Stock Car

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Peugeot 307 desenvolvido para a competição.

O termo Stock Car refere-se a uma forma de corrida automobilística popular principalmente nos Estados Unidos, no Canadá, no México, na Grã-Bretanha, na Austrália, no Brasil, entre outros países.

Os Stock Cars em seu senso original descrevem um automóvel de passeio usado em competições que não possui modificações especiais para corrida. Posteriormente passaram a ser carros de passeios modificados para corridas. Atualmente, muitas categorias usam carros especiais feitos exclusivamente para as corridas, mas mantendo o design parecido com os carros de passeio, ao contrário dos carros de monoposto, com pneus a mostra.

Atualmente, as corridas de Stock Cars são considerados como sendo uma categoria das corridas de turismo.

Categorias[editar | editar código-fonte]

A maior categoria de Stock Cars do mundo é a NASCAR Sprint Cup, a Stock Car estadunidense, que corre em mais de 30 etapas ao longo do ano, correndo em sua maior parte em circuitos ovais.

No México, existe a Corona Series, categoria de propriedade da NASCAR americana, consistindo também, em sua maioria, em circuitos ovais.

A Grã-Bretanha contém uma grande variedade de competições de Stock Cars, muitas delas associadas a BriSCA (British Stock Car Association).

No Brasil tem-se a Stock Car Brasil desde 1979.