Straw Dogs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde maio de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Straw Dogs
Cães de Palha (PT)
Sob o Domínio do Medo (BR)
 Estados Unidos
1971 • cor • 118 min 
Direção Sam Peckinpah
Roteiro Livro:

Gordon Williams

Adaptação: David Zelag Goodman, Sam Peckinpah

Elenco Dustin Hoffman

Susan George

Género Ação, suspense, drama
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

Straw Dogs (Sob o Domínio do Medo, no Brasil, e Cães de Palha, em Portugal) é um filme estadunidense de 1971, do gênero ação e suspense, dirigido por Sam Peckinpah.

Mais um filme polêmico do diretor, que foi criticado pela violência explícita mostrada, que incluía um estupro. Pouco tempo depois outros lançamentos trariam esse tipo de cena, como Operação França e Desejo de Matar, confirmando uma nova tendência seguida pelo cinema dos anos 1970: o de aumento do realismo nos filmes de ação. Baseado na novela The Siege of Trencher's Farm de Gordon Williams, o filme é considerado um dos melhores de Sam Peckinpah.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

David Sumner, um tímido professor universitário de Matemática, se muda para a Inglaterra (região rural da Cornualha) com sua jovem, bonita e liberada esposa Amy, buscando fugir do caos que se instalou nos colégios americanos em função da oposição à Guerra do Vietnam. Imerso no trabalho acadêmico, David não percebe que desagrada sua esposa, que começa a flertar com os nativos locais. Um deles se torna seu amante.

David perde totalmente o respeito dos locais, que começam a intimidá-lo. O professor sofre todo tipo de pressão: um gato é deixado estrangulado em seu guarda-roupas, por exemplo. A tensão cresce durante todo o filme até o momento que um deficiente mental, acusado de matar uma jovem, se socorre na casa do professor, que é forçado a protegê-lo contra a ira da população local.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]