Streltsy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os Streltsy (em russo Стрельцы), significando literalmente "flecheiros", em oposição ao termo arqueiros, comumente usado no ocidente, referia-se a uma força militar de elite russa que existiu do século XVI até ao início do século XVIII.

Este corpo militar foi criado, entre 1540 e 1550, pelo czar Ivan o Terrível para sua guarda pessoal, como de uma guarda pretoriana se tratasse. com recurso ao recrutamento de mercadores livres e população rural. O seu serviço e função era perpétuo e hereditário[1] .

O elevado prestígio social que os altos cargos desta força militar detinham levou-os a desempenhar em algumas ocasiões um papel político. Eles foram cruciais, por exemplo, no período de sucessão de Teodoro III, quando Pedro, o Grande, e a sua meia-irmã Sofia lutaram pelo poder.

Foi exactamente no período de regência de Pedro que a sua influência foi gradualmente reduzida, até serem praticamente extintos.

Referências

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.