Stop motion

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde maio de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Exemplo de uma animação stop-motion de uma moeda a mover-se.

Stop motion é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro), usando como recurso uma máquina de filmar, uma máquina fotográfica ou um computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, os mais comuns são a massa de modelar ou massinha (em Portugal, plasticina). Muitos contêm sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema, o material utilizado tem de ser mais resistente e maleável, visto que os modelos precisam durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).

Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Esses quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nessa fase, podem ser acrescentados efeitos sonoros, como fala ou música.

Um dos mais conhecidos filmes feitos com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Henry Selick e roteiro de Tim Burton. A Fuga das Galinhas (2000) de Peter Lord e Nick Park , Wallace e Gromit (2005) de Steve Box e Nick Park, Coraline e o Mundo Secreto (2009) de Henry Selick, O Fantástico Sr. Raposo (2009), de Wes Anderson, além de A Festa do Monstro Maluco (1967), A Noiva Cadáver (1993) e Frankenweenie (2012), dirigidos respectivamente por Jules Bass, Henry Selick e Tim Burton, são exemplos de filmes em stop motion. São várias as vertentes do cinema que utilizam essa técnica, mas ela é usada principalmente em trabalhos de animação.

Atualmente no Brasil, a produtora Animaking produziu um longa-metragem na técnica stop motion chamado Minhocas, e o Brasil foi o primeiro país da América Latina a produzir usando essa técnica.

Portugal também tem algumas animações em stop motion ou o verdadeiro "boneco animado", sendo a mais relevante nesses últimos temos a galardoada curta A Suspeita de José Miguel Ribeiro. As características de movimento são instáveis.

Os filmes em stop motion podem ser feitos em casa, apenas utilizando "miniaturas"; podem ser uma simples brincadeira, pelo fato de sempre empregarem bonequinhos e por esse tipo de animação chamar mais atenção do público infantil.

Stop motion também é muito usado em vídeos de Garry's Mod, onde geralmente são usados elementos de Team Fortress 2, Half-Life 2 e Left for Dead.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.