Steven Hyde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Steven James Hyde (nascido c. 1959[1] )é um personagem fictício da série That 70's Show interpretado pelo ator Danny Masterson.[2] Ele é o melhor amigo de Eric Forman (Topher Grace) e no final da primeira temporada se torna seu irmão de criação. Hyde representa o típico adolescente da década de 1970 que era desconfiado do governo e das organizações.

Biografia do personagem[editar | editar código-fonte]

Hyde foi uma criança abandonada por sua mãe, Edna (Katey Sagal), a qual aparece em três episódios. dois dos quais apenas aparece a voz dela gritando chamando de dentro da casa de Hyde. Seu padrasto, Bud (Robert Hays), o deixou alguns anos antes; Um meio irmão é mencionado uma vez na 8ª temporada, mas nada se sabe sobre ele. Os Forman o adotaram para a família após sua mãe tê-lo abandonado e ele vive num cômodo do porão da casa dos Forman.

Hyde conseguiu um emprego na Foto Hut com seu chefe hippie Leo (Tommy Chong). Hyde e Leo se tornam melhores amigos até que de repente Leo deixa a cidade após ter se lembrado que ele foi para Point Place para ficar apena por um curto tempo, enquanto acabou permanecendo por oito anos, deixando a família dele para trás. Ironicamente, durante o tempo que Hyde trabahou no Foto Hut ele foi o mais responsável entre os dois, até cobrando seu próprio chefe por não fazer seu trabalho. Ele dava dinheiro para Red e Kitty para ajudar a pagar as contas. Isso evidencia que Hyde tem um senso de propriedade e responsabilidade, ao contrário de seu amigo Eric, ainda que ele não tenha ogulho disso e que seja acostumado à sua vida preguiçosa.

Hyde densenvolveu um relacionamento muito próximo do pai de Eric, Red Forman, a qual ele admira a dureza, falta de emoções e tradicional masculinidade, qualidade que seu filho Eric não tem. Red se tornou mais próximo dele do que seu verdadeiro pai depois que Hyde foi morar com os Forman. Red ocasionalmente sente que Hyde pode ser uma influência para Eric, particularmente devido o uso de maconha e o põe para fora de casa quando Hyde é preso injustamente. Entretanto ele mostra um profundo respeito por Hyde e, às vezes, o prefere ao invés de seu próprio filho (como quando ele oferece um emprego para Hyde ao invés de Eric).

Em contraste ao sentimento New-Age masculino da década de 1970, Hyde é muito machista, como Red Forman. Ele não mostra suas emoções com frequência (uma notável exceção é quando ele diz à Jackie que está chateado com ela na 5ª temporada). Ele não se preocupa em ser romântico nos seus relacionamentos com mulheres como Kelso, Eric e Fez são; ele se considera um cara "durão" e forte, de comportamento difícil. Ele geralmente age como se não se importasse com ninguém, talvez como um mecanismo de defeza; entretanto, é mostrado ao longo da série que ele se importa profundamente com seus amigos e com os Forman.

Relacionamentos

No início da série, ele raramente está interessado em um relacionamento sério, e é muito cínico em relação à idéia, descrevendo que "namoro é como prostituição, a diferença é que você não é pago por isso". Entretanto, ao longo da série ele acaba entrando em alguns relacionamentos. O primeiro interesse amoroso de Hyde na série é uma garota proto-punk com a qual ele queria se mudar para a cidade de Nova York. Ele decide no último momento a ficar em Point Place e ela vai para Nova York. O relacionamento deles dura apenas um episódio.

Antes de Eric e Donna (Laura Prepon)começarem a namorar. Eric e Hyde tinham sentimentos por Donna. Hyde tentou ganhar Donna a ponto de Fez zombar dele por ele ter falhado repetidas vezes. Chega ao ponto de ele tentar beijá-la, mas ela o rejeita dando um tapa na cara dele. Em um dos primeiros episódios Donna deixa de se encontrar com Hyde para estudar na biblioteca para sair com Eric no Dia dos Namorados.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Nos dois primeiros episódios Hyde é comparativamente menos inteligente do que nos espisódios seguintes. É mencionado que apenas uma namorada terminou com ele, deixando-o para ficar com seu tio, e quando Hyde e Fez fazem graça por Jackie ter o total controle sobre Kelso ele diz que ele é o único entre eles que tem uma namorada. Entretanto, Hyde se sente no papel do "cara durão" o qual aconselha e é procurado por seus amigos devido sua personalidade insensível, apesar que, devido ao seu cinismo e seu prazer em ver as pessoas zomabando uma das outras, seus conselhos frequentemente acabam em desastres.

Hyde despreza autoridade. Ele mostra rebeldia, inclusive fumando Cânabis e cigarros, bebendo cerveja e devotando interesse na teoria da conspiração. Embora ele pareça sarcático e indiferente, ele é bastante manipulador às vezes, sendo que durante o curso da série ele mostra seu lado maduro e mostra gratidão para os Forman que o adotaram após sua mãe tê-lo abandonado. Hyde é potencialmente um dos mais inteligentes do grupo, como é sugerido nos episódios "Halloween" e "Eric Gets Suspended,", porém ele recusa a se dedicar aos estudos.

Enquanto Hyde se diverte com sua reputação como uma "má influência", há algumas evidências que o comportamento dele é influenciado pelo ambiente que vivia. Sua mãe é alcoólatra e a polícia é referenciada no decorrer da série. No episódio de Halloween é relevado que Hyde era na verdade uma criança prodígio, e ele poderia ter ido para uma boa escola se não tivesse aprontado no primário, onde ele foi culpado por destruir um projeto de ciências de um colega de turma, o que na verdade foi culpa de Eric. Quando ele vai morar com Eric ele também faz os serviços de casa para mostrar sua gratidão.

Ele também mostra compaixão ao decorrer da série, às vezes tendo responsabilidade pelas atitudes das outras pessoas, como quando Jackie é pega pela polícia por estar com maconha, e quando Eric quebra a tela da televisão com uma bola de boliche. Ele estava lá para apoiar Jackie quando Kelso a magoou, com Donna quando Eric terminou o noivado com ela, e com Fez quando ele foi trancado no armário por um grupo de jogadores de Hóquei da escola; ele disse para Fez falar com ele caso eles fizessem isso de novo.

Aparência[editar | editar código-fonte]

Hyde tem cabelos afro e costeletas e usa óculos de sol. Ele quase sempre usa calça esporte jeans, sendo reprovado uma vez por se recusar a usar shortes, e também muitas camisetas de banda, as quais incluem: Santana, Judas Priest, Eric Clapton, AC/DC, KISS, Led Zeppelin, Jimmy Page, Lynyrd Skynyrd, Pink Floyd, The Beatles, Black Sabbath, Jethro Tull, Jimi Hendrix, The Doors, The Rolling Stones, Ted Nugent, Rush, Aerosmith, John Lee Hooker, The Allman Brothers Band, Blue Öyster Cult, The Sex Pistols, The Ramones and The Grateful Dead.

Referências

  1. Hyde faz 18 anos na 4ª temporada no episódio, "Hyde's Birthday", e a 4ª temporada se passa em 1977.
  2. Título ainda não informado (favor adicionar).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

[1]