Steven Smith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Steven Smith

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 30 de Dezembro de 1958 (55 anos)
Phoenix, EUA
Tempo no espaço 40d 00h 16m
Missões STS-68, STS-82, STS-103, STS-110
Insígnia
da missão
Sts-68-patch.png Sts-82-patch.png Sts-103-patch.png Sts-110-patch.png

Steven Lee Smith (Phoenix, 30 de dezembro de 1958) é um astronauta norte-americano, veterano de quatro missões em órbita e sete caminhadas espaciais.

Formado em engenharia elétrica e administração de empresas pela Universidade de Stanford, na Califórnia, Smith entrou para a NASA em 1989, juntando-se ao Departamento de Operação de Missões. Como oficial de carga, suas funções incluíam a integração de carga pré-vôo e apoio ao controle de vôo em tempo real no Controle de Missão.

Em 1992 ele foi selecionado como candidato a astronauta e completou o ano de treinamento no Centro Espacial Johnson, sendo qualificado em 1993, o primeiro em sua turma a conseguir a qualificação para vôo. Enviado a Cabo Kennedy, passou um ano e meio integrando a equipe de apoio a astronautas, que é responsável pela checagem final do ônibus espacial, do ingresso, acomodação e do regresso e desembarque dos astronautas após o vôo.

Foi pela primeira vez ao espaço em setembro de 1994, como especialista de missão da STS-68 Endeavour, onde suas tarefas foram divididas entre o acompanhamento dos sistemas do ônibus espacial e a principal carga do vôo o Space Radar L-2, durante os onze dias da missão.

Sua segunda missão foi com a STS-82 Discovery em fevereiro de 1997, uma missão de serviço e manutenção ao telescópio espacial Hubble, em que ele realizou três caminhadas no espaço instalando peças para aumentar a capacidade científica do telescópio e substituindo material defasado.

Em dezembro de 1999 ele voltou ao Hubble como comandante de carga da missão STS-103, novamente na Discovery, e realizou dois períodos de atividades extra-veiculares para melhorar a capacidade científica e de funcionamento de sistemas integrados do telescópio.

Foi pela última vez à órbita terrestre e pela primeira vez à Estação Espacial Internacional (ISS) em abril em abril de 2002 com a missão STS-110 da Atlantis, uma missão de onze dias na qual a principal tarefa foi instalar uma das vigas mestras da estação, a SO (S-Zero) Truss, e realizou duas caminhadas no espaço para realizar sua tarefa na montagem da peça, feita conjuntamente pela tripulação da Atlantis com os tripulantes da Expedição 4 da estação.

Atualmente Steven Smith trabalha como chefe da equipe responsável pelo Automated Transfer Vehicle (ATV), uma cápsula espacial não-tripulada desenvolvida pela ESA - Agência Espacial Européia, destinada a apoiar serviços de manutenção e transporte de equipamentos e mantimentos para a ISS.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Steven Smith