As An Am Stunt guitar
1992 You Can't Do That on Stage Anymore, Vol. 5 Stunt guitar
1992 You Can't Do That on Stage Anymore, Vol. 6 Stunt guitar
1995 Strictly Commercial Guitar
1997 Have I Offended Someone? Guitar
1998 Cheap Thrills Guitar
1999 Son of Cheep Thrills Guitar, vocals
2001 FZ Original Recordings; Steve Vai Archives, Vol. 2
(Only available as Vol.3 in The Secret Jewel Box)
"strat abuse" and "impossible guitar parts."
2008 Zappa Plays Zappa
(Dweezil Zappa Live CD & DVD)
Guitar

Com bandas (como primeiro guitarrista)[editar | editar código-fonte]

Ano Banda/Artista Álbum RIAA
1985 Alcatrazz Disturbing the Peace
1985 Public Image Ltd. Album
1986 Shankar & Caroline The Epidemics
1986 David Lee Roth Eat 'Em and Smile Platinum
1988 David Lee Roth Skyscraper[33] Platinum
1989 Whitesnake Slip of the Tongue 3x Platinum
1994 Whitesnake Whitesnake's Greatest Hits Platinum
1997 David Lee Roth The Best (Steve performs on a little over half of the songs on this disc)
1999 Joe Jackson Symphony No. 1
2000 Whitesnake The Back to Black Collection
2010 Alcatrazz Disturbing the Peace Tour Live in Japan 1984.10.10 Audio Tracks

Participação Como convidado[editar | editar código-fonte]

Ano Banda/Artista Álbum Info RIAA
1983 Lisa Popeil Lisa Popeil Steve performs on "What You're After", "You Can't Take It Away", "For A Time", "Don't Turn Me Off And On", "I Don't Get It", "The Viper", "Love In My Life", "Perfect Woman"
1985 Heresy At The Door Steve performs on "London : 1941" and "Wasted Moments"
1986 Bob Harris The Great Nostalgia Steve performs on the track "Autumn in Nepal" & "There's Still Hope"
1986 Randy Coven Funk Me Tender Steve performs on the track "Funk Me Tender"
1987 Danny Mendez Death to All Mankind No Information
1986 Steve Vai Presents: Western Vacation[34] Western Vacation Steve toca na faixa "Western Vacation" (sob o pseudonimo de "Reckless Fable")[35]
1990 Rebecca The Best of Dreams Steve performs on "Supergirl" / This is a greatest hits CD
1991 Alice Cooper Hey Stoopid Steve performs with Joe Satriani on "Feed My Frankenstein"
1995 Ozzy Osbourne Ozzmosis Steve did not play guitar on this album. He Co-Wrote the song "My Little Man" 2x Platinum
1996 Wild Style Cryin' Steve performs on "Let It Go"
1997 Munetaka Higuchi with Dream Castle Free World Steve plays guitar and bass on the track "Speed"
1997 vários artistas Merry Axemas: A Guitar Christmas Steve toca a música Christmas Time Is Here
1998 Gregg Bissonette Gregg Bissonette Steve performs on "Common Road"
1998 Al Di Meola The Infinite Desire Steve performs on "Race with the Devil on Turkish Highway"
2000 Gregg Bissonette Submarine Steve performs on the track "Noah's Ark"
2000 Thana Harris Thanatopsis Steve performs on the track "Fingers"
2000 Andrew Dice Clay Face Down, Ass Up No information
2001 Robin DiMaggio Blue Planet Steve performs on the track "Mallorca" with L. Shankar
2001 Billy Sheehan Compression Steve Vai appears on the track "Chameleon"
2002 Tak Matsumoto Hana No information
2003 Surinder Sandhu Saurang Orchestra Steve Vai performs on the tracks "Amirah", The Little Hindu", "Movement One: Twice Born", "Movement Two: Sunday Morning in Calcutta", "Movement Three: Tradition of the New"
2002 Girls Together Outrageously (G.T.O) "I'll Be Around" (SINGLE) GTO (Girls Together Outrageously) is a Dutch trio who released a cover version of Steve's song "I'll Be Around". The CD single features a Radio Version (3:28) and an Extended Version (4:40). Steve performs the guitar solo on the Radio Version.
2003 Eric Sardinas Black Pearls Steve Vai performs on the track "Green Tea"
2003 Steve Lukather & Friends Santamental Steve Vai is featured on the track "Carol of the Bells"
2003 Hughes Turner Project HTP 2 Steve Vai appears on the track "Losing My Head"
2003 Shankar & Gingger One in a Million Steve Vai performs on the track "Out Of My Mind"
2003 Yardbirds Birdland Steve Vai performs on the track "Shapes of Things"
2004 Motörhead Inferno Steve appears on the tracks "Terminal Show" and "Down On Me"
2004 Bob Carpenter The Sun, The Moon, The Stars This CD features a piano interpretation of “Whispering a Prayer”. It also features Steve Vai on acoustic guitar and Pia Vai on harp.
2005 John 5 Songs for Sanity Steve appears on the song "Perineum"
2006 The Devin Townsend Band Synchestra Steve performs an extended guitar solo on the third track "Triumph"
2006 Marty Friedman Loudspeaker Steve performs on the song "Viper"
2006 Meat Loaf Bat Out of Hell III: The Monster is Loose Steve performs on the song "In the Land of the Pig, the Butcher is King" Gold
2007 Dream Theater Systematic Chaos Guest spoken words on "Repentance"
2007 Eros Ramazzotti Steve performs on, produced and re-recorded the track "Dove C'e' Musica" on this album
2008 Jason Becker Collection Steve performs on the song "River Of Longing (Reprise)" with Marty Friedman
2009 Spinal Tap Back from the Dead Steve performs on the song "Short And Sweet"
2009 Mike Stern Big Neighborhood Steve performs guitar on "Big Neighborhood" and sitar on "Moroccan Roll"
2009 Orianthi Believe Steve appears on and co-wrote the song "Highly Strung"
2010 Meat Loaf Hang Cool Teddy Bear Steve performs on "Love Is Not Real/Next Time You Stab Me in the Back" & "Song of Madness"
2011 Steve Kusaba Centrifugal Satz Clock: Morning Steve performs on "We Run This Place"
2012 Joe Jackson The Duke Steve performs on "Isfahan"
2012 2Cellos In2ition[36] Steve performs on "Highway to Hell"

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
Steve Vai em Maio de 2007
  • Steve Vai é vegetariano [37]
  • Jejuou por dois dias para gravar a música For the Love of God.[38]
  • Todas as sétimas músicas de seus álbuns são baladas, tanto que lançou um CD-coletânea chamado "The 7th Song, Enchanting Guitar Melodies (Archives Vol. 1)" com todas as músicas de número sete dos álbuns anteriores a este e algumas músicas inéditas.
  • Antes de cada show, para aquecer, costuma tocar por duas horas.[39]
  • Como hobby, cria abelhas no quintal de sua casa[40] . Regularmente produz um pote de mel a ser vendido na sua Make a Noise Foundation.[41]
  • Steve Vai é o dono da Favored Nations, uma gravadora especializada na gravação e divulgação internacional de artistas.[42] [43]
  • Steve é casado com Pia Maiocco, ex-baixista da banda feminina Vixen. Steve e Pia têm dois filhos, Julian Angel e Fire.[44]
  • Ele gravou os sons que seu filho Julian (então com 2 anos) fazia e os imitou com a guitarra na música Ya-Yo Gakk, do álbum Alien Love Secrets.
  • Steve Vai é conhecido por ser bastante atencioso com os fãs; não raro, ele passa do horário em sessões de autógrafos, sempre com um sorriso no rosto junto aos que tiram fotografias ao lado dele. Ele também costuma ir cumprimentar os fãs que esperam do lado de fora antes de suas apresentações.
  • A partir de sua turnê pela Europa em 2006, Steve iniciou o que chamou de "EVO Experience": poucos fãs visitam os bastidores com o próprio Steve, que deixa que eles peguem e toquem em sua famosa guitarra "EVO".[45]
  • Steve tocou guitarra na música tema do jogo Halo 2, cuja versão foi mais tarde batizada de Halo Theme Mjolnir Mix.
  • A música favorita de Steve Vai é "For the Love of God"
  • Após a morte de Michael Jackson, fez-lhe uma homenagem tocando uma versão da música Beat It, junto com o também guitarrista Andy Timmons.[46]

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Steve Vai

Referências

  1. a b revista.cifras.com.br/ Steve Vai ganha título de Doutor em música
  2. cifraclub.com.br/ Steve Vai: Bio
  3. guitarlessons.com/ Steve Vai Biography, Videos & Pictures
  4. guitarworld.com/ Steve Vai: Strings and Things
  5. guitarworld.com/ Frank Zappa Talks Gear, Praises Steve Vai in His First Guitar World Interview from 1982
  6. whiplash.net
  7. Vai, Steve (2005). "Inside Real Illusions: Reflections". vai.com. Retrieved 2014-12-12.
  8. metalforcesmagazine.com/ Steve Vai - Vai "The Revelator"
  9. whiplash.net/ Steve Vai: guitarrista fala sobre novo álbum
  10. geekmusical.com.br/ Steve Vai - The Story of Light faixa a faixa
  11. D'Andrea, Niki. "Zappa Plays Zappa Stays True to Frank's Vision", Phoenix New Times, Village Voice Media, February 26, 2009. Página visitada em February 20, 2011.
  12. ultimateclassicrock.com/ Steve Vai announces new live project
  13. musicradar.com/ Steve Vai gets Naked
  14. "The Complete List of Winners", February 28, 2002, p. 1. Página visitada em October 19, 2010.
  15. http://www.billboard.com/artist/280666/steve-vai/chart
  16. a b c http://www.officialcharts.com/artist/_/steve%20vai/
    http://zobbel.de/cluk/120922cluk.txt
    http://www.zobbel.de/cluk/CLUK2005.HTM
    http://www.zobbel.de/cluk/CLUK_S.HTM
  17. a b c http://lescharts.com/search.asp?search=steve+vai&cat=a
  18. a b c http://dutchcharts.nl/search.asp?search=steve+vai&cat=a
  19. a b c d http://www.oricon.co.jp/prof/artist/94287/ranking/cd_album/
  20. http://musicline.de/de/chartverfolgung_summary/artist/Steve+Vai/26026/longplay
  21. http://hitparade.ch/search.asp?search=steve%20vai&cat=a
  22. http://austriancharts.at/search.asp?search=steve+vai&cat=a
  23. a b c http://finnishcharts.com/search.asp?search=steve+vai&cat=a
  24. http://swedishcharts.com/search.asp?search=steve+vai&cat=a
  25. a b c d e f http://www.metalsludge.tv/?p=30333
  26. Gold & Platinum – February 25, 2010 RIAA. Visitado em 2010-02-25.
  27. vai.com/ Steve's New Album "The Story of Light: Real Illusions: ...of a..." Pre-Sale
  28. http://books.google.pl/books?id=0A8EAAAAMBAJ&pg=PA60&dq=#v=onepage&q&f=false
    http://books.google.pl/books?id=5RQEAAAAMBAJ&pg=PA65&dq=#v=onepage&q&f=false
    http://books.google.pl/books?id=iQ0EAAAAMBAJ&pg=PA79&dq=#v=onepage&q&f=false
    http://books.google.pl/books?id=SP9l9_UNIm4C&pg=PT39&dq=#v=onepage&q&f=false
  29. http://www.sverigetopplistan.se/
  30. a b c d Gold & Platinum – December 17, 2012 RIAA. Visitado em 2012-12-17.
  31. https://itunes.apple.com/us/album/g3-live-rockin-in-free-world/id193891804
  32. https://itunes.apple.com/gb/album/live-in-tokyo/id216365336
  33. guitarworld.com Steve Vai Discusses Recording Skyscraper, His New Album with David Lee Roth in 1988 Guitar World Interview
  34. vai.com
  35. antimusic.com
  36. noisecreep.com/ 2Cellos Join Forces With Steve Vai for a Killer Cover of 'Highway to Hell' (VIDEO PREMIERE)
  37. http://veggies-rock.com/2011/07/steve-vai-a-spiritual-journey-through-vegetarianism/
  38. http://www.cifraclub.com.br/noticias/colunas/s-bioguitar-p2.html
  39. http://www.cifraclub.com.br/noticias/colunas/s-bioguitar-p2.html
  40. Os passatempos mais inesperados de estrelas da música
  41. http://www.cifraclub.com.br/noticias/colunas/s-bioguitar-p2.html
  42. http://en.wikipedia.org/wiki/Favored_Nations
  43. http://www.8notes.com/biographies/vai.asp
  44. http://www.8notes.com/biographies/vai.asp
  45. http://www.bravewords.com/news/76196
  46. http://mais.uol.com.br/view/tv1al1qu05z1/andy-timmons--steve-vai--beat-it-michael-jackson-04023368D4B96346?types=A