Stop!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Stop é um jogo muito comum entre as crianças e até mesmo entre adultos, que consiste em desenhar-se uma tabela em tópicos em um papel para cada jogador. Cada coluna da tabela recebe o nome de uma categoria de palavras como animais, automóveis, nomes pessoais, cores etc., e cada linha representa uma rodada do jogo. Por ser uma brincadeira muito comum entre jovens, é muito praticada em períodos de recreação em ambientes escolares, entre grupos de amigos, sendo seu término muitas vezes indefinido ou inatingido. Errando um palavra zera seu conteudo.

O jogo[editar | editar código-fonte]

Não há número limite de jogadores, sendo que o mínimo é de dois. Inicialmente desenha-se uma tabela em um papel para cada jogador. Cada coluna recebe o nome de uma categoria de palavras. A partir daí, sorteia-se uma letra entre os jogadores. Geralmente fala-se em coro: "UESTOPE" ou "ADEDÂ-NHA" e todos jogam um número com a mão (daí o nome "adedonha", que deriva da palavra "dedo", estrutura que representa cada letra que será contada). Conta-se: A, B, C, D até Z se o número passar de Z começa-se de novo no A (K, W e Y são opcionais e geralmente são excluídas do jogo por causa da dificuldade assim como H, Q e X). Após a definição da letra, os participantes imediatamente têm que preencher uma linha inteira da tabela, com uma palavra (que seja começada com a letra sorteada) para cada coluna, devendo a palavra ser relacionada ao título daquela coluna. O primeiro que conseguir preencher todas as colunas imediatamente grita "STOP!" e assim os outros participantes interrompem o preenchimento de suas tabelas e é começada a análise das respostas e a contagem de pontos. Os jogadores dizem suas palavras ordenadamente em voz alta. Se mais de um jogador tiver escolhido a mesma palavra para um mesmo tópico, cada um leva metade da pontuação de um acerto. Há várias convenções para a contagem de pontos, mas é comum que considere-se uma resposta válida única como valendo 10 pontos, uma repetição como valendo 5 e uma coluna em branco ou resposta inválida como 0. Para tentar impedir as repetições de palavra é comum que os jogadores busquem palavras inusitadas e fora do comum, embora saiba-se que isso é um risco, pois consome maior tempo. Ainda assim, escolher as primeiras palavras que surgem na cabeça para terminar o jogo mais depressa também é um risco pois pode resultar em repetições.

A vantagem em tentar ser rápido para dizer "STOP!" primeiro é que com sorte, a este ritmo os outros jogadores não terão terminado suas colunas ainda, o que garante a perda de vários pontos dos adversários. Um jogador só pode dizer "STOP!" caso tenha preenchido todas as colunas, sem exceção. Pode-se cobrar penalidades sobre "STOPS" falsos, mas isso é facultativo. No final, os jogadores somam seus pontos totais e após um número de rodadas aquele que tiver obtido mais pontos ganha.

As colunas mais comuns são: nome (feminino e masculino separadamente), cidade-estado-país (CEP), cor, alimento, animal, marcas, partes do corpo humano, objeto, time, entre outras, dependendo da imaginação das pessoas que jogam.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]